trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Perfill do Piloto – Lico Kaesemodel: entre os negócios e as pistas

O homem por trás do carro #63, que já passou por algumas das mais importantes categorias do automobilismo nacional, conta como divide seu tempo entre as corridas, família e os negócios.

Que Lico Kaesemodel é um piloto de muito sucesso nas pistas isso todo mundo sabe. Campeão da Endurance Series, Sprint e Overall na Porsche Cup, o piloto acumula também uma passagem longa pela Stock Car.

Mas, antes de falarmos sobre o piloto Lico, que tal conhecermos um pouco mais sobre quem ele é fora das pistas?

Lico é empresário no ramo financeiro, trabalha nas empresas da família em Curitiba. Além disso, a família também cuida de uma fazenda de reflorestamento perto de Curitiba. Para ele, o trabalho é tão prazeroso que se torna até um hobby fora das pistas.

Ele também aproveita o tempo para curtir com a esposa e com a filha mais velha do casal. A mais nova está para chegar ao mundo no começo do segundo semestre de 2020.

A paixão pelas pistas surgiu quando pequeno, por volta dos 6 anos de idade. O pai de Lico contava histórias das vitórias do amigo Raul Boesel, que fizeram com que ele se interessasse ainda mais pelas pistas. Como todo fã de velocidade que cresceu entre as décadas de 80 e 90, acordar cedo aos domingos para assistir o ídolo Ayrton Senna era rotina. O sonho de seguir os passos do ídolo de infância surgiram naquela mesma época.

Lico passou alguns anos andando nos kartódromos da cidade antes de ganhar seu primeiro kart aos 12 anos. Nesse período percebeu que tinha futuro nas pistas de corrida. Em 2004 começou de vez sua trajetória nos carros de turismo com título.

Os anos seguintes de Lico foram em uma das principais categorias do automobilismo nacional, onde acumulou experiência e resultados importantes nas pistas. Além de ter tido a chance de correr junto e contra nomes importantes do esporte a motor nacional, como Ingo Hoffmann, de quem foi companheiro de equipe.

Com o passar dos anos, aquele sonho de garoto de viver do automobilismo foi se tornando inviável, e a necessidade de se ocupar fora das pistas com alguma outra atividade foi crescendo. Foi quando ingressou nas empresas da família e trabalho e corridas passaram a caminhar lado a lado em sua vida.

Depois de 18 anos seguidos envolvidos com automobilismo, Lico passou a temporada de 2014 fora das pistas por conta de outros compromissos.

Em 2015 voltou as pistas, dessa vez guiando os carros de competição mais produzidos do planeta. E a carreira de Lico na Porsche Cup é de sucesso absoluto. Um ano após ingressar na categoria foi campeão da Sprint Series em 2016. No ano de 2018 conquistou os dois títulos que faltavam para ele: Endurance Series junto com Ricardo Zonta e campeão Overall da categoria.

“O primeiro contato com o câmbio borboleta e o freio ABS nos carros de corrida foi na Porsche Cup. Antes disso só tinha guiado com o câmbio sequencial. Foi difícil me adaptar no começo, lá em 2015 tomei ferro de todo mundo. Mas, me acertei bem com o Porschão e no ano seguinte já fui campeão da sprint.”

Em 2019 mais uma pausa nas pistas. Lico correu apenas a preliminar da F1. No ano de 2020 ele fez sua volta definitiva para o grid da Porsche Cup. Mesmo após um ano parado, os resultados foram satisfatórios na volta da temporada, o que deixou Lico esperançoso para voltar a sentar atrás do volante e afundar o pé no acelerador do carro #63.

PARCEIROS