trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Lance a Lance – Confira o resumo da Prova 1 da Carrera Cup em Interlagos

Uma tarde ensolarada, mas de temperatura baixa para a largada da Carrera Cup: no ambiente, apenas 18ºC; no asfalto, 27ºC. Tudo isso prometia dificultar a vida dos pilotos nas primeiras voltas.

Logo na reta dos boxes, após as luzes vermelhas serem apagadas, Werner Neugebauer e Marçal Müller duelaram por cada palmo de asfalto e houve contato entre os carros. Com isso, o #8 perdeu a liderança para Nicolas Costa, segundo no grid. E Peter Ferter pulou para a terceira posição, à frente de Müller, ganhando quatro postos, sendo o melhor da classe Sport. Mais atrás, Franco Giaffone foi tocado e rodou no contorno do Bico de Pato.

Ao fim da primeira volta, Nelson Marcondes já era o quinto, avançando oito posições. E Ayman Darwich era o nono, subindo nove postoso. Enquanto isso, Miguel Paludo fez uma bela ultrapassagem sobre Raijan Mascarello na primeira perna do Pinheirinho, ganhando a sexta posição.

Na terceira volta, Ayman Darwich disputava a oitava posição com Georgios Frangulis na Junção, mas os dois se tocaram. Darwich levou a pior, rodou e perdeu muito terreno. Mais à frente, Paludo ganhava outra posição, ultrapassando Nelson Marcondes.

Na liderança, Nicolas Costa voava, estabelecendo uma série de voltas mais rápidas. Na quarta volta, já tinha uma vantagem acima de um segundo sobre Werner Neugebauer, o segundo colocado.

Na abertura da sexta volta, Raijan Mascarello fez uma bela ultrapassagem sobre Nelson Monteiro para ganhar a sexta posição no geral, a segunda na classe Sport. Ele colocou de lado na curva do Sol e concluiu a manobra na freada para a Descida do Lago. Enquanto isso, na classe Rookie, Bruno Campos, 17º no geral, travava uma bela disputa pela vitória com Edu Guedes.

Na oitava volta, os comissários esportivos anunciaram uma punição a Peter Ferter, então quarto colocado no geral e líder da Sport: um acréscimo de cinco segundos por um incidente com Marçal Müller ainda na primeira volta. Mais atrás, Edu Guedes ultrapassou Bruno Campos e assumiu a liderança na Rookie com uma bela manobra na freada da Descida do Lago.

Miguel Paludo começou a pressionar Peter Ferter na 11ª volta em busca do quarto lugar. O heptacampeão da categoria reduziu a vantagem do rival para apenas dois décimos e passou a buscar a ultrapassagem. Ferter, por sua vez, tentava manter um bom ritmo para neutralizar os cinco segundos da punição, não ser ameaçado por Raijan Mascarello e manter a vitória na classe Sport.

Na 13ª volta, a disputa pela vitória na classe Rookie terminou em toque na freada para o S do Senna. Bruno Campos tentou a ultrapassagem e acabou fazendo Edu Guedes rodar. Por causa disso, o incidente entrou em avaliação pelos comissários esportivos. Mais à frente, Mascarello cometeu um erro no Mergulho e perdeu a sexta posição para Alceu Feldmann.

Marçal Müller se aproximou muito de Werner Neugebauer nas voltas finais. E iniciou uma perseguição em busca da segunda posição na corrida. Ele tentou a ultrapassagem no Laranjinha na 15ª volta e completou uma bela manobra para conseguir a vice-liderança da prova. Enquanto isso, Gustavo Farah cometeu um erro na saída do S do Senna e bateu forte no guard rail, mas a direção de provas não colocou o carro de segurança na pista.

Na frente, Nicolas Costa apenas administrava uma liderança tranquila para vencer pela terceira vez em sete corridas de Sprint na temporada 2023, com Marçal Müller em segundo, Werner Neugebauer em terceiro e Miguel Paludo em quarto. Mesmo com a punição, Peter Ferter chegou em quinto no geral e venceu na classe Sport. Na classe Rookie, vitória de Paulo Sousa após a punição de 20 segundos a Bruno Campos.

Após a cerimônia de pódio foi sorteado o número 7, determinando a respectiva inversão de grid para a corrida de domingo. Assim a pole fica com Raijan Mascarello.

PARCEIROS