trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Nicolas Costa: título da Carrera Cup após um ano dominador em sua primeira temporada completa

Exatamente nove dias antes de completar 32 anos de idade, Nicolas Costa conseguiu uma das maiores conquistas de sua carreira no automobilismo. E foi justamente na etapa mais importante do ano da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, a preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Com um desempenho perfeito, o carioca gabaritou o fim de semana. Com duas vitórias, ele assegurou o título da Carrera Cup em sua primeira temporada completa.

E a coroação veio no pódio da Fórmula 1, que era o objetivo inicial de sua carreira. Ainda jovem, Nicolas foi campeão da Fórmula Futuro, em 2010, e fez o salto para a Europa. Em 2012, em uma de suas melhores temporadas, levou os títulos italiano e europeu da Fórmula Abarth. Mas o melhor momento de sua carreira foi ofuscado pelo fim de seu principal patrocínio. E o caminho foi abortado. O carioca teve de lutar muito para manter viva a carreira no automobilismo.

Neste período, Nicolas Costa teve de amargar momentos sem competir, mas conseguiu tocar a carreira a duras penas. Em 2016, foi campeão italiano de GT e fez seu nome na Europa nos carros de Gran Turismo. Neste ano, conseguiu voltar para o Brasil para disputar a temporada completa de sprint, as corridas curtas, da Carrera Cup, a categoria principal da Porsche Cup C6 Bank Mastercard.

O ano de Nicolas começou com a pole position na primeira etapa em Interlagos, convertida em vitória. Na segunda corrida do fim de semana, um terceiro lugar e o segundo pódio do ano. No Velocitta, ele conseguiu mais um pódio, em terceiro, mas acabou abandonando a segunda prova do fim de semana. Na terceira etapa, em Goiânia, mais uma pole, uma vitória e um pódio com o quarto lugar.

Mas Nicolas não perdeu fôlego na parte final do campeonato. No retorno da categoria a Interlagos, o carioca largou em segundo na primeira corrida do fim de semana, mas assumiu a ponta logo na primeira volta para conseguir sua terceira vitória no ano. E no domingo, mais um pódio, com o terceiro lugar. O desempenho não caiu na etapa internacional, em Termas de Río Hondo, na Argentina. Marcou uma das poles e venceu as duas corridas no país vizinho, encaminhando a conquista do título da Carrera Cup.

Na preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1, Nicolas também contou com a sorte na briga contra os rivais Miguel Paludo e Marçal Müller. A classificação foi cancelada por causa de um reparo na barreira de pneus e os dois grids foram definidos pela ordem do campeonato. Com isso, o carioca largou na frente e venceu as duas provas de ponta a ponta, sem ser ameaçado, assegurando o título em Interlagos.

No total na temporada 2023, Nicolas Costa conquistou sete vitórias em 12 provas, 11 pódios e quatro poles. Um aproveitamento impressionante para o primeiro título do carioca na categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta.

PARCEIROS