trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Carrera Cup: o ano do brilho de Nicolas Costa

O campeonato de sprint, as corridas curtas, da Porsche Cup C6 Bank Mastercard teve um novo protagonista na temporada 2023. Na Carrera Cup, a categoria principal do campeonato dos carros de competição mais produzidos no planeta, um carioca de quase 32 anos – completou 32 nove dias depois de conquistar o título – foi o grande destaque do ano. Com uma performance dominadora ao longo de todo o calendário, Nicolas Costa assegurou o título da Carrera Cup logo em sua primeira temporada completa. E em um grid que conta com nomes como o do gaúcho Miguel Paludo, maior vencedor da história da Porsche no Brasil, e o também campeão Marçal Müller.

Foi uma trajetória de superação para Nicolas Costa. Antes de chegar na Porsche Cup C6 Bank Mastercard, ele fez o tradicional caminho pelas categorias de base de monopostos, sendo campeão brasileiro da Fórmula Futuro em 2010 e italiano e europeu da Fórmula Abarth em 2012. Mas o dinheiro do patrocínio acabou e a luta passou a ser para manter viva sua carreira no automobilismo. Chegou a ficar sem competir, mas fez seu nome nos carros de Gran Turismo, sendo campeão italiano em 2016. A Porsche Cup C6 Bank Mastercard pintou recentemente em seu radar: após disputar algumas provas do Endurance Challenge, chegou a vez das corridas de sprint.

A temporada 2023 começou com uma pole position e uma vitória para Nicolas Costa em Interlagos, enfrentando os rivais Marçal Müller e Miguel Paludo de igual para igual logo de cara. Na segunda corrida do fim de semana, mais um pódio, com o terceiro lugar. A etapa seguinte seria no Velocitta, onde a vitória não veio, mas conseguiu mais um pódio, em terceiro. Na segunda prova, viu Miguel Paludo igualar o recorde histórico de vitórias de Constantino Jr.: ambos passaram a ter 39 neste momento.

O caminho seguiu no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Nicolas anotou mais uma pole, venceu outra e subiu mais uma vez ao pódio, em quarto. Sem perder fôlego na segunda metade do campeonato, o carioca voltou a Interlagos, onde largou em segundo na primeira corrida do fim de semana, mas assumiu a ponta logo na primeira volta para conseguir sua terceira vitória no ano. Na segunda prova, um terceiro lugar na corrida em que Miguel Paludo se tornou o piloto com mais vitórias na história da Porsche Cup C6 Bank Mastercard: chegou a 40 na tarde de domingo.

A categoria, então, partiu para sua etapa internacional, no moderno Autódromo de Termas de Río Hondo, na província de Santiago del Estero, na Argentina. E Nicolas Costa marcou uma das poles e venceu logo as duas corridas no país vizinho, encaminhando a conquista do título da Carrera Cup para a preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.

Como se não bastasse o desempenho, Nicolas Costa ainda teve sorte na briga contra os rivais Miguel Paludo e Marçal Müller na etapa derradeira, em Interlagos. A classificação foi cancelada por causa de um reparo na barreira de pneus e os dois grids foram definidos pela ordem do campeonato. Com isso, o carioca largou na frente e venceu as duas provas de ponta a ponta, sem ser ameaçado, assegurando o título.

Em 2023, Nicolas Costa conquistou sete vitórias em 12 provas, 11 pódios e quatro poles positions. Um aproveitamento impressionante para o primeiro título do carioca na categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta.

Carrera Sport

A temporada 2023 marcou o segundo título de Lucas Salles na Porsche Cup C6 Bank Mastercard, em seu segundo ano na Carrera Cup Sport, com os modernos modelos 992. O paulista foi campeão por antecipação, com o título assegurado ainda na etapa internacional, em Termas de Río Hondo, na Argentina. E foi um campeonato quase perfeito. Foram sete vitórias em 12 corridas disputadas em 2023. Um domínio impressionante para conquistar a taça que escorregou pelos dedos em 2022. E ele ainda gabaritou a etapa mais importante do ano, a preliminar do Grande Prêmio de São Paulo de F1. Foram duas vitórias nas duas corridas disputadas em frente às arquibancadas lotadas do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos

Carrera Rookie

Rápido na cozinha, no microfone e nas pistas. Aos 49 anos, Edu Guedes retornou à Porsche Cup C6 Bank Mastercard em 2021 para retomar sua carreira nos autódromos brasileiros após um hiato de 11 anos. E o primeiro título veio com o Porsche 992 da Carrera Cup Rookie na temporada 2023. Ele travou um duelo durante toda a temporada com João Barbosa. Tão equilibrada que os rivais terminaram o campeonato empatados com 138 pontos. Mas a vitória na segunda corrida da última etapa do campeonato, a mais importante do ano, a preliminar do GP de São Paulo de F1, rendeu a vantagem no número de vitórias.

PARCEIROS