Garanta Seu Ingresso

Quatro vitórias em seis corridas: a grande fase de Clemente Lunardi na Porsche Cup

Quase dez anos de participação no automobilismo e sete correndo de Porsche. Mas, ao menos no quesito “resultados”, a vida nunca esteve tão boa para o paulista Clemente Lunardi. Líder da temporada 2012 da Porsche Cup, ele é, até o momento, o maior favorito à conquista do título, com quatro vitórias obtidas nas seis corridas já disputadas – e muita motivação para elevar ainda mais esses números na próxima etapa, que será disputada neste sábado (16 de junho) no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP).

Lunardi começou a correr na Fórmula 200, uma categoria de karts com motor de motocicleta. Terminou em quarto lugar no Campeonato Paulista e, a partir de 2004, passou a disputar categorias de Gran Turismo no Brasil e no exterior – uma de suas experiências inclui a participação na 24 Horas de Spa, na Bélgica, com um Ford GT, em 2009. Na Porsche, sua estreia aconteceu em 2006. Foi vice-campeão nas temporadas de 2007 e 2011 e terceiro colocado em 2008. Em seu retrospecto, Lunardi já tem um título com Porsche: em 2003, ele foi o campeão da Porsche Club Cup, um torneio que premia os melhores participantes nos eventos realizados pelo Porsche Club do Brasil para modelos normais de produção. “Obtive 93% dos pontos possíveis, o maior percentual atingido até hoje”, comenta.

Sobre a temporada de 2012, Lunardi descarta qualquer favoritismo. “Não sou favorito, não. O Ricardo (Baptista, vice-líder na pontuação) está muito forte e, apesar de ainda não ter vencido neste ano, está apenas apenas 6 pontos atrás de mim”, observa. “Antes de pensar em ser campeão, tenho que pensar em vencer cada corrida e ser muito consistente. O título, se vier, será resultado disso.” A boa fase (na verdade, sua melhor desde que começou na Porsche Cup) também tem explicações: “Continuo tão veloz quanto sempre fui. Mas a experiência me ensinou a ter mais tranquilidade. Isso faz diferença. A presença de pilotos de alto nível como o Ricardo Rosset, o Constantino Júnior e o Alexandre Barros, também fez todo mundo melhorar muito. E, por fim, eu me adaptei muito bem ao carro que passamos a usar em 2011. Me sinto muito à vontade nele”.

Confira reportagem do programa “Linha de Chegada”, do canal SporTV, sobre a etapa de Interlagos das categorias Porsche Cup e Porsche Challenge:

http://globotv.globo.com/sportv/linha-de-chegada/v/clemente-lunardi-vence-etapa-de-interlagos-da-copa-porsche/1974956/

PARCEIROS