trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Sob muito calor, pilotos aprimoram o entrosamento para a primeira corrida de Endurance do ano

Quem disse que no automobilismo não precisa de entrosamento?

Precisa, e muito.

Ainda mais para a sexta etapa da Porsche Império GT3 Cup, no Autódromo do Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), que acontece neste sábado. Isso porque, na primeira prova de Endurance da temporada, uma boa sintonia entre as duplas de pilotos e os membros de equipe pode ser crucial para definir uma vitória.

Nesta quinta-feira, os competidores já começaram a preparar a tática na pista do interior de São Paulo. Muitos deles foram para a pista para os treinos opcionais. O objetivo é aprimorar a pilotagem, ainda mais porque muitos pilotos não participam do campeonato de Sprint e estão acostumados a competir em outras categorias.

Outro fator que pode ser decisivo neste fim de semana é o forte calor em Mogi Guaçu. Nesta quinta-feira, as temperaturas chegaram a alcançar os 35°C, o que aumenta ainda mais o desgaste dos competidores para a corrida. A largada está marcada para as 13h deste sábado, e a corrida tem a duração de 300km ou 2h30. Então, haja preparação física.

“Vamos ter uma corrida sob um calor muito intenso. Nossa intenção vai ser manter o carro íntegro, mecanicamente intacto até o fim da corrida. Sabemos que temos velocidade, mas o mais importante é ter na nossa cabeça que precisamos trazer o carro intacto até o fim, sem desgastar o equipamento. Vai ser muito difícil esse ano”, comentou Tom Filho, campeão de Endurance na Challenge na temporada passada, ao lado de Rodrigo Mello.

Nesta sexta-feira, acontecem os treinos livres e classificatórios da Cup e da Challenge.

O quali e a corrida serão exibidos ao vivo pelos canais oficiais da Porsche Império GT3 Cup em mídia social e pelo portal Grande Prêmio.


Declarações dos pilotos

“Estou muito feliz por ter sido convidado novamente pelo Ricardo (Baptista), dessa vez, para fazer as três provas. Isso nos dá chance de brigar pelo campeonato. O Velo Città, talvez, seja o autódromo mais bonito do Brasil. A temperatura está bem alta, mas estamos acostumados com isso. Melhor assim do que se estivesse chuvoso. O comportamento do carro está bom, a afinidade com o Ricardo continua muito boa, a tendência é melhorar. Se ocorrer tudo dentro dos conformes, temos uma boa chance”
Valdeno Brito

“Meu primeiro contato com o carro foi muito legal, uma experiência divertida. É um carro muito técnico de guiar, porém, de um desempenho bacana. É um carro que te dá muita segurança e confiança. Nesse primeiro contato, estava aprendendo tudo, sobre os freios, pegar o melhor jeito. Nunca guiei um carro de turismo. A pista também é muito divertida, o autódromo é incrível, com uma estrutura bacana. É só elogio e muita diversão”
Felipe Nasr

“Estou muito feliz, essa é uma das pistas mais prazerosas para se andar no Brasil. Voltar a guiar esse carro após quase um ano, acho que já peguei o jeito após algumas voltas. É um dia para se ambientar, tem de tomar cuidado para não usar todo o pneu. Andamos um pouco, eu e o Marçal (Müller). Vamos ver como vai ser”
Pedro Piquet

“Estou sentindo muito prazer em poder correr com a Bia (Figueiredo), sou muito fã dela, é muito legal correr com uma pessoa que você admira. Já teve um entrosamento muito grande entre mim e ela nessa semana, quando nos falamos, já houve uma empatia grande. Na pista, foi muito legal. Fiz um treino pela manhã, depois, ela entrou e fez um tempo muito legal. Nesse treino de quinta-feira, ela já atingiu um tempo muito bom. A estratégia é eu conseguir fazer o melhor tempo como gentleman driver e ela como profissional. Mas o mais importante é termos uma média boa de tempo. Se formos constantes na pista e não errarmos a estratégia, temos uma boa chance. As duplas são muito boas, temos consciência disso, estamos longe de sermos a dupla mais forte, mas temos muita chance de sermos constantes e brigar por um pódio”
Ramon Alcaraz

“Deu para sentir o carro um pouco, ver que não é tão diferente. É gostoso de pilotar na Porsche. O pneu me pareceu bem consistente. Tive uma boa prova aqui na Stock Car. O Daniel Schneider estava parado faz um ano, mas já está andando bem. Isso nos anima. É tentar andar bem aqui”
Sergio Jimenez

“Temos grande experiência juntos, fui coach dele (Edu Azevedo) por muito tempo, é um grande prazer. Vai ser bacana o fim de semana. Velo Città tem uma pista muito legal, bem seletiva e muito difícil. Ainda mais por conta da temperatura. Precisa ter um pouco de paciência para conduzir o carro. Está sendo mais uma guiada redonda, tentar não errar. A classificação vai ser algo em que todos vão disputar para ser o mais rápido, mas a corrida vai ser a grande questão do negócio até pela temperatura da pista. Achar um bom acerto nos treinos vai ser essencial”
Ricardo Maurício

“Ficou fácil, com o Cacá (Bueno) fazendo o shakdown do carro e todo o setup, não preciso pensar nisso. É só sentar no carro e relembrar. Faz um ano que estou longe das pistas, então, esses primeiros treinos foram bons para voltar a cabeça para o asfalto. Foi bom também reencontrar todo mundo. Espero ficar um pouco mais perto do Cacá nesta sexta-feira. Foi muito gostoso voltar para o Velo Città. Está quente, é meu primeiro contato com o pneu novo, então, ainda estou me adaptando”
Sylvio de Barros

“É bom demais, tenho um carinho especial por essa pista. Acho que é a melhor do Brasil, com o melhor asfalto, as melhores zebras. É sempre muito bom estar aqui. Estou com uma expectativa boa, meu companheiro (Marcus Vario) se adaptou bem ao carro. Acho que vamos estar rápidos para o treino classificatório. Vamos disputar o campeonato de Endurance de igual para igual com todos do grid”
Beto Valério

“(Pedro) Queirolo é um maluco para me convidar para correr com ele. A hora que eu vi a lista de quem vai andar, falei que ele estava ficando doido. Ele disse que era para a gente se divertir. Brincadeiras a parte, estou muito satisfeito de ele ter me convidado. Espero corresponder”
Clemente Lunardi

“Foi um dia excepcional. Por conhecer bem a pista, deu para aproveitar bem o carro, é muito gostoso de guiar, estava rindo dentro do capacete. Foi um belo dia aqui no Velo Città”
Bia Figueiredo

“Está sendo muito legal, alegria imensa voltar para o Velo Città. Aqui tem uma pista que eu gosto muito e que tenho uma facilidade imensa, comparada a outras pistas. Agora, na Cup, um carro novo, tem muitas diferenças entre os carros, tenho de aprender a frear. E nos controles de curvas muda bastante o estilo de pilotagem. Mas estamos evoluindo rapidamente. O Pedro (Piquet) está sendo muito bom, mas eu comparar os dados dele com os meus. Vai ser uma dupla muito boa, vamos tentar ser uma dupla constante para tentar somar bons pontos para o campeonato”
Marçal Müller

“Foi muito legal. Sempre dou umas voltas de vez em quando para fazer as clínicas de pilotagem, mas não para correr. Nesta quinta-feira, andei para ajudar meu companheiro, para tentarmos evoluir. Estamos acertando o carro para ficar bom para os dois. Não corro no Brasil profissionalmente desde 2012. Vai ser um retorno legal. Vamos ver o que eu faço”
Giuliano Losacco

“É a primeira vez que estou trabalhando com o Sylvio (de Barros), então, a gente tem de se adaptar sempre um ao outro, o estilo de pilotar o carro, como deixar o carro para ele. Sylvio é um excelente piloto por tudo o que ele fez como gentleman, mas ele está há um ano sem andar de Porsche, a galera está andando o ano todo. Então, isso também dá uma diferença. Estamos tentando encurtar os caminhos. Tem uma boa quantidade de treinos, mas é pouco para quem está parado há um ano. Acho que ele já evoluiu muito nesta quinta-feira, tem mais para evoluir amanhã, para no sábado estarmos nos trinques para poder brigar no pelotão da frente”
Cacá Bueno

“Conheço superbem a pista, e o carro é super prazeroso. Mas eu tenho de me readaptar completamente. Os últimos quatro, cinco anos que andei no Velo Città, testando carros, acostumei um tipo de pilotagem que não se adapta ao Porsche. Estou com dificuldade no freio. Essa é basicamente a dificuldade que estou encontrando. Vou ter de me adaptar mais um pouco e tentar otimizar a frenagem. De resto, está tudo legal”
Ingo Hoffmann

Confira a lista de duplas e pilotos confirmados

Cup

– Sylvio de Barros e Cacá Bueno

– JP Mauro e Felipe Fraga

– Beto Leite e Nonô Figueiredo

– Marçal Müller e Pedro Piquet

– Miguel Paludo e Beto Gresse

– Werner Neugebauer e Allam Khodair

– Adalberto Baptista e Bruno Baptista

– Pedro Queirolo e Clemente Lunardi

– Marcel Visconde e Fernando Fortes

– Felipe Nasr e Ingo Hoffmann

– Ricardo Baptista e Valdeno Brito

– Beto Valério e Marcus Vario

– Ramon Alcaraz e Bia Figueiredo

– Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta

– Daniel Schneider e Sergio Jimenez

– Edu Azevedo e Ricardo Maurício

Challenge

– Tom Filho e Rodrigo Mello

– Eloi Khouri e Marco Cozzi

– Luca Seripieri e Alan Hellmeister

– Dominique Teysseyre e Giuliano Losacco

– Marco Billi e Maurizio Billi

– Paulo Totaro e Ronaldo Kastropil

– Rodolfo Toni e Dennis Dirani

– Marcus Peres e Lucas Peres

– Nando Elias e Rouman Ziemkiewicz

Programação

Sexta-feira, 15 de Setembro

11:30 – 12:10 – Treino livre 1 – CUP/CHALLENGE

12:25 – Briefing – CUP/CHALLENGE

14:00 – 14:40 – Treino livre 2 – CUP/CHALLENGE

15:25 – 15:35 – Classificação Grupo A – CHALLENGE

15:45 – 15:55 – Classificação Grupo A – CUP

16:05 – 16:15 – Classificação Grupo B – CHALLENGE

16:25 – 16:35 – Classificação Grupo B – CUP

Sábado, 16 de Setembro

11:00 – 11:15 – Warm-up – CUP/CHALLENGE

13:25 – 13:30 – Box Aberto – CUP/CHALLENGE

13:30 – 13:35 – Placa de 5 minutos – CUP/CHALLENGE

13:35 – 13:40 – Voltas de apresentação (2 voltas) – CUP/CHALLENGE

13:40 – 16:10 – Largada (300km ou 2h30) – CUP/CHALLENGE

PARCEIROS