trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Valdeno, pole com Baptista: ‘A primeira parte, fizemos’

Andar rápido e obter um tempo parecido com o do companheiro. Esse sempre foi um dos segredos apontados pelos pilotos da Porsche Império GT3 Cup para o campeonato de Endurance, principalmente quando o assunto é o treino classificatório. Afinal, o grid é definido pela média obtida pelas duplas e não pela marca mais rápida. E foi com esse pensamento que Ricardo Baptista e Valdeno Brito cravaram a pole position para a etapa do Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), nesta sexta-feira.

Enquanto Baptista obteve a segunda melhor marca em seu grupo no classificatório, Valdeno foi o melhor quando entrou na pista.

“Fazer o segundo tempo do grupo foi muito bom, tem muita gente próxima. A posição de largada em uma prova de 300km não deixa de ser importante, mas é menos importante do que em uma corrida curta. O importante é estar nas duas primeiras filas”, comentou Ricardo, o primeiro da dupla a ir para pista.

Como piloto convidado, Valdeno manteve o ritmo do companheiro. E ainda conseguiu ir até mais rápido. Ao final da sexta-feira, ele ficou com o melhor tempo da classificação, com 1m28s183.

“Estou muito feliz. Ricardo me convidou, fizemos um trabalho bom no fim do ano passado. Ele está fazendo um esforço para que a gente faça as três etapas juntos, o objetivo é ser campeão. Foi para isso que eu vim. É muito difícil, é uma corrida longa, vários fatores podem atrapalhar. Mas a primeira parte a gente fez. Estou muito feliz com a minha volta, ele fez um trabalho brilhante”, destacou Valdeno.

Os qualis

Grupo A

A primeira parte do treino classificatório da Cup começou com a pista quente e muita disputa.

Marcus Vario foi o primeiro a registrar volta rápida com carro #44 da Hero. Em seguida, Marçal Müller colocou o carro #5 com as cores da Michelin em segundo lugar. O curioso é que ambos não estão tão acostumados com o carro como a concorrência, afinal, disputam o campeonato de Sprint da Porsche Império GT3 Cup na Challenge em 2017.

Mas a liderança de ambos não durou muito. Na metade do treino, Lico Kaesemodel conseguiu fazer a volta mais rápida da sessão, com 1m29s109. Em seguida, Ricardo Baptista se recuperou de um início ruim, colocando seu carro na segunda colocação, com uma volta forte em sua quinta passagem.

Assim, Lico, Ricardo, Marçal, Vario e Miguel Paludo formaram o top 5. Enquanto isso, o experiente Ingo Hoffmann ficou em 13o em sua primeira competição com os carros de corrida mais produzidos no planeta.

Grupo B
Fernando Fortes foi o primeiro a marcar a volta mais rápida. Mas logo em seguida, os principais pilotos da atividade passaram a se destacar: Pedro Piquet, Cacá Bueno, Ricardo Zonta, Felipe Fraga e Valdeno Brito.

Este último, aliás, brilhou ao marcar a melhor volta de toda a sexta-feira, com 1min28s183.

Com esse tempo, imbatível, Valdeno garantiu a pole position para a primeira prova de endurance da temporada, ao lado de Ricardo Baptista.

Em seguida, largam: JP Mauro/Felipe Fraga, Marçal Müller/Pedro Piquet, Lico Kaesemodel/Ricardo Zonta e Sylvio de Barros/Cacá Bueno.

Declarações dos demais pilotos

“Foi muito bom, obviamente que gostaríamos de fazer a pole, mas foi muito bom. Meu companheiro veio rápido nos treinos. Na classificação, ele não conseguiu acertar a volta perfeita. Sabemos que o carro está bom. Estou feliz, agradecer a Hero e ao JP Mauro pelo convite. Estamos alinhados. Vamos brigar pela vitória e esperamos fazer uma boa corrida”
Felipe Fraga

“Estou surpreso de uma certa forma. Me senti bem no carro, a equipe fez um acerto muito bom, e eu consegui fazer uma volta boa. Ainda dei uma errada na volta, então, sempre fica aquela angústia, já que foi por um décimo o melhor tempo do grupo. Mas para a primeira prova de Cup, foi ótimo, estou muito feliz”
Marçal Müller

“Não sei quem vai largar, não sei como vai ser. Mas o terceiro lugar não é tão ruim, você está por dentro, atrás do líder, não tem muita confusão. Tentar fazer uma boa largada, vamos ver como vai ser o ritmo da prova. Precisamos ter um bom ritmo e ir até o fim”
Pedro Piquet

“Gosto muito do Velo Città, tem uma pista bastante técnica, com curvas de alta e de baixa, subidas e descidas. Gosto daqui. No meu ano de estreia na categoria, em 2015, minha primeira pole position foi aqui. Nesse ano, fiz outra pole e ganhei uma corrida. Mas agora é outro campeonato, Endurance Series, precisamos ter um conjunto legal. Largar nas duas primeiras filas é o mais importante, é uma corrida longa. Estou muito feliz, porque meu papel foi cumprido”
Lico Kaesemodel

“Foi perto de ser o mais rápido do grupo, mas ficaríamos atrás na soma. Estou feliz, P5, é legal para uma corrida longa, larga por dentro. Ficamos entre os três primeiros colocados a maior parte da classificação, dei uma errada na volta mais rápida, joguei um décimo fora. Poderia ser P2 ou P3. Sylvio deu azar na volta dele. Se conseguir se manter nessa evolução amanhã, temos chance. Até porque, temos o carro mais leve que os adversários. Talvez, a vitória seja difícil, mas temos chances de estar no pódio”
Cacá Bueno

“Estou muito feliz em ter o Beto Valério como meu companheiro e pelo fato de a equipe Hero ter me dado uma chance. Tivemos um treino classificatório muito difícil, estou debutando nesse fim de semana com o carro da Cup. Dei o meu melhor durante o treino, sofri um pouco com a sensibilidade dos freios. Estou muito feliz com o resultado por ser a minha primeira vez”
Marcus Vario

PARCEIROS