trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

O retorno do campeão virtual à Interlagos

Com direito a dicas de Max Verstappen, a jornada de Jeff Giassi no universo Porsche Motorsport segue escrevendo novos capítulos marcantes na vida do piloto catarinense

Depois de estrear nos carros reais em 2020 nos 500 km em Interlagos, prova que encerrou a temporada daquele ano, Giassi surpreendeu a todos com um bom desempenho e carimbou seu nome na Porsche Cup Endurance Series como um case de sucesso, mostrando a competitividade e proximidade do automobilismo virtual com o real. À época, o bicampeão da Porsche Esports Carrera Cup Brasil, andou em trio ao lado de Enzo Elias e Dimas Pimenta pela categoria GT3 Cup, utilizando o modelos 911 GT3 Cup 991 Geração 1, de motor 3.8.

Pole geral da GT3, o trio teve bom desempenho durante os 500km percorridos e garantiu um 4° lugar geral, subindo ao pódio pela primeira vez como piloto fora do automobilismo virtual.  A performance ganhou destaque em todo cenário do esporte a motor, e carimbou o passaporte de Jeff para mais um stint na temporada 2021: participação completa no campeonato de Endurance da Porsche XP Private Cup.

Dimas, Jeff e Enzo comemoram a Pole em Interlagos (2020)

Já em 2021, mantendo parceria com Enzo Elias, o desafio de Giassi foi pela categoria Carrera Cup. E a mudança foi nítida: dessa vez o carro era o GT3 Cup 991 Geração 2, de motor 4.0 com freio ABS e muito mais torque e potência. Mas, não era de todo novo para Giassi. O piloto embarcou no mesmo bólido que o consagrou como um dos principais pilotos do automobilismo virtual do país, uma vez que o Porsche 911 GT3 Cup 4.0 é o modelo oficial utilizado na Porsche Esports Carrera Cup Brasil.

A adaptação ao novo desafio foi rápida. Elias e Giassi mostraram bom entrosamento para colecionar troféus em todas as categorias em Interlagos. O segundo lugar geral rendeu à dupla três pódios. Além de terminarem a corrida em segundo, também faturaram o mesmo posto na classe Sport e venceram a classe Trophy. Somados, os dois pilotos levaram para casa nada menos do que seis troféus.

A jornada de Giassi teve uma ajuda especial no quesito de automobilismo real. Parceiro de equipe nas corridas virtuais de Max Verstappen, o piloto holandês deu valiosas dicas para o brasileiro em questão de adaptação ao carro de verdade.

Jeff Giassi, Enzo Elias e Equipe Farben comemorando a vitória na Estreia do Endurance (2021)

“Tenho treinado no simulador com pilotos de nível altíssimo do Team Redline e inclusive com o Max Verstappen. Ele me deu várias dicas de preparação para pilotar o Porsche de verdade.” disse Giassi.

O aconselhamento de Verstappen parece causado efeito. O atual vice-líder da Fórmula 1 inclusive deu as dicas com propriedade: além de conhecer muito bem o traçado de Interlagos, Jos Verstappen (pai de Max e ex-piloto de F1)  possui em sua garagem um Porsche 911 GT3 RS, modelo de rua, mas que tem características muito próximas ao bólido de corrida.

Esse laço de amizade entre Jeff e Max iniciou de maneira curiosa: os dois se conheceram nas classificatórias para o mundial da Porsche TAG Heuer Esports Supercup em 2020, sendo adversários nas pistas. As performances de Jeff chamaram muita atenção durante o campeonato. Após uma incrível ultrapassagem de Jeff sobre Max, os holofotes foram para cima do brasileiro. Dali para frente os dois construíram uma relação de respeito mútuo e contribuição técnica, que resultou em um convite para Jeff integrar a equipe virtual de Max, o Team Redline.

Jeff segue parceiro de Elias no #73 por toda a temporada de corridas longas de 2021. O catarinense promete continuar escrevendo sua história no automobilismo real e se tornar o primeiro campeão da Porsche Cup tanto nas pistas quanto nos simuladores. Para mais novidades sobre o maior campeonato de automobilismo virtual do Brasil, fique ligado também nas mídias sociais do Porsche Esports (@PorscheEsportsBrasil) e no site www.PorscheEsports.com.br

 

PARCEIROS