trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Sprint Challenge: Antonella Bassani e o título inédito

Ela era a grande aposta da Porsche Cup C6 Bank Mastercard na temporada 2023. Escolhida a dedo por Dener Pires, Antonella Bassani inaugurou o Young Racing Academy, academia de jovens pilotos da categoria. A catarinense de 17 anos se tornou a primeira mulher integrar o programa de desenvolvimento da Porsche Cup e ainda fez sua estreia com o carro #72 no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, na mesma semana, na primeira etapa do campeonato de sprint, as corridas curtas. O grande rival dela ao longo de todo ano seria o veterano Marcelo Tomasoni, no carro #5. E em uma final polêmica, Antonella prevaleceu e se tornou a primeira mulher campeã da história da Porsche Cup C6 Bank Mastercard e a primeira a ganhar um título brasileiro.

A história, entretanto, foi longa. A piloto passou pelas seis etapas da categoria, sendo três em Interlagos, uma no Velocitta, uma em Goiânia e a etapa internacional em Termas de Río Hondo, em Santiago del Estero, na Argentina. Logo em sua primeira corrida no Porsche 911 GT3 Cup da geração 991/2, Antonella terminou em sétimo posição e esteve presente em uma das melhores disputas da bateria na última volta. Na segunda prova da mesma etapa, foi ao pódio pela primeira vez com o quarto lugar.

Na etapa seguinte, no Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, mais um feito histórico para Antonella Bassani. Acabando de completar 17 anos, ela se tornou a primeira mulher a conquistar uma pole position na Porsche Cup C6 Bank Mastercard e a segunda em nível mundial em competições da Porsche. No fim, ela conseguiu mais um pódio com o segundo lugar da corrida 1. Mas a liderança do campeonato, a essa altura, já era de Marcelo Tomasoni, que fez pódios nas quatro corridas até então.

A história continuava a ser escrita na etapa seguinte, em Goiânia. Com uma equipe 100% feminina, Antonella marcou mais um pódio na prova de sábado e no domingo, se tornou a primeira mulher a vencer na Porsche Cup C6 Bank Mastercard. Enquanto isso, Marcelo Tomasoni seguia marcando seus pódios para seguir na liderança do campeonato de sprint, as corridas curtas. O campeonato começava a se polarizar.

A Porsche Cup C6 Bank Mastercard voltou a Interlagos pela primeira vez no ano em julho, quando um novo personagem aparece na disputa. Vindo da Sprint Trophy, Eduardo Taurisano chega na categoria com duas vitórias no Autódromo José Carlos Pace. Marcelo Tomasoni seguia com os 100% de aproveitamento nos pódios em 2023. E Antonella Bassani fez um segundo lugar no sábado e um terceiro no domingo.

A tradicional etapa internacional em Termas de Río Hondo, na Argentina, a penúltima da temporada 2023, seria responsável por apontar os principais candidatos ao título. Até então em terceiro no campeonato, Antonella chegou com o objetivo de seguir viva na disputa. Após conquistar sua segunda pole, ela venceu no sábado. E no domingo, repetiu a primeira fila e conquistou mais um segundo lugar no ano, com vitória de Eduardo Taurisano. Tomasoni seguia com todas as suas chegadas no pódio em 2023.

A etapa mais importante da temporada 2023, a preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1, então, seria a responsável por decidir o título da Sprint Challenge. Em segundo na última etapa, Antonella precisava descontar pontos para Marcelo Tomasoni, líder durante toda o campeonato. Com o terceiro lugar no sábado, manteve viva a briga pelo campeonato, mas precisaria terminar o domingo à frente do rival para levar o título da categoria dos carros de competição mais produzidos do planeta.

No domingo, porém, um incidente entre Tomasoni e Antonella na largada fez com que ambos abandonassem a prova. A decisão então foi para os comissários, que julgaram procedente o pedido e desclassificaram Tomasoni da prova. Antonella, então, se tornou a primeira mulher a ser campeã da Porsche Cup C6 Bank Mastercard com dez pontos de vantagem sobre o rival na temporada 2023 da Sprint Challenge.

Sprint Challenge Sport

Piloto que veio das categorias de Turismo de tração dianteira no Brasil, Antonio Junqueira conquistou seu título inaugural na Porsche Cup C6 Bank Mastercard logo em sua primeira temporada completa na Sprint Challenge Sport. Aos 40 anos, ele teve uma temporada dominadora, com cinco vitórias em dez etapas das quais participou – ficou fora da rodada de Interlagos, em julho, por compromissos familiares. Mas a conquista veio até com uma certa emoção, já que ele acabou desclassificado da primeira corrida da etapa mais importante do ano, a preliminar do GP de São Paulo de F1. Como as exclusões não contam nos descartes, a matemática ficou apertada. E ele acabou apenas seis pontos à frente de Sadak Leite, o vice-campeão da Sport.

Sprint Challenge Rookie

Aos 31 anos, o empresário Célio Brasil estreou na temporada 2023 no grid da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, na categoria Sprint Challenge Rookie. E logo de cara surpreendeu com um desempenho extremamente constante ao longo de toda o campeonato. Foi o grande nome da classe e conquistou o título sem grandes problemas na etapa mais importante do ano, a preliminar do GP de São Paulo de F1, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Um encerramento para coroar um desempenho impressionante ao longo de toda a temporada 2023. Em 12 corridas realizadas em seis etapas do campeonato de sprint, as corridas curtas, Célio Brasil venceu 10. E nas outras duas, na primeira etapa do Velocitta, ainda em abril, não pontuou. Ou seja, foi um campeonato de tudo ou nada para o piloto do Porsche #139.

PARCEIROS