trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

O histórico e inédito título de Antonella Bassani

O domingo de preliminar do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 entrou para a história da Porsche Cup C6 Bank Mastercard. Antonella Bassani, única mulher no grid de 2023 se sagrou campeã geral da Sprint Challenge e adicionou mais um feito histórico ao seu ano de estreia com os carros de competição mais produzidos do planeta.

Mas, antes de levantar o troféu de campeã, Antonella passou por seis etapas da categoria, três em interlagos, uma no Velocitta, uma em Goiânia e a etapa internacional em Termas de Río Hondo.

Antonella começou sua jornada na Cup antes mesmo de acelerar na primeira etapa. Anunciada como membro do Young Racing Academy, a catarinense se tornou a primeira mulher a fazer parte do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da categoria e fez sua estreia com o carro #72 em Interlagos na mesma semana.

Em sua primeira corrida no Porsche 911 GT3 Cup da geração 991/2, Antonella terminou na sétima posição e esteve presente em uma das melhores disputas da bateria na última volta, onde conseguiu a manobra que rendeu o sétimo lugar para ela. Naquela mesma etapa em sua segunda corrida, subiu ao pódio pela primeira vez com o quarto lugar conquistado.

O segundo encontro da temporada aconteceu no Velocitta e o interior paulista reservou para Antonella mais um feito histórico. Com 17 anos recém completados, ela foi a primeira mulher a conquistar a pole-position na categoria e a segunda a nível mundial em uma competição de Porsche. Além disso, a estreante subiu ao pódio mais uma vez na temporada com um segundo lugar na corrida 1.

Novo desafio inédito para Antonella e a equipe 100% feminina da Porsche Cup e Goiânia. A primeira corrida em Goiânia terminou com Antonella novamente no pódio e no domingo a história foi escrita novamente. Primeira vitória para ela na categoria e primeira mulher a vencer na Porsche Cup Brasil.

Pela primeira vez no ano a categoria repetia uma pista na Sprint Series. De volta à Interlagos, pódio duplo para o #72 com um segundo lugar no sábado e um terceiro no domingo.

Partindo para a já tradicional jornada internacional em Termas de Río Hondo, a penúltima etapa da temporada teria a importante missão de credenciar os principais postulantes ao título de 2023. Até então na terceira posição do campeonato, Antonella chegou à Argentina com objetivo de pontuar e seguir viva na disputa. Conquistando sua segunda pole-position, ela venceu no sábado partindo da posição de honra. No domingo, repetiu a primeira fila e conquistou mais um segundo lugar no ano.

Os resultados colocaram Antonella em condição de disputar o título na etapa de gala da temporada, o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

Entrando na última etapa na segunda posição do campeonato, Antonella tinha que descontar pontos para Marcelo Tomasoni, que liderou praticamente o ano inteiro. No sábado, com o terceiro lugar, manteve viva a briga pelo campeonato, porém, precisaria terminar o domingo na frente de Tomasoni para sair como a primeira mulher campeã nos carros de competição mais produzidos do planeta.

O dia mais importante da temporada, onde a Porsche Cup abriu os trabalhos para a Fórmula 1 no principal palco do automobilismo nacional, um enrosco entre os dois principais candidatos ao título logo na largada fez com que ambos abandonassem a prova. A decisão então foi para a sala dos comissários, que julgaram procedente o pedido e desclassificaram Tomasoni da prova. Com o resultado e com a aplicação dos descartes 222 x 212 em favor de Antonella Bassani que garantiu o título no ano de estreia.

PARCEIROS