trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Lance a Lance: Confira um resumo do que aconteceu em Termas de Río Hondo nos 300km de Endurance

Miguel Paludo fez valer a vantagem da pole e se defendeu de Rafael Suzuki nas primeiras curvas. Mas o #70 ficou por dentro na tomada da reta oposta e assumiu a liderança. Marçal Muller tentou seguir Suzuki, mas Miguel fechou a porta, conservando o segundo lugar.

O top5 no término da primeira volta mostrava Suzuki, Paludo, Muller, Feldmann e Zonta. Em 13º, Paulo Sousa liderava na classe Rookie. Pela Challenge o #5, com Marcelo Tomasoni, era o líder.

Na quarta volta o safety-car foi acionado após contato entre os carros de Tomasoni e Marcio Mauro, em disputa na freada válida pela liderança na Challenge. Os carros acabaram na caixa de brita, e Ianina Zanazzi herdou o primeiro lugar na classe com o Porsche #777 da única dupla argentina no grid. Logo atrás aparecia Celio Brasil, liderando na Challenge Rookie.

A relargada veio na abertura da volta 7. Suzuki foi hábil para sustentar a ponta, com Paludo atrás pressionado por Muller, enquanto Feldmann se defendia de Zonta.

O #70 liderava no geral e na classe Sport. Já na classe Carrera Rookie, aparecia em primeiro o #15, favorecido por uma formidável escalada de Átila Abreu.

Zonta passou Feldmann na oitava volta, quando aqueceu a briga entre o sétimo e o 12º lugar. Peter Ferter, Nelsinho Piquet, Nelson Marcondes, Átila Abreu, Renan Guerra e Franco Giaffone cruzaram a reta oposta praticamente colados.

A janela foi aberta na volta 13, e o panorama no top5 seguia inalterado. Suzuki tinha cerca de 3s de margem sobre Paludo, que era acossado por Marçal. Zonta tentava chegar na batalha e Feldmann vinha seguro em quinto. 

Os grandes escaladores do primeiro stint foram Nelsinho Piquet, de 16º no grid para sexto na abertura da janela, e Átila Abreu, que iniciou a prova em 19º e era sétimo quando foram iniciadas as paradas.

O Porsche #1 abriu o ciclo de pit-stops na volta 14. Muller entrou nos pits na passagem seguinte e depois foi a vez de Paludo com o #7. Suzuki, Zonta, Piquet e Átila foram os últimos a entrar no box, na abertura da volta 17.

Pela classe Challenge, a liderança era do #38, de Eric Santos, que foi para os pits uma volta depois da tripulação argentina.

Com o pelotão reordenado, Salles retomou a liderança. Werner saiu com o #8 ao lado do #7, avançando para terceiro. Então Alan Hellmeister, dando sinais luminosos com o Porsche #7 sobre o #70, viu Salles espalhar a trajetória numa curva. Hellmeister então retomou a ponta para a dupla da BRANDT. Logo atrás, Enzo Elias passou Neugebauer. Em quinto, Gui Salas vinha muito forte com o Porsche #1, favorecido por seguidas voltas mais rápidas da corrida.

Pela Challenge a liderança havia sido recuperada por Gerson Campos no Porsche #5, seguido pelo #199, naquela altura com Danilo Dirani.

Na volta 20 Enzo colou em Salles e a briga pela segunda posição favoreceu a chegada de Salas, que já havia se superado o #8. Salas passou Enzo por fora em bela manobra na freada da curva 5. Na volta seguinte, Salas superou Salles no mesmo ponto, agora em mergulho por dentro do #70.

A insistência de Enzo rendeu a manobra sobre o #70 na volta 25, quando os pilotos tomavam mais riscos na busca por posições antes da bandeirada que marcaria o fim do primeiro segmento na 28ª passagem pela reta principal.

O carro #139 ficou parado na caixa de brita da curva 8 na volta 26. Mas não foi acionado o carro de segurança. Naquela altura a briga mais disputada era pela sexta posição, envolvendo Luiz Razia, William Freire, Rubens Barrichello e Dudu Barrichello.

O primeiro segmento foi encerrado com o #7 na frente, levando os 26 pontos disponíveis para a Carrera Cup. Salas foi segundo, Enzo terceiro. Salles e Werner completavam o top5. Na Challenge a pontuação cheia foi para o #5, que liderava depois de uma bela recuperação do toque recebido no início da prova.

Antes da entrada nos pits, Salas chegou a tirar parte da vantagem de Hellmeister na frente.

Boa parte dos ponteiros parou na segunda volta da janela aberta. Mas o #7 e o #1 seguiam acelerando forte na pista.

Contato entre os carros #85, que saia dos pits, e #87, que vinha na pista deixou os carros rodados no fim da reta. O carro de segurança foi acionado duas voltas depois, para não comprometer as estratégias das equipes.

Antes de a prova ser neutralizada, Marçal Muller passou Alceu para ser segundo colocado.

A ordem atrás do safety-car mostrava: Paludo, Muller, Feldmann, Suzuki e Zonta. O #70 liderava na Carrera Sport. Em 14º, Paulo Sousa liderava na Carrera Rookie. Pela Challenge a liderança estava com o #66, nas mãos de Sadak Leite.

A relargada veio na volta 37, com pressão de Marçal sobre Paludo. De pneus mais gastos, Feldmann não conseguiu segurar o ataque de Suzuki na curva 2. Paludo e Marçal ficaram lado a lado meia volta, o que também favoreceu a chegada de Suzuki para a disputa.

Na passagem seguinte, Muller mergulhou por dentro no fim da reta oposta. Paludo tentou fechar a porta e o contato foi inevitável.

Salles herdou a liderança, Zonta era segundo. Fefo Barrichello vinha terceiro. Feldmann era quarto e Marçal caiu para quinto. Paludo recolheu para box.

Na volta 40, Suzuki perdeu rendimento com pneu traseiro furado e Zonta assumiu a ponta com Fefo em segundo. Muller já havia superado Feldmann. Chico Horta então avançou para quinto lugar, assumindo a liderança na classe Sport. Muller a seguir passou o #111, recuperando a vice-liderança na volta 42. A margem de Zonta na dianteira era de 2.2s.

Àquela altura, a briga da corrida era pelo último lugar do top5 e liderança na Sport, entre Horta e Nelsinho Piquet. Átila Abreu acompanhava de perto, liderando na classe Rookie com o #15. No giro seguinte o competidor sorocabano passou Horta no fim da reta oposta.

Nas voltas que antecederam a terceira janela de parada de pits, Muller foi tirando a margem de Zonta na liderança para menos de 1.5s. Fefo não tinha o terceiro lugar ameaçado, enquanto Piquet atacava Feldmann pelo quarto lugar. O #8 entrou nos pits na volta 47 e o #544 na seguinte.

Werner voltou para a pista na abertura da volta 50, com seu Porsche equipado com pneus zero. Mas Enzo Elias saiu dos pits à frente, favorecido pela rápida volta extra de Marçal no fim de seu stint com o Porsche #544. O carro da Farben vinha com pneus usados no quali, com 5 voltas percorridas apenas na véspera.

Com o pelotão reordenado, a liderança estava com Enzo Elias. Werner era segundo, perdendo desempenho. Dudu Barrichello vinha em terceiro. Gui Salas estava muito rápido em quarto, com Luiz Razia em quinto liderando na classe Sport com o #199. Em sexto, Leo Sanchez era o líder na Rookie com o #15. Pela Challenge a ponta estava outra vez com o #5, na pilotagem de Gerson Campos.

A dez voltas do final, a margem do carro líder sobre o #8 superou 3s. Dudu Barrichello alcançou Werner e emparelhou por quase meia volta. Dudu tomou a linha interna na reta oposta e assumiu o segundo lugar. Gui Salas mergulhou na sequência, para ser terceiro. E o #1 logo tratou de colocar pressão no #111.

A cinco voltas da bandeirada, um aviso da direção de prova modificou a classificação da Challenge. Os carros #133 e #5 que vinham em primeiro e segundo, foram excluídos por ultrapassar o safety-car. A liderança ficou para o #66, com Fabio Carbone, em 14º no geral.

Até as voltas finais havia emoção reservada na corrida de Endurance. Allam Khodair passou Luiz Razia na volta 60 para assumir o quinto lugar e a liderança na Sport. Na passagem seguinte o #199 perdeu posição também para o #77, que era pilotado por William Freire. Em 11º, Sanchez liderava na Rookie.

Na bandeirada, o top5 geral da corrida mostrava, nesta ordem, os carros #544, #111, #1, #8 e #16, sendo este último também o vencedor na Sport. Em 11º no geral, o #15 ganhou na Rookie. Pela Challenge a dupla Sadak Leite e Fabio Carbone venceu no geral e classe Sport, enquanto a vitória na Rookie ficou com o #38, de Eric Santos e Gabriel Robe.

PARCEIROS