Lucas Salles é o primeiro pole do ano na GT3 Cup

A sexta-feira foi o ensaio para sábado. Assim como fizera na véspera, Lucas Salles dominou a sessão classificatória. É a sexta pole do piloto do carro #7 na carreira com os carros de competição mais produzidos no planeta. Raijan Mascarello parte ao seu lado na primeira fila, com Nelson Monteiro e Cristian Mohr a seguir.

A pole na classe Sport ficou para o estreante Lineu Pires, enquanto vai largar na frente pela classe Trophy o também estreante Gustavo Farah.

 

O quali

Nos primeiros cinco minutos de sessão os pilotos aproveitaram para aquecer os pneus e entender as condições do traçado do Velocitta na manhã de sábado.

Em jornada dupla (ele acelera também na Carrera Cup), Leonardo Sanchez acabou perdendo o carro no fim da reta, mas retornou sem muitos danos à máquina #15.

Quando os competidores começaram a cravar suas voltas rápidas, Marcio Mauro foi para o alto da folha de cronometragem com 1:32.356. Mas logo Lucas Salles, que havia dominado o treino livre da véspera, marcou 1:31.757. Então Nelson Monteiro foi mais veloz: 1:31.621.

E depois o carro #87 baixou mais ainda, para 1:31.004. Cristian Mohr cravou o segundo tempo e então os ponteiros recolheram para box.

Já a disputa pelo décimo lugar foi acirrada. A dois minutos e meio para a bandeirada, Caio Castro vinha em P10, com 1:32.529. Ele era um dos quatro pilotos na casa de 1:32.5 naquela altura, apenas 0.008 atras de Ricardo Fontanari, mas 0.009 à frente de Ramon Alcaraz.

Na volta final, Eduardo Menossi cravou 1:32.473 e tirou a vaga de Caio Castro na disputa pela pole.

A bandeirada determinou a ordem dos pilotos no Q2: Monteiro, Mohr, Salles, Mascarello, Mauro, Vina Neves (o melhor na classe Sport), André Gaidzinksi, Lineu Pires, Menossi e Fontanari. Na classe Trophy, com o 19º lugar no geral, a pole ficou para Gustavo Farah.

Depois de metade dos 10 minutos previstos para a sessão qualificatória aquecendo os pneus, Lucas Salles cravou 1:31.019. Nelson Monteiro veio a seguir, com apenas 0.055 atrás. E atrás dele, com espantosos 0.006 estava Raijan Mascarello.

Mas os tempos ainda baixariam.

Salles registrou 1:30.348 para ser o mais veloz, à frente de Mascarello com 1:30.464. Monteiro e Mohr vinham logo a seguir, com Pires completando o top5 e provisoriamente na pole da classe Sport.

Após a bandeirada não houve alteração nos cinco primeiros e completaram o top10: Fontanari, Mauro, Menossi, Vina e Gaidzinski.

A largada da GT3 Cup acontece às 13h48 de sábado.

 

O que ele disse:

“A gente foi bem no treino ontem, especialmente à tarde que estava mais fresco. Agora fizemos a primeira etapa razoável, deu para passar para o Q2 e tivemos uma volta limpa para chegar na pole. Essa pista cansa bastante, pois as retas são curtas. Vamos concentrar para a corrida agora”

Lucas Salles

 

PARCEIROS