trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Lico Kaesemodel é o quarto pole em quatro etapas da Porsche GT3 Cup

Lico Kaesemodel é o grande pole position da primeira prova da Porsche GT3 Cup Brasil que abre a quarta etapa da temporada 2015 no Velo Città. O ex-piloto da Stock Car levou a melhor sobre a “turma da estratégia” no braço ao registrar o melhor tempo do fim de semana em 1min29s317 e se tornou o quarto pole em quatro etapas disputadas.

A “turma da estratégia” foi composta por Constantino Jr., Ricardo Rosset e Ricardo Baptista, que deram apenas uma volta rápida no Q1 visando terem mais chances no Q2. Constantino foi o que mais chegou perto, ficando 0s042 atrás de Lico; Rosset sai em terceiro, a 0s088 da pole, enquanto Baptista sai somente em sexto, atrás de Pedro Queirolo e Miguel Paludo, quarto e quinto, respectivamente.

Esta é a primeira pole de Lico, que faz sua temporada de estreia na Porsche Cup. E a posição de honra vem só para provar a boa adaptação do paranaense, que já subiu ao pódio na etapa anterior realizada em Mogi e na última rodada em Cascavel. Agora, ele busca ser o sétimo vencedor diferente da temporada. “Nos treinos livres eu fiz dois primeiros e um terceiro, mas o que valia era o quali. Dei sorte de encaixar no Q1 a primeira volta logo de cara e, com isso, tivemos pneus muito bons para a segunda. E já fiz a volta boa logo de cara no Q2 e fiquei esperando o pessoal chegar. Foi um treino tranquilo e essa volta mostra que o pessoal chegou próximo. Desde o começo da semana estou muito confiante, treinei de kart em Curitiba e sinto que pode ser agora. O primeiro passo foi dado”, conta o piloto do carro #72.

Atual líder do campeonato, Constantino terá uma “gordurinha” de três posições para o vice-líder Paludo, mas os pilotos que separam os dois – Ricardo Rosset e Pedro Queirolo, o mais rápido do Q1 e em sua melhor posição de largada do ano- prometem ser ossos duros de roer tanto para Constantino quanto para Paludo.

“Sair em segundo ajuda e minha batalha era essa. Nos treinos tive problemas de freio, pressão de freio, dei uma escapadinha da pista e mexeu na geometria do carro. Sofri bastante. Para a tomada a equipe do Dener deu um trato no carro e consegui aproveitar. Vim muito no limite em uma das voltas e escapei num ponto, mas estou muito animado”, relata Constantino, o atual campeão da categoria.

Feliz com o ritmo, Rosset lamentou uma falha na volta final, que, para ele, seria por volta de 1min29s0. “Essa é uma pista difícil. Foi uma pena errar a duas curvas do final, mas o sol me atrapalhou, perdi a freada. Por um lado sair em terceiro é bom, pois saio do lado de dentro e não é ruim. O carro está escorregando com o lastro e precisamos ver o ritmo do pessoal da frente para analisar”, destaca. Já Pedro Queirolo, mais rápido do Q1, ressaltou o trabalho no acerto do carro visando a corrida. “Vim acertando o carro devagarinho com pneus velhos visando a corrida e até me surpreendi com o tempo baixo no Q1 e o carro estável. Sair na segunda fila já é uma vantagem e espero meu primeiro pódio do ano. Estou com saudade!”, comentou o competidor do carro #13.

A classe Sport contou com três carros entre os dez primeiros: Rodolfo Ometto, Daniel Schneider e Gil Farah saem entre sétimo e nono lugares, respectivamente. “O dia começou ruim, pois não achava o acerto. Dei uma mexidinha e deu certo na tomada. O lastro acaba influenciando nessas pistas técnicas, mas vamos torcer por uma prova regular visando uma boa primeira corrida e o grid da segunda. Mas temos de tomar cuidado, pois o número de rodadas nos treinos livres foi grande”, analisou Ometto, vencedor da corrida 2 na passagem da Porsche GT3 Cup pelo Velo Città em abril, quando soube usar com maestria o grid invertido para segurar a dianteira.

Na divisão Master, quem fez bonito foi Maurizio Billi. Depois de ver seu domínio quebrado na etapa de Cascavel, o piloto do carro #34 sai na pole da sua categoria e em décimo na geral. “Achei que foi inesperado. O autódromo é maravilhoso, mas nunca consegui andar bem aqui. Foi uma surpresa. Tive de trocar um pneu dechapado e devo receber uma punição no grid, mas isso não tira nossa vontade de ir para cima”, revelou Billi.

Promotor da Porsche GT3 Cup Challenge, Dener Pires enalteceu a diversidade de vencedores e poles em 2015. “Estou bem atento aos efeitos da introdução do balance of performance e fico satisfeito em ver essa alternância. Nossa categoria é singular porque todos os pilotos entram em igualdade de condições. As corridas de sábado prometem.”

A classificação da Porsche GT3 Challenge abre a programação do sábado, com as corridas sendo realizadas a partir das 10h. O livetiming da categoria acompanha a programação a partir dos treinos livres de sexta. O portal Terra exibe a jornada de sábado ao vivo. Band e Sportv mostram as corridas em VT.

Grid de largada no Velo Città:

1. Lico Kaesemodel, 1min29s317
2. Constantino Jr., 1min29s359
3. Ricardo Rosset, 1min29s405
4. Pedro Queirolo, 1min29s564
5. Miguel Paludo, 1min29s588
6. Ricardo Baptista, 1min29s611
7. Rodolfo Ometto (S), 1min30s395
8. Daniel Schneider (S), 1min30s635
9. Gilberto Farah (S), 1min30s653
10. Maurizio Billi (M), 1min31s187
11. Marcel Visconde (S), 1min30s216
12. Carlos Ambrósio (S), 1min30s289
13. Elias Azevedo (S), 1min30s320
14. Franco Giaffone (S), 1min30s397
15. Sergio Ribas (M), 1min30s451
16. Tom Valle (M), 1min30s651
17. Sylvio de Barros (S), 1min30s861
18. Adalberto Baptista (S), 1min30s874
19. Beto Posses (M), 1min30s896
20. Gui Affonso (M), 1min31s449
21. Guilherme Figueroa (M), 1min31s590
22. Marcelo Stallone (M), 1min31s640
23. Marcio Basso (S), 1min31s930

Programação – Etapa 4:
Sábado, 27 de junho:
9h – 9h10 – Treino Classificatório Grupo A – Challenge
9h20 – 9h30 – Treino Classificatório Grupo B – Challenge
10h – 10h40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) Grupo B – Challenge
10h55 – 11h35 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – Cup
11h50 – 12h30 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) Grupo A – Challenge
12h45 – 13h25 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – Cup
13h35 – 14h05 – Porsche Experience
14h15 – 14h45 – Time Attack – Treino livre 1
15h15 – 16h45 – Time Attack – Treino livre 2
16h15 – 16h45 – Time Attack

Porsche GT3 Cup – Lastro – Etapa 4
Constantino Jr 50 kg
Miguel Paludo 45 kg
Ricardo Rosset 40 kg
Ricardo Baptista 35 kg
Edu Azevedo 30 kg
Daniel Schneider 25 kg
Rodolfo Ometto 20 kg
Pedro Piquet 15 kg
Marcel Visconde 10 kg
Lico Kaesemodel 5 kg

Porsche GT3 Cup – Classificação
1. Constantino Jr. 102 pontos
2. Miguel Paludo 85
3. Ricardo Rosset 84
4. Ricardo Baptista 74
5. Eduardo Azevedo 66
6. Daniel Schneider 58
7. Rodolfo Ometto 51
8. Pedro Piquet 49
9. Marcel Visconde 45
10. Lico Kaesemodel 41
11. Carlos Ambrósio 37
12. Franco Giaffone 32
Gil Farah 32
14. Maurizio Billi 27
15. Pedro Queirolo 24
16. Sylvio de Barros 22
17. Marcelo Stallone 10
Sérgio Ribas 10
Gui Affonso 10
20. Roberto Posses 7
21. Guilherme Figueirôa 6
22. Carlos Silveira 1
23. Marcio Basso 0
Adalberto Baptista 0
Tom Valle 0

Porsche GT3 Cup Sport- Classificação
1. Eduardo Azevedo 51 pontos
2. Daniel Schneider 40
3. Rodolfo Ometto 38
4. Marcel Visconde 36
5. Gil Farah 29
Carlos Ambrósio 29
7. Franco Giaffone 20
8. Sylvio de Barros 19
9. Marcio Basso 10
10. Adalberto Baptista 8

Porsche GT3 Cup Master- Classificação
1. Maurizio Billi 50 pontos
2. Sérgio Ribas 42
3. Guilherme Figueirôa 40
4. Marcelo Stallone 35
5. Gui Affonso 30
6. Roberto Posses 20
Carlos Silveira 20
8. Tom Valle 0

Calendário – Porsche GT3 Cup Challenge
27.jun – Velo Città
1.ago – Goiânia
19.set – Goiânia
24.out – Curitiba
15.nov – Interlagos
28.nov – Interlagos

Texto: Bruno Vicaria

CONTATO
Luís Ferrari
[email protected]
11 98666.8307

PARCEIROS