trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Nicolas Costa faz a terceira pole em três etapas com direito a recorde em Goiânia

O “poleman” de 2023 na Carrera Cup atende pelo nome Nicolas Costa. O estreante carioca anotou sua terceira pole em três etapas, com direito a recorde da categoria em Goiânia. Ele cravou 1:22.857 em sua melhor tentativa e vai partir novamente do primeiro lugar no grid para a corrida de sábado.

A pista foi aberta com os carros da Carrera Rookie e logo Bruno Campos tratou de mostrar que a liderança no treino livre da véspera não veio por acaso. Na metade da sessão porém, João Barbosa desbancou o #33 do topo da tabela de cronometragem. A dois minutos da bandeirada Gustavo Farah assumiu a liderança, entrando na casa de 1:23. E o #84 fechou a sessão em primeiro.

Na sequência vieram os 13 inscritos na classe Sport. Chico Horta foi o primeiro a cravar uma volta competitiva, mas Rouman Ziemkiewicz bateu sua marca a 3 minutos do fim. Então Lucas Salles registrou 1:23.445 para ser o líder. E, na volta seguinte foi ainda mais veloz, assegurando a primeira posição no grupo e a vaga no Q2. Ziemkiewicz foi segundo, com Nelson Monteiro logo atrás.

Nada menos que 11 dos 13 competidores da classe Sport estavam separados por margem inferior a meio segundo no fim do quali.

Os seis carros da Carrera disputaram o Q1 com o objetivo de ficar no top10 geral e lutar pela pole. Todos conseguiram na sessão liderada por Rodrigo Mello com 1:23.247. Werner Neugebauer e Marçal Muller vieram a seguir. A sessão foi dramática para Alceu Feldmann, que anotou o décimo tempo na tentativa final, desbancando Lineu Pires.

Outro sinal da acirrada competitividade ficou nítido na tabela de tempos, com nada menos que 22 dos 26 carros do grid dentro do mesmo segundo e os 14 primeiros separados por apenas 0.489s.

Após algumas voltas de aquecimento, Nicolas Costa registrou 1:22.857, estabelecendo o novo recorde da categoria em Goiânia. Lucas Salles era segundo, a 0.254, e Feldmann vinha em terceiro.

Neugebauer assumiu a vice-liderança a 2 minutos da bandeirada, com Lucas Salles em terceiro liderando na Sport. Marçal Muller e Rodrigo Mello completaram o top5.

O que eles disseram:

“Mais uma vez estou completamente realizado com essa pole. Não lideramos nenhum treino aqui e acertamos no Q2 uma volta ‘banzai’ e deu certo. No Q1 tivemos um probleminha no quali e abortei a tentativa de volta rápida. Agradeço a todos os meus patrocinadores e meus apoiadores, agora vamos para a corrida mais tarde.” Nicolas Costa

“Os tempos foram muito próximos, todos virando no mesmo décimo no Q1. Extraímos algo mais no top10. O carro estava bom, os treinos foram difíceis pela situação que passamos com pneus zero.” Lucas Salles

“Simulamos o ritmo de quali no treino da manhã, no treino livre experimentamos setups diferentes e a reação do carro com pneus usados. O setup ficou ótimo, o carro praticamente fez tudo sozinho e eu só precisei acertar a boa volta para sair na pole.” Gustavo Farah

PARCEIROS