trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Classificatório GT3 – Et. 6: Confira o resumo do quali

A emoção que faltou na sexta-feira com o adiamento das tomadas de tempo, veio de sobra com os qualis de pneus slick em pista melhorando na manhã de sábado.

Quando o primeiro grupo foi para a pista, Matheus Iorio e outros sete competidores registraram melhores marcas que o líder do grupo A da Carrera Cup. Depois o grupo B também teve marcas expressivas e, como resultado, a dupla pole, Chico Horta e William Freire, sai em um respeitável sexto lugar no geral.

É a melhor posição de grid de um carro da GT3 Cup em toda história do Porsche Cup Endurance Series.

Assim como na Carrera Cup, a primeira metade do treino foi dedicada ao aquecimentos dos carros e pneus. Os tempos competitivos vieram faltando 5 minutos ou menos para abertura da volta final.

Fabio Carbone colocou o #45 no topo, depois acabou superado por Dennis Dirani com o #14, Cesar Ramos com o #18, Matheus Iorio (#17), William Freire (#77) e Gaetano di Mauro (#88).

A cada volta completada, os carros vinham mais rápidos com a melhora constante da pista. No minuto final houve nada menos que 12 trocas de posições entre os dez primeiros no ranking.

Carbone foi o primeiro a receber bandeirada e estava na liderança. Mas seus concorrentes diretos estavam ainda em volta lançada. Matheus Iorio foi o primeiro a superar e ficou com o melhor tempo da sessão. Dennis Dirani passou em segundo. William Freire cruzou em quarto e di Mauro em quinto.

Os oito primeiros do grupo registraram voltas mais velozes que o líder da Carrera Cup Grupo A, embaralhando muito a ordem de largada.

Quando o Grupo B foi para a pista, a disputa portanto não era apenas pela pole com os carros de motor 3.8 litros -mas pelas posições no grid geral da corrida.

Marco Billi liderou no início. Depois foi superado por Chico Horta, Nelson Marcondes e Lucas Salles. Kreis Junior entrou no top5 a três minutos do fim do treino.

No minuto final, Kreis avançou para terceiro e Horta baixou sua marca mas ficou em quarto -contudo com média suficiente para colocar o carro #77 na pole da GT3 Cup àquela altura.

Primeiro a receber a bandeirada, Horta subiu para terceiro na sessão e sexto no grid geral no combinado dos tempos. Sua dupla com William Freire lidera o campeonato graças à vitória no Velocitta.

E a sessão acabou com Marcondes liderando, à frente de Salles, Horta, Kreis e Marco Billi.

Na classe Sport a pole ficou com o carro #88, de Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro. Eles partem de 12º lugar no grid geral. Já a classe Trophy tem na liderança a máquina #83, de Marco e Maurizio Billi.

 

O que eles disseram:

“É importante para dar confiança, foi um quali complicado pelas condições climáticas aqui em Goiânia. Foi um treino interessante para a corrida. Sair na frente é bom em qualquer circunstância. O importante é o bom resultado na corrida pensando no campeonato.”
Francisco Horta

“Uma pole é uma pole. Em uma corrida longa não quer dizer muito, mas para o animo da equipe é muito bom. Agora vamos traçar a estratégia para a corrida de daqui a pouco.”
William Freire

PARCEIROS