trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

As pistas também são delas

A decisão da Endurance Series da Porsche XP Private Cup ganhou mais uma atração de peso para a etapa de Interlagos.

Além dos já tradicionais nomes que tripulam os carros da categoria e alguns dos principais pilotos do automobilismo nacional que se juntam ao certame. A tripulação do #440 é uma das mais celebradas no autódromo. Composta 100% por integrantes mulheres, desde a mecânica até as três pilotos que compõem o bólido.

Carol Aranha, regular do grid dos carros de competição mais produzidos do planeta recebe Bia Figueiredo, principal expoente do automobilismo feminino nacional, Bruna Tomaselli, representante brasileira na W-Series.

Bia Figueiredo é a principal pilota que já passou pelo território nacional, com passagens pela Fórmula Indy e pela Stock Car. Foi a primeira mulher a vencer uma prova da Indy Lights na história.

Bruna Tomaselli atualmente disputa a WSeries, principal categoria de Fórmula dedicada a mulheres. Tem passagem por categorias nacionais e internacionais em seu currículo.

Carol Aranha está em seu primeiro ano de Porsche XP Private Cup, é a única mulher no grid da categoria, mas se engana quem pensa que ela não acumula experiência nos carros de corrida. Foi um dos principais destaques dos programas de treinamento da montadora alemã no Brasil e na Europa.

Quem lidera o carro é a experiente engenheira Tamires Lustosa, a especialista em provas longas está em seu primeiro contato com uma tripulação completa formada por mulheres. Ela é velha conhecida da categoria, começou sua carreira no motorsport nos boxes da Porsche Cup, em 2014. Passou por outras categorias nacionais, até arriscar a vida na Europa, atualmente é engenheira de dados e estrategista em competições de longa duração na Europa, especialista em carros de GT3.

“É minha primeira vez trabalhando com uma equipe inteira formada por mulheres, desde as pilotas até as mecânicas. Não sabia o tamanho do desafio que estava enfrentando, achei que fosse sofrer para deixar todas focadas, mas todas estão sendo incríveis. As meninas têm trocado informações o tempo todo e se ajudando em todos os momentos.”

Tamires ressaltou o conforto de todas em trabalhar com uma equipe inteiramente feminina, onde, em um mundo dominado pelos homens, elas se entenderam muito bem.

Paula Mascari é quem comanda a equipe de mecânicas do carro e salientou a experiência em participar da equipe.

“Já trabalhava com mecânica no motorsport antes, mas em uma tripulação toda composta por mulheres é a primeira vez. Muito feliz em estar junto com elas, estamos muito entrosadas. A Bia é uma grande referência para nós, a Bruna é nossa principal estrela hoje e a Carol a única mulher no grid. Todas elas são muito especiais, como pilotas por desbravarem esse mundo e como mulheres fora das pistas.”

A largada da decisão da Endurance Series acontece no sábado às 13h15 e você pode acompanhar a jornada do #440 na prova que encerra a temporda 2021 da Porsche Cup.

PARCEIROS