De carro reserva, Paludo é pole e recordista
Nem um problema em seu carro titular impediu o recordista de títulos da Porsche XP Private Cup, Miguel Paludo, de escrever novamente o nome na história do evento.
O competidor da BRANDT recorreu ao carro reserva e cravou sua 21ª pole na carreira, igualando o recorde histórico de Ricardo Baptista.
A largada acontece às 12h45, com transmissão ao vivo pela Band.
O quali
A dez minutos da bandeirada no Q1, Enzo Elias foi o primeiro a cravar uma volta competitiva, com 1:28.352. O vice-campeão baixou em 0.3 a marca dominante de Miguel Paludo na véspera no treino livre, indicando que a pista estava mais rápida na manhã de sábado.
Na passagem seguinte, o brasiliense da equipe Farben baixou mais ainda, para 1:28.233. Marçal Müller registrou a segunda melhor marca, também na casa de 1:28. Sylvio de Barros aparecia em terceiro, com Francisco Lara em quarto. Àquela altura, Paludo ainda aquecia os pneus do Porsche #7.
Faltando cinco minutos para o término da sessão, com Enzo e Marçal já no box esperando o Q2, Werner Neugebauer cravou a segunda marca, com 1:28.582. Matheus Iorio colocou o o carro #20 em quarto. Mas logo teve seu tempo superado por Paludo por apenas 0.033s.
Werner a seguir foi buscar o melhor tempo do Q1, com 1:28.090. A três minutos do fim, o carro de Paludo apresentava fumaça incomum, forçando o piloto BRANDT a recolher para box.
Nos minutos finais do Q1 a disputa pelo décimo lugar -e última vaga no Q2- foi intensa entre Lara (então em nono), Pedro Boesel, Rouman Ziemkiewicz, Cristiano Piquet e Eduardo Azevedo.
Rouman ficou a 0.037 da disputa pela pole e teve que se contentar com o 11º lugar no grid.
Avançaram para o Q2, pela ordem dos tempos no Q1: Werner, Enzo, Marçal, Paludo, Iorio, Sylvio de Barros (já garantindo a pole na classe Trophy), Rodrigo Mello, Feldmann, Lara e Boesel.
No intervalo para o top10 os holofotes ficaram no box de apoio, onde o carro de Paludo estacionou com vazamento de óleo. O hexacampeão teve de recorrer ao carro reserva para seguir no treino.
O gaúcho mostrou rápida adaptação ao carro reserva e na primeira volta rápida já rompeu a barreira de 1:28, com 1:27.915. Enzo veio a seguir com 1:28.205. Iorio, Werner e Mello completavam o top5 faltando três minutos para a quadriculada.
Paludo recolheu para box faltando mais de um minuto para o término do treino. Iorio saltou para a vice-liderança e Marçal colocou o carro #544 em quarto.
Mais uma pole para Paludo, igualando o recorde histórico da Porsche XP Private Cup, com 21 conquistas. Iorio parte em segundo, Enzo em terceiro e Marçal em quarto. Em sétimo, Mello é o pole da classe Sport e, em décimo, Sylvio de Barros é o pole da Trophy.
O que ele disse:
“Esse carro reserva nem nos dado muita sorte. No ano passado precisei do carro reserva e ganhei corrida. Agora fomos capazes de colocar na pole o carro que estava parado sem ninguém andar no fim de semana. Tenho que agradecer muito a todo time técnico da Porsche Cup, essa categoria maravilhosa, pelo trabalho que fizeram para me colocar em condição de competir. O carro titular teve um problema de câmbio e agora vamos avaliar como será o restante do dia”
Miguel Paludo