trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

15 anos da Cup pelas lentes de Luca Bassani

Para festejar uma data especial, uma galeria especial.

No mês em que a Porsche Cup celebra seus 15 anos no Brasil, a categoria convidou seu fotógrafo oficial, Luca Bassani, a montar uma seleção com as 15 melhores fotos produzidas por ele ao longo desses anos.

É uma tarefa formidável, uma vez que Luca cobriu mais de 300 corridas da categoria, produzindo uma média de 10 mil cliques por etapa!

A partir desta quinta-feira (2) até o dia do aniversário da categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta (16), o site oficial da Porsche Cup e seus canais em mídia social irão publicar imagens selecionadas por Luca Bassani, que ajudam a contar a história da categoria.

Para apresentar o projeto, Luca deixou câmera e lente de lado e enviou este depoimento em primeira pessoa.

“Meu nome é Luca Bassani, paulistano de 54 anos de idade e fotógrafo profissional desde os 18.

Sou formado em Propaganda & Marketing pela ESPM. Comecei a fotografar aos 10 anos incentivado pelo avô materno e no automobilismo pelo tio: juntaram as duas paixões que me fazem levar a vida.

Sou apaixonado pelo automobilismo desde os seis anos de idade, bem como meu irmão gêmeo, Eduardo Bassani, engenheiro na Stock Car e coach na Porsche Cup.

Corri de kart desde os 14 anos, dividindo a o equipamento com o irmão no Paulista de Kart. Em 1980, usamos uma única licença.

Depois fui vice-campeão Brasileiro de Kart em 1995 partindo da pole. E sou o único que venceu as duas edições da 24 horas de kart em Itu (SP), 1995 e 1996.

Fotografo a Fórmula 1 desde os 19 anos de idade: foram 34 GPs do Brasil de F1 , 187 no mundo, uma média de 5,3 GPs por ano.

Entre 1991 e 2002 fui editor de Fotografia da revista Auto Esporte e mais tarde integrei o grupo que trouxe para o Brasil a CAR Magazine em 2008. Desde 2014, sou o único proprietário da CAR no Brasil.

Fui fotógrafo oficial da Stock Car, GT Brasil e muitos outros eventos. Porém é na Porsche Cup que encontrei definitivamente minha casa.

Quando fui convidado para fotografar a Porsche GT3 Cup no GP Brasil de 2007 , comecei um projeto que dura até hoje. São ao todo 12 temporadas e me orgulho de ter o maior acervo da categoria em seus 15 anos de história

Como Publisher de uma revista especializada nacional não queria abandonar a minha carreira de fotógrafo. Então escolhi manter o meu projeto. Hoje fotografo apenas a Porsche Cup e algumas etapas da F1, para permanecer jovem e ativo.

O profissionalismo da equipe de Dener Pires tem para mim representatividade mundial. Fotografei várias ou a maioria das categorias de GT no Mundo, então posso afirmar com tranquilidade que a Cup é a melhor categoria nacional de GT do mundo. E em cada função os profissionais são excelentes.

Meu trabalho na categoria começa com a responsabilidade com a Família Cup e ao evento, depois o objetivo é o fotojornalismo puro. Registro com qualidade.

Realizada a maior parte da tarefa a categoria me permite, com uma visão de um marketing de vanguarda, incluir arte no contexto da competição, minha praia.

Feliz aniversário!”

PARCEIROS