trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Bicampeão Ricardo Baptista é o primeiro pole da Porsche GT3 Cup em Cascavel

Cascavel correspondeu com louvor aos bólidos da Porsche GT3 Cup Challenge. Teve de tudo no primeiro dia de tomadas de tempo da história da categoria na pista do oeste paranaense: mais de uma dezena de pilotos no mesmo segundo nas duas categorias, escapadas de pista, batidas… E mais um exemplo do espírito esportivo que caracteriza o maior evento de Gran Turismo do automobilismo nacional.

Melhor para o bicampeão Ricardo Baptista, responsável pela primeira pole position da classe Cup no Autódromo Zilmar Beux. Depois de protagonizar todos os treinos livres e opcionais, o piloto do carro #27 foi quarto no Q1 e o mais veloz no Q2, para escrever seu nome na história da categoria na pista mais veloz do calendário.

“Consegui me adaptar muito bem à pista, que não conhecia. É traçado de alta velocidade, onde tem que ser agressivo. Gostei desde o primeiro treino e mantive sempre entre os primeiros. Fui coroado com a pole position, um resultado muito bom: a primeira pole do ano”, disse o piloto, que nas duas saídas para pista fez questão de ser o primeiro a deixar o box. “A ideia era sair no começo dos treinos mesmo. Como a pista aqui é muito curta, ficar no meio do pelotão pode ser perigoso, o piloto pode se atrapalhar. Então o plano era garantir logo a volta. E deu certo.”

Ao seu lado parte o também bicampeão Constantino Jr com o carro #00. Ele mostrou muita precisão na tomada de tempo, depois de dificuldades nos treinos livres.

“Participei das três sessões de treino e não foram felizes na questão do timing. Na hora do pneu novo deu bandeira vermelha, depois mudamos o ajuste e o treino não recomeçou… Então passei um dia bem sofrido no que tange a me entender com a pista e buscar o melhor acerto. Na tomada ainda bem consegui sintetizar tudo, evoluí bastante, mudei a tocada: e foi feliz, foi muito bom”, disse o atual campeão.

Quem abre a terceira fila é o jovem Pedro Piquet, que deve sua posição no grid a Gui Affonso. No último treino livre, o jovem campeão da Fórmula 3 Brasil bateu forte na entrada da reta oposta. Como seu carro não ficaria pronto para a classificação e o competidor do carro #4 estava no outro grupo do Q1, Gui emprestou seu Porsche para Pedro.

“A coisa que mais eu gosto nesse evento aqui é o espírito de amizade, que é a coisa que eu mais preso na vida. Por acaso, o acidente do Pedro foi exatamente na minha frente. Quando eu vi, imaginei a frustração do Pedro em não poder classificar: um jovem que está disputando o campeonato com toda garra, um enorme talento do automobilismo brasileiro. Cheguei ao box e imediatamente tive a ideia, já que o espírito de amizade é este. Pedi ao meu coach Roberto Moreno que oferecesse ao Nelson o carro, já que estávamos cada um em um grupo. E fico orgulhoso que tenham aceitado”, narrou Gui Affonso, dono do 17º tempo na classificação e melhor representante da classe Master na tomada.

“Agradeço ao Gui Affonso a gentileza de me ceder o carro para o quali. Estava igualzinho ao meu. O episódio mostra bem o espírito da Porsche Cup: carros idênticos e competidores com enorme espírito esportivo”, elogiou o mais jovem representante do clã Piquet nas pistas.

O melhor representante da divisão de entrada no grid mais uma vez é Daniel Schneider com o carro #77. Ele parte em quarto, ao lado de Piquet. “No momento eu espero é acabar a corrida. No Velo Città achei que ia bem e não consegui terminar a prova, então vamos trabalhar passo a passo para chegar bem no final. O grid está bem apertado, em menos de um décimo você sai de quarto para primeiro, então a corrida vai ser muito disputada. O que mais quero é andar bem, consistente, acabar a prova e então ver o resultado que deu”, afirmou o catarinense.

Em quinto no grid, outro competidor da Cup Sport, Sylvio de Barros. Protagonista do Q1, o competidor do carro #5 escapou da pista no Q2 quando tentava melhorar sua marca. “É um lugar incrível, pena ter batido no Q2. Acertar o Bacião é muito difícil e consegui uma boa tomada. A gente vai aprendendo o limite do carro a cada treino, e o limite é muito maior do que a gente imaginava a princípio: o que o carro faz de curva é um espetáculo. Estou muito feliz em largar entre os cinco”, contou o bicampeão da classe Challenge, que neste ano faz temporada completa na Cup.

As corridas serão realizadas no sábado, a partir das 10h. O livetiming da categoria acompanha a programação a partir dos treinos livres de sexta. O portal Terra exibe a jornada de sábado ao vivo. Band e Sportv mostram as corridas em VT.

Porsche GT3 Cup – Cascavel – Corrida 1 grid:
1. Ricardo Baptista 1min05s010
2. Constantino Junior 1min05s051
3. Pedro Piquet 1min05s069
4. Daniel Schneider 1min05s094
5. Sylvio de Barros 1min05s189
6. Franco Giaffone 1min05s209
7. Ricardo Rosset 1min05s224
8. Pedro Queirolo 1min05s276
9. Gil Farah 1min05s376
10. Lico Kaesemodel 1min05s408
11. Carlos Ambrósio 1min05s526
12. Rodolfo Ometto 1min05s625
13. Eduardo Azevedo 1min05s690
14. Miguel Paludo 1min05s928
15. Marcel Visconde 1min06s017
16. Adalberto Baptista 1min06s074
17. Gui Affonso 1min06s112
18. Sérgio Ribas 1min06s272
19. Marcio Basso 1min06s544
20. Guilherme Figueiroa 1min06s805
21. Marcelo Stallone 1min07s890

Programação – Etapa 2:
Sábado, 23 de maio:
10h – 10h40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) Grupo B – Challenge
11h – 11h40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – Cup
12h20 – 13h – Corrida 2 (25 min + 1 volta) Grupo A – Challenge
13h15 – 13h45 – Visitação de Box
13h30 – 14h15 – Porsche Experience
14h15 – 14h55 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – Cup

PARCEIROS