Schneider pensou em desistir de correr. Hoje, é vice-líder da Porsche Challenge
A decisão de Daniel Schneider de não parar de correr após um acidente espetacular em Jacarepaguá, em 2011, se mostrou bastante acertada em 26 de maio, um dia em que deu tudo certo para ele. Em Interlagos, o piloto fez sua primeira pole position e venceu pela primeira vez na Porsche Challenge. Muito mais confiante, ele já sabe o que fazer no Velo Città a partir desta quinta-feira, embora não conheça a pista.
Mas essa confiança toda foi adquirida meses depois de seu momento mais angustiante nas corridas. Na etapa carioca, disputada em setembro, ele recebeu um toque na largada, foi lançado ao ar, capotou e caiu com as rodas sobre o asfalto. O piloto nada sofreu fisicamente, mas passou a questionar se deveria prosseguir no automobilismo.
“Senti vontade de parar de correr na época”, diz. “Não sabia se valia a pena continuar, até mesmo porque eu não apresentava resultados satisfatórios. O mais importante foi ter participado da prova seguinte, em Curitiba. Se eu não tivesse ido a essa etapa, talvez tivesse perdido o ímpeto de continuar.”
Uma quarta colocação no Paraná deixou Schneider mais confiante. “Mesmo assim, estava ainda um pouco inseguro, um pouco menos agressivo, e isso não tinha nada a ver com o carro em si. Aos poucos recuperei a confiança e essa vitória em Interlagos me deixou ainda mais confiante.”
Analisando seus acertos na etapa paulistana, Schneider afirma ter encarado os treinos livres da melhor maneira possível em Interlagos: “Foi uma etapa em que trabalhei com calma os setores da pista. Aproveitei muito os treinos, não desperdicei voltas. Acho que consigo repetir esse tipo de trabalho no Velo Città”.
O fundamental em Mogi Guaçu (SP), segundo ele, será a rápida familiarização com a pista: “Não temos referência alguma sobre ela. Tentarei reconhecê-la rapidamente, porque quem se adaptar a ela logo andará melhor. Os treinos iniciais não poderão ser desperdiçados. Se eu conseguir fazer isso, terei uma boa chance de ir bem na corrida de sábado”.
Schneider, vice-líder do campeonato, 15 pontos atrás de Gilberto Farah, diz que a Porsche Challenge cresce à medida que seus pilotos evoluem. “É a primeira categoria séria e competitiva da qual eu participo. É nela mesmo que me desenvolvo desde 2009. Quando ela começou, a maioria dos pilotos não tinha basicamente experiência alguma. Como era toda assim, foi uma coisa mais equilibrada. A categoria cresce junto com os pilotos”, afirma.
Os treinos para a quarta etapa desta temporada, em Mogi Guaçu (SP), começarão na quinta-feira. Três corridas, uma da Challenge e duas da Cup, serão disputadas no sábado.
Confira reportagem do programa “Linha de Chegada”, do canal SporTV, sobre a etapa de Interlagos das categorias Porsche Cup e Porsche Challenge:
http://globotv.globo.com/sportv/linha-de-chegada/v/clemente-lunardi-vence-etapa-de-interlagos-da-copa-porsche/1974956/