Porsche GT3 Cup se aproxima de seu recorde de velocidade no primeiro dia em Termas de Río Hondo
Nos primeiros ensaios realizados nesta sexta-feira no circuito de 4.805 m em Termas de Río Hondo, os bólidos de 460 HP da classe Cup atingiram a impressionante marca de 260 km/h no fim da maior reta do traçado, que tem extensão de 1,07 km. O recorde de velocidade da categoria é 265 km/h, estabelecido em Interlagos no fim de semana de estreia do atual pavimento da pista, reformada para o GP Brasil de F1 há dois anos.
Na classe Challenge, a velocidade mais alta registrada na pista argentina foi 236 km/h.
A expectativa é que durante os qualificatórios e nas provas, com os carros de corrida mais vendidos do mundo andando no vácuo e com os pilotos mais familiarizados com o desafiador traçado de Termas de Río Hondo, um novo recorde seja estabelecido para a máxima velocidade.
Os mais velozes de cada categoria foram os mesmos que registraram as primeiras vitórias em Curitiba, na etapa de abertura da temporada: Daniel Schneider na classe Cup e Cristiano Piquet na Challenge.
O argentino Esteban Gini é o único inscrito no evento que já conhecia a pista. E mostrou com o carro da Cup a mesma capacidade de adaptação exibida no ano passado, quando competiu pela Challenge no Velo Città e saiu com a vitória. O competidor do carro #20 ficou com a segunda melhor marca do dia. Pedro Queirolo e os bicampeões Ricardo Baptista e Miguel Paludo completaram o top5.
Na Challenge o segundo mais veloz da sexta-feira foi Rodrigo Mello, seguido pelo chileno Gonzalo Huerta. O estreante Eloi Khouri veio em quarto e o maranhense Daniel Corrêa completou o top5.
A jornada argentina da Porsche GT3 Cup Challenge terá o recorde de sul-americanos. Serão seis competidores representando Chile e Argentina. Além de Gini e Huerta, estão inscritos na classe Challenge os argentinos Juan Freddi e Darío Giustozzi e os chilenos Carlos Larrián e Bob Borowicz. Com isso, a classe terá nada menos que 21 carros no grid.
Neste sábado estão programadas mais uma sessão de treinos livres para cada categoria, além dos dois qualificatórios e das corridas de abertura da etapa. A Challenge larga às 15h20 e a Cup às 17h05. No domingo a Challenge abre a programação às 9h30, com a segunda corrida da Cup prevista para 11h40.
Na Cup as duas provas contam pontos para o campeonato, enquanto na Challenge serão computados apenas os melhores resultados dos pilotos que participarem das duas baterias.
As provas da segunda etapa da Porsche GT3 Cup Challenge serão exibidas no domingo, 1º de maio, tanto pela Band quanto no Sportv 3. Na TV aberta vão para o ar às 13h, enquanto no cabo, às 19h30.
DECLARAÇÕES DOS PILOTOS
Ficar em primeiro é sempre interessante. E mais interessante ainda é que tem um nome novo, do Gini, que é argentino e conhece bem a pista. Já deu para perceber, visualmente, que ele faz algumas coisas na pista diferente do que eu imaginava e foi bom tê-lo um pouco como referência. Sinceramente acho que não será possível buscar o recorde máximo de 265 km/h. Talvez se estiver mais frio, na condição ideal. Naquele trecho da pista, acho que já está muito próximo do limite
DANIEL SCHNEIDER, o mais rápido da sexta-feira na Cup
Estou muito contente de participar da categoria e agradecido pelo dia. No primeiro treino cometi um erro e escapei da pista. No segundo treino consegui me adaptar melhor ao carro e andei melhor. Espero amanhã fazer um bom dia. Já andei aqui uma vez há um ano, conheço a pista, mas não é que seja minha casa, então com a adaptação ao carro é também um dia de novidades para mim. No ano passado fui feliz quando corri na Challenge, mas este ano está mais difícil, que a Cup está com um grid muito forte
ESTEBAN GINI, segundo mais rápido do dia na Cup
A pista é muito legal, uma estrutura fantástica. E o traçado também é demais, como é muito largo, tem várias possibilidades de trajetória. Então vamos analisar bem o que fizemos hoje para entender a melhor alternativa para a volta ideal. Achei que foi bom para o primeiro dia e vamos tentar ajustar, buscar um décimo em cada curva e tentar fazer a pole
PEDRO QUEIROLO, terceiro mais rápido do dia na Cup
O dia começou certo, fizemos um plano e deu para seguir rigorosamente. Ideia era aprender a pista, que é legal demais. A primeira curva lembra muito os circuitos da Nascar, que eu vinha acosumado e demanda deixar o carro rolar e esperar, esperar, esperar para dar o pé. Então foi uma pista que me favoreceu, porque é de alta mas tem essas curvas em que é preciso deixar o carro rolar. Isso fez com que me adaptasse mais rápido, mesmo andando com pneu que veio usado de Curitiba. Estou bem satisfeito e feliz com o resultado. Acho que principalmente na tomada de tempo, se conseguir sair bem equilibrado e tiver um carro rápido à frente para dar uma puxadinha no vácuo, vejo que o recorde de 265km/h pode ser alcançado. Mas os fatores precisam estar todos ali. 5 km/h é bem perto, mas ao mesmo tempo tudo tem que dar certo. Pode ser que seja amanhã, mas meu principal foco é ter uma boa posição de largada porque levo 50 kg de lastro e o desgaste de pneu é maior
MIGUEL PALUDO, líder do campeonato da Cup
Baseado no que vimos no primeiro dia, estamos bem confiantes. Meu desempenho só tende a melhorar em termos de pilotagem depois desse primeiro dia. Já corri em várias partes do mundo e Hockenheim, na Alemanha, era minha pista favorita. Mas agora é Termas de Río Hondo. A melhor pista onde eu já corri é esta aqui
CRISTIANO PIQUET, líder da classe e mais rápido do dia na Challenge
Pista fantástica e bem diferente de todas as que a gente costuma andar. É adrenalina muito alta porque você fica um tempo grande com o pé no fundo do acelerador. Fico contente também pelos 21 carros no grid, o que mostra que a Challenge é uma categoria muito sólida por suas próprias qualidades como a equialização dos carros. Então convida mesmo outras pessoas a virem. Obviamente o desafio é maior, mas eu gosto desse desafio.
RODRIGO MELLO, segundo mais veloz do dia na Challenge
É uma pista linda, muito rápida. Estamos todo aprendendo o setup para andar bem nessa pista tão bonita. Trabalhamos muito para trazer outros chilenos e fico contente com a presença de dois compatriotas nesta etapa. Acredito que vão gostar do evento da mesma forma que eu
GONZALO HUERTA, vice-líder da classe Challenge
A pista é um sonho, um playground para a gente. Parece fácil o traçado, mas qualquer errinho te tira um ou dois segundos do tempo da volta. Acho que estou evoluindo, tem muito o que aprender ainda amanhã e vamos ver o que vem. Treino é treino, corrida é corrida
LUIZ ARRUDA, piloto do carro #91 da classe Challenge