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Porsche GT3 Cup: Ricardo Baptista vence duelo pelo terceiro lugar… e vence em Curitiba

Levar a melhor em uma disputa pelo terceiro lugar rendeu a Ricardo Baptista a vitória na prova 11 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, realizada na tarde deste sábado (16/10) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Durante 12 das 19 voltas da corrida, Baptista andou em quarto, lutando muito para ultrapassar Tom Valle. Assumiu a terceira colocação e, na última volta, foi presenteado com a vitória: Alex Barros, segundo colocado durante toda a corrida, acabou jogando o então líder Ricardo Rosset para fora da pista após uma tentativa de ultrapassagem. Barros recebeu a bandeirada em primeiro, mas nem comemorou: tinha certeza de que seria punido pela direção de prova. Com a punição a Barros, Rosset ficou em segundo lugar e Valle em terceiro.

A corrida foi emocionante e teve brigas por praticamente todas as posições. Da primeira à última volta, Rosset e Barros andaram juntos, disputando acirradamente pela liderança. Em seguida, vinham Valle e Baptista lutando pelo terceiro lugar; Sérgio Ribas e Maurizio Billi pelo quinto; Clemente Lunardi, Marcel Visconde e Guilherme Figueirôa, pelo sétimo; e Lucas Molo e Beto Posses trocando de posição pelo décimo. Esse quadro só mudou após 12 voltas, quando Baptista ultrapassou Valle e assumiu o terceiro lugar. Na penúltima volta, foi a vez de Marcel ultrapassar Lunardi e subir para sétimo.

Enquanto tudo isso acontecia, Rosset resistia aos ataques de Barros – a diferença entre eles esteve entre 1 e 3 décimos durante a maior parte do tempo. Na volta final, Barros vislumbrou a possibilidade de ultrapassar Rosset por dentro, na entrada do S de Alta. Mas Rosset manteve sua trajetória e os dois carros se tocaram. Rosset levou a pior: rodou e saiu da pista, mas conseguiu voltar em terceiro, depois de perder também o segundo lugar para Baptista. Alex recebeu a bandeirada, mas não fez qualquer comemoração. Depois da corrida, ainda sem saber da punição, dirigiu-se ao pódio com uma única intenção: “Vim entregar a vitória”. Informado de que não havia vencido, Alex conversou com Rosset e ambos consideraram o incidente esclarecido. Em seguida, Alex foi convidado pelos organizadores do Porsche GT3 Cup a subir ao pódio para entregar o troféu de segundo lugar a Rosset. O cumprimento entre os dois selou o desfecho amigável do episódio.

Assim como Alex, Baptista terminou a corrida sem saber da punição ao ganhador. “Eu só soube que havia vencido depois de sair do carro e conversar com meu mecânico”, disse. “Essa caiu no colo, mas estou contente, é claro. Vencer é sempre melhor do que não vencer…” Rosset, por sua vez, demonstrava tranquilidade: “É claro que, no momento em que aconteceu, fiquei p… da vida”, reconheceu, rindo. “Mas entendo a tentativa dele de tentar a vitória até o final e não acho que ele bateu em mim por maldade. O espaço por onde ele tentou me ultrapassar era muito apertado. Talvez o Alex tenha pensado que estava de moto!”, brincou, referindo-se aos 21 anos de carreira do adversário no Campeonato Mundial de Motovelocidade.

Alex deu sua versão para o incidente: “O Rosset entrou na curva pelo meio e apontei para o lado de dentro, mas depois ele voltou à trajetória. Freei com tudo, mas as rodas travaram e não deu para evitar a batida”. Punido pelos comissários desportivos com acréscimo de 20 segundos em seu tempo final, Barros caiu para o 10º lugar no resultado oficial da prova. Ironicamente, vai largar na pole position na prova 12, que será realizada neste domingo: o regulamento da categoria 997 determina que o resultado da primeira corrida do final de semana define o grid de largada da segunda, com inversão dos dez primeiros colocados. Guilherme Figueirôa, que foi ultrapassado por Lucas Molo na última volta, largará ao lado de Alex na primeira fila.

Resultado final da prova 11 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil:
1) 27-Ricardo Baptista, 19 voltas em 26:58.647, média de 156,142 km/h
2) 1-Ricardo Rosset, a 0.233
3) 99-Tom Valle, 1.700
4) 63-Sérgio Ribas, a 3.235
5) 34-Maurizio Billi, a 3.744
6) 55-Marcel Visconde, a 6.176
7) 7-Clemente Lunardi, a 7.177
8) 46-Lucas Molo, a 15.299
9) 9-Guilherme Figueiroa, a 15.452
10) 4-Alex Barros, a 19.585
11) 52-Beto Posses, a 31.112
12) 10-Adalberto Baptista, a 41.573
13) 36-Charles Reed, a 41.950
14) 92-Ricardo Vianna, a 44.324
15) 11-Omilton Visconde Jr., a 47.989
16) 16-Esio Vichiese, a 1:08.310
17) 18-Danilo Fernandez, a 1:08.469
18) 81-Bernardo Parnes, a 1 volta
19) 305-Cristiano Piquet, a 13 voltas (câmbio)
20) 89-Daniel Paludo, a 19 voltas (colisão/roda traseira esquerda solta)
OBS: carro 4 punido em 20 segundos por conduta antidesportiva
Melhor volta: Alex Barros, 1:23.658, média de 159,005 km/h

Classificação do campeonato após 11 provas
1) Ricardo Rosset, 188 pontos; 2) Ricardo Baptista, 147; 3) Alex Barros, 116; 4) Marcel Visconde, 111; 5) Maurizio Billi, 106; 6) Tom Valle, 103; 7) Clemente Lunardi, 90; 8) Sérgio Ribas, 85; 9) Leo Burti, 76; 10) Miguel Paludo, 72; 11) Guilherme Figueirôa, 64; 12) Elias Azevedo, 50; 13) Daniel Paludo, 50;14) Beto Posses, 47; 15) Lucas Molo, 39; 16) Otávio Mesquita, 38; 17) Charles Reed, 35; 18) Constantino Júnior, 34; 19) Omilton Visconde Júnior, 32; 20) Adalberto Baptista, 25; 21) Danilo Fernandez, 24; 22) Esio Vichiese, 17; 23) Felipe Johannpeter, 13; 24) Marcos Barros, 12; 25) Antônio Hermann, 12; 26) Bernardo Parnes, 9; 27) Ricardo Vianna, 7; 28) Marcelo Ometto, 4; 29) Marcelo Franco, 4; 30) Cristiano Piquet, sem pontos.

Foto – Ricardo Baptista (Crédito: Jorge Sá).

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