trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Equipe de engenharia da Porsche GT3 Cup recebe treinamento de referência mundial em análise de dados

A temporada 2015 da Porsche GT3 Cup Challenge já começou. E foi bem antes dos carros irem para a pista: a categoria trouxe o belga Jörge Segers, referência mundial em análise de dados para motorsport, para um seminário especialmente preparado para sua equipe de engenharia. Todo o time da sede e de pista da Porsche GT3 Cup participou de dois cursos de análise, em um total de 20 horas de conteúdo divididos em dois dias.

Os assuntos abordados foram introdução à aquisição e análise de dados, visualização de dados, confiabilidade do veículo, comparação de performance, análise de performance do piloto, análise de performance do veículo, particularidades das pistas e estratégia de corrida, com material especialmente preparado para as características da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.

“O seminário nos trouxe uma visão muito avançada e moderna sobre o assunto. Consideramos o curso um upgrade valioso pra nos manter atualizados no que há de mais moderno em técnicas e tecnologias de análise de dados”, afirmou Enzo Morrone, Engenheiro-Chefe da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil. “O maior dos ganhos, com certeza, é o aumento substancial no nível de análise dos profissionais da categoria. O que aprendemos e colocaremos em prática beneficiará diretamente os pilotos da Porsche GT3 Cup”.

Segers, que é chefe de análise de dados de equipe na DTM (o campeonato de turismo alemão) e trabalha para equipe oficiais da Audi Motorsport em competições pelo mundo, é também referência acadêmica no assunto – seu livro “Analysis Techniques for Racecar Data Acquisition” é o que há de mais atual em análise de dados para o esporte a motor.

O curso, ministrado na sede da Porsche GT3 Cup Challenge em São Paulo, permitiu que Segers conhecesse a moderna oficina e participasse de um treino da categoria em Interlagos. Esta é a segunda vez que o profissional belga transmite seus conhecimentos à Porsche GT3 Cup: em 2010, a equipe de sede da categoria participou de um seminário similar, focado nas tecnologias disponíveis na época.

“Foi uma experiência de sucesso. O curso com Segers faz com que nosso método de análise de dados evolua ainda mais. Além disso, contribui muito para o aumento de performance dos pilotos”, acredita Enzo. “Com Segers mais próximo da categoria, soluções e atualizações técnicas estão muito mais próximas da Porsche GT3 Cup.”

PARCEIROS