Garanta Seu Ingresso

Porsche GT3 Cup inicia fase decisiva em Curitiba

As provas 9 e 10 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, que acontecerão neste sábado (30 de agosto) no autódromo de Curitiba, marcam o início da fase decisiva da temporada. Liderado pelo gaúcho Miguel Paludo, vencedor das provas realizadas nessa mesma pista em junho, o atual campeonato vem sendo um dos mais disputados da história da categoria, com cinco pilotos na luta direta pelo título. A programação em Curitiba começa na quinta-feira (28), com a realização de três sessões de testes.

Com o campeonato entrando em sua segunda metade, os pilotos começam a fazer contas para saber sua real situação em relação aos adversários. A vantagem de Paludo, por exemplo, cai pela metade (de 22 para 11 pontos) quando é aplicado o descarte obrigatório das duas piores pontuações de cada piloto. E a própria vice-liderança muda de mãos: aplicados os descartes, Tom Valle supera Clemente Lunardi por um ponto. Constantino Júnior, quarto colocado e já sem resultados a descartar, fica bem mais próximo dos pilotos que estão à frente. Beto Posses mantém o quinto lugar, mas os descartes fazem Ricardo Baptista, sétimo colocado, superar Otávio Mesquita, sexto na pontuação sem descarte. Baptista, atual campeão da categoria, é o piloto que mais venceu em Curitiba (três vezes). Mesmo estando distante dos líderes, pode entrar na briga se voltar a vencer na pista paranaense.

Além deles, pilotos como Marcelo Ometto e Marcel Visconde podem aparecer entre os primeiros. Foi em Curitiba que estes dois pilotos estiveram muito próximos de suas primeiras vitórias no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. E não se pode esquecer do único piloto “da casa”, Sérgio Ribas. Superada a fase de recuperação da fratura exposta em um dedo da mão direita (que o obrigou a ficar fora das provas 5 e 6, realizadas justamente em Curitiba), Ribas entra na pista como forte candidato a um lugar no pódio.

As provas de Curitiba marcam também o retorno do piloto paulista Charles Reed ao Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Sétimo colocado no campeonato de 2005 (único em que disputou todas as provas), Charles tem em seu currículo a vitória nos 500 Km de Interlagos, em 2005, e o título paulista da Spider Race (classe Light), em 2006.

A programação das provas 9 e 10 é a seguinte:

Quinta-feira, 28 de agosto
13:00 às 13:40 − primeira sessão de testes
15:30 às 16:10 − segunda sessão de testes
16:50 às 17:20 − terceira sessão de testes

Sexta-feira, 29 de agosto
11:00 às 11:50 − treino livre 1
13:30 às 14:10 − treino livre 2
16:10 às 16:40 − treino classificatório

Sábado, 30 de agosto
11:00 − largada da prova 9 (25 minutos mais uma volta)
15:00 − largada da prova 10 (25 minutos mais uma volta)

Classificação do campeonato após oito provas (entre parênteses, o total de cada piloto após a aplicação do descarte das duas piores pontuações):
1) Miguel Paludo, 122 pontos (102); 2) Clemente Lunardi, 100 (90); 3) Tom Valle, 94 (91); 4) Constantino Júnior, 89 (89); 5) Beto Posses, 85 (78); 6) Otávio Mesquita, 77 (72); 7) Ricardo Baptista, 74 (74); 8) Marcelo Ometto, 61 (61); 9) Antônio Hermann, 58 (52); 10) Marcel Visconde, 51 (51); 11) Maurizio Billi, 50 (45); 12) Haroldo Pinto, 47 (47); 13) Luís Zattar, 43 (43); 14) Marcos Barros, 28 (28); 15) Valter Rossete, 24 (24); 16) Sérgio Ribas, 24 (24); 17) Henry Visconde, 11 (11); 18) Walter Salles, 10 (10); 19) Danilo Fernandez, 10 (10); 20) Adalberto Baptista, 9 (9); 21) Omilton Visconde Jr., 7 (7); 22) Guilherme Figueirôa, 5 (5).

Todos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama. O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem apoio de Stuttgart Sportcar, Yokohama, Beta, Mobil, Racing e Ecopads.

PARCEIROS