Porsche GT3 Cup Challenge: pelo 4º ano seguido, o desafio de um novo circuito
O Porsche GT3 Cup Challenge chega à sua nona temporada e ao décimo circuito de sua história. A abertura da temporada acontecerá no Algarve, em Portugal, no dia 6 de abril. Oito dias depois, o autódromo de Montmeló, próximo a Barcelona, receberá pela primeira vez os Porsches da série brasileira, reconhecida como Internacional pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) há poucas semanas.
Quando a primeira temporada do Porsche GT3 Cup Challenge foi iniciada, em abril de 2005, a intenção dos organizadores era fazer todas as corridas em Interlagos, já que a sede da equipe fica em São Paulo e quase todos os pilotos participantes eram paulistas. “Não foi preciso muito tempo para perceber que o potencial da categoria comportava a realização de corridas em outros autódromos”, recorda Dener Pires, diretor da categoria. Em agosto daquele mesmo ano, os Porsches 911 GT3 Cup estavam no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), para a realização de uma rodada dupla, sem valer pontos para o campeonato. Em 2006, Curitiba foi incorporada ao calendário e permanece nele até hoje.
Em 2007, a abertura do campeonato marcou a entrada do Autódromo Nelson Piquet, no Rio de Janeiro. Embora descaracterizado devido à construção de arenas esportivas para os jogos pan-americanos daquele ano, o belo e seletivo circuito carioca foi mantido no calendário até 2011. No ano seguinte, foi fechado e demolido: em seu lugar, serão erguidas instalações para os jogos olímpicos de 2016. Também em 2007, o Porsche GT3 Cup Challenge realizou o (por enquanto) único evento de sua história no autódromo de Santa Cruz do Sul (RS). Inicialmente, esta prova estava programada para Interlagos, mas o traçado paulista foi temporariamente interditado para a realização de obras para o GP do Brasil de F1 daquele ano.
No primeiro semestre de 2010, o Porsche GT3 Cup Challenge esteve pela primeira vez no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). O circuito havia sido inaugurado apenas uma semana antes. Em setembro, a categoria fez seu primeiro evento no exterior – mais precisamente em Buenos Aires, na Argentina. O sucesso motivou a ida para a Europa em 2011, ano em que a abertura do campeonato aconteceu no autódromo de Estoril, em Portugal.
A temporada de 2012 teve como novidades a chegada ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão (Portugal), e a realização da corrida de inauguração do Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Com a ida a Barcelona em 2013, o Porsche GT3 Cup Challenge correrá no décimo autódromo diferente de sua história. “Para os pilotos, a realização de uma corrida em um traçado desconhecido é sempre um novo desafio. Este é um dos atrativos da categoria e tudo vem dando certo para que esta proposta seja mantida”, finaliza Dener Pires.