Garanta Seu Ingresso

Farah e Ambrósio começam na frente pela Challenge em Curitiba, enquanto Rodrigo Mello e Guto Oni dominam na Light

Gilberto Farah foi o “dono” do primeiro lugar nas folhas de tempo no primeiro dia de treinos da Porsche Challenge em Curitiba. Ele terminou na frente em três das quatro sessões de treinos livres realizados nesta quinta-feira, ficando atrás apenas de Carlos Ambrósio na última parte do dia. Os treinos foram realizados em conjunto com os carros da categoria Light. Nesta última, Rodrigo Mello foi o mais rápido do dia.

Farah e Ambrósio foram os dois nomes dominantes nas quatro sessões. O único piloto que se intrometeu na disputa particular dos dois foi Eduardo Azevedo, segundo colocado na primeira parte do treino. Rodolfo Ometto, Fábio Alves, Luciano Pezzangora e Elias Azevedo foram os outros pilotos que figuraram entre os seis primeiros lugares nos resultados finais dos treinos.

Uma das novidades nesta etapa é a diferenciação dos carros inscritos na Porsche Light. A partir desta etapa, eles passam a ter aproximadamente 370 cv (50 cv a menos que os da Challenge) e maior downforce, resultante de ajustes aerodinâmicos. “Esta é uma categoria de acesso e estas mudanças ajudam a promover um pleno desenvolvimento dos pilotos inscritos nela, além de aumentar a segurança”, explica Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge. Outra intenção contida nestas mudanças foi destacar os pilotos da Light, inclusive no aspecto visual. Os carros da Light passam a ser identificados pela numeração azul, enquanto os da Challenge continuam com números vermelhos. Com essas modificações, a diferença entre os carros das duas categorias passa a ser de aproximadamente 2 segundos por volta − a mesma que separa os carros da Challenge dos da Cup, cujos motores têm 450 cv. Rodrigo Mello foi o mais rápido no primeiro dia de treinos com a nova configuração.

Os pilotos inscritos na Light continuam pontuando normalmente na classe mais potente. Tom Filho, líder da Light, aprovou as mudanças. “Eu acho que ela veio a calhar. Ninguém aqui é profissional e a readequação da potência vai trazer os pilotos para uma realidade diferente”, afirmou. “Haverá uma disputa entre nós, da Light, e acaba aquela compulsão de tentar chegar nos carros da Challenge. Não temos obrigação nenhuma de buscar ninguém da Challenge e agora isso fica mais claro. A Light tem que ser encarada como uma categoria de acesso e como tal ela se presta perfeitamente”, finalizou.

Os pilotos voltam à pista nesta sexta-feira para a disputa de dois treinos livres e dos treinos classificatórios para as provas 10 e 11 – estes, bem como as corridas, com transmissão ao vivo pelo portal Terra (www.terra.com.br). Veja os horários abaixo.

GT3 Challenge + Light – Treino opcional 1 – parte 01
1) 81-Gilberto Farah, 1:23.572
2) 88-Eduardo Azevedo, 1:23.682
3) 8-Rodolfo Ometto, 1:23.926
4) 18-Carlos Ambrósio, 1:23.982
5) 16-Ludovico Pezzangora, 1:24.353
6) 63-Fábio Alves, 1:24.410
7) 21-Elias Azevedo, 1:24.627
8) 17-Marcelo Stallone, 1:24.641
9) 93-Guto Oni (L), 1:28.023
10) 19-Rick Lisboa (L), 1:28.483
11) 15-James Franco (L), 1:30.085
12) 90-Peter Ficker (L), 1:30.175
13) 53-Mayara Bianchi (L), 1:30.350
14) 35-Rodrigo Souza (L), 1:31.473
15) Luís Carvalho (L), 1:35.408

GT3 Challenge + Light – Treino opcional 1 – Parte 02
1) 81-Gilberto Farah, 1:23.259
2) 18-Carlos Ambrósio, 1:23.462
3) 8-Rodolfo Ometto, 1:23.463
4) 88-Eduardo Azevedo, 1:23.734
5) 21-Elias Azevedo, 1:23.832
5) Fábio Alves, 1:24.101
7) 16-Ludovico Pezzangora, 1:24.133
8) 17-Marcelo Stallone, 1:24.493
9) 93-Rodrigo Mello (L), 1:26.744
10) 19-Tom Filho (L), 1:27.330
11) 53-Rodolfo Toni (L), 1:27.763
12) 35-Rodrigo Souza (L), 1:28.497
13) 15-Rogério Wehmuth (L), 1:29.527
14) 22-Luís Carvalho (L), 1:34.080
15) 90-Roberto Mello (L), 1:34.140

GT3 Challenge + Light – Treino opcional 2 – Parte 01
1) 81-Gilberto Farah, 1:23.008
2) 18-Carlos Ambrósio, 1:23.495
3) 88-Eduardo Azevedo, 1:23.735
4) 8-Rodolfo Ometto, 1:23.880
5) 16-Ludovico Pezzangora, 1:24.294
6) 63-Fábio Alves, 1:24.371
7) 21-Elias Azevedo, 1:24.453
8) 17-Marcelo Stallone, 1:25.080
9) 93-Guto Oni (L), 1:27.056
10) 19-Rick Lisboa (L), 1:27.077
11) 90-Peter Ficker (L), 1:27.376
12) 15-James Franco (L), 1:27.506
13) 53-Mayara Bianchi (L), 1:28.498
14) 35-Rodrigo Souza (L), 1:29.050
15) Luís Carvalho (L), 1:30.167

GT3 Challenge + Light – Treino opcional 2 – Parte 02
1) 81-Gilberto Farah, 1:23.345
2) 18-Carlos Ambrósio, 1:23.749
3) 88-Eduardo Azevedo, 1:23.902
4) 16-Ludovico Pezzangora, 1:24.115
5) 21-Elias Azevedo, 1:24.168
6) 8-Rodolfo Ometto, 1:24.176
7) 17-Marcelo Stallone, 1:25.009
8) 93-Rodrigo Mello (L), 1:27.038
9) 19-Tom Filho (L), 1:27.753
10) 53-Rodolfo Toni (L), 1:28.186
11) 15-Rogério Wehmuth (L), 1:29.514
12) 35-Rodrigo Souza (L), 1:29.715
13) 22-Luís Carvalho (L), 1:29.993
14) 90-Roberto Mello (L), 1:32.113

Sexta-feira, 20 de setembro de 2013:
09:30 – 10:15 (45’) Treino Livre 1 Porsche GT3 CUP
10:20 – 10:43 (23’) Treino Livre 1 – Parte 1 Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
10:53 – 11:16 (23’) Treino Livre 1 – Parte 2 Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
13:00 – 13:45 (45’) Treino Livre 2 Porsche GT3 CUP
13:50 – 14:13 (23’) Treino Livre 2 – Parte 1 Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
14:23 – 14:46 (23’) Treino Livre 2 – Parte 2 Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
15:20 – 15:40 (20’) Classificação – C1 Porsche GT3 CUP
15:45 – 15:55 (10’) Classificação – C2* Porsche GT3 CUP
* Somente para os 10 primeiros colocados no C1.
16:05 – 16:15 (10’) Classificação – C1* Porsche GT3 CHALLENGE
*Válida para prova 2
16:20 – 16:30 (10’) Classificação – C1 – Grupo A* Porsche GT3 LIGHT
*Válida para prova 2
16:35 – 16:45 (10’) Classificação – C2* Porsche GT3 CHALLENGE
*Válida para prova 1
16:55 – 17:05 (10’) Classificação – C2 – Grupo B* Porsche GT3 LIGHT
*Válida para prova 1

Sábado, 21 de setembro de 2013:
10:00 – 10:50 (50’) Prova 9 – Porsche GT3 CUP
11:00 – 11:50 (50’) Prova 1 – Grupo B – Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
13:00 – 13:50 (50’) Prova 2 – Porsche GT3 CUP
14:00 – 14:50 (50’) Prova 2 – Grupo A – Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT

Horários sujeitos a alteração sem aviso prévio.

PARCEIROS