Garanta Seu Ingresso

Dener Motorsport trabalha intensamente nos Porsches para a 24 Horas de Daytona

Muito mais que 24 horas. Para a Dener Motorsport, única equipe brasileira inscrita na 24 Horas de Daytona, o trabalho de preparação para uma das mais importantes provas de longa duração do calendário mundial de automobilismo já dura mais de três meses. A equipe permanece em Miami para finalizar a preparação e acerto dos Porsches 911 GT3 Cup, além de fazer treinos de pit stops e estudos de estratégias e dinâmicas de corrida. Nesta semana, a equipe confirmou que Felipe Giaffone, campeão brasileiro e sul-americano de Fórmula Truck e ex-piloto da Fórmula Indy, vai se juntar ao grupo de pilotos formado por Clemente Lunardi, Constantino Júnior, Marcel Visconde, Nonô Figueiredo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello e Tony Kanaan.

A 24 Horas de Daytona é válida para o campeonato Grand Am Series, que divide os carros nas categorias DP (Daytona Protótipos, carros especiais de competição equipados com motores derivados de carros de rua) e GT (Grand Touring, modelos esportivos de produção em série). O Porsche 911 GT3 Cup, modelo da marca homologado para a Grand Am, recebe diversas modificações para se enquadrar ao regulamento específico do campeonato. Três delas são obrigatórias: santantônio, tanque de combustível FIA GT3 e asa traseira. “Mas são permitidas outras alterações para aumentar o desempenho e a durabilidade”, ressalva Vinicius Quadros, um dos engenheiros responsáveis pela preparação dos 911 GT3 Cup para Daytona.

Além das mudanças obrigatórias, os carros da Dener Motorsport receberam paralamas maiores (para se adequar às dimensões dos pneus e rodas utilizados em Daytona); capô dianteiro adaptado para receber bocal de abastecimento rápido; câmbio fabricado pela Porsche especialmente para provas de longa duração, com relações de marcha adequadas para velocidades de até 310 km/h esperadas em Daytona; mudanças em molas e amortecedores; motor de 4,0 litros com os mesmos 450 cv de potência do motor de 3,8 litros original do 911 GT3 Cup, mas capaz de oferecer maior torque nas saídas de curvas de baixa velocidade; e cockpit com novo sistema de ventilação e comandos internos de barras de torção da suspensão.

“Não é exagero dizer que os carros foram totalmente refeitos”, explica Vinicius Quadros. “Até porque cada modificação obriga a fazer outras. para que o novo tanque funcione adequadamente, é necessário substituir parte do chicote elétrico do carro. O motor e o câmbio novos exigem remapeamento da ECU”, esclarece. O tanque original do 911 GT3 Cup tem 90 litros de capacidade, enquanto o Premier FIA FT3 exigido para Daytona recebe 100 litros de combustível.

A preparação dos dois Porsche 911 GT3 Cup que serão utilizados na 24 Horas de Daytona começou a ser feita no ano passado, na oficina da sede do Porsche GT3 Cup Challenge. Os carros foram então enviados para Daytona, onde participaram dos testes realizados entre os dias 4 e 6 de janeiro. Na sessão final, em que foram obtidos os melhores tempos, o carro 20 percorreu 160 voltas e ficou em 10° lugar na categoria GT, enquanto o 21 terminou em 14° após 132 voltas percorridas. Nestes testes, o principal objetivo da Dener Motorsport foi encontrar o melhor acerto dos carros e conhecimento da pista. “Numa corrida de 24 horas, a posição de largada não é determinante para o resultado final”, explica Dener Pires, cuja equipe tem vitórias em provas como Mil Milhas Brasileiras, 500 Quilômetros de Interlagos e 1000 km de Brasília. “O importante é ter um carro rápido, confiável e capacitado a manter um ritmo veloz e seguro durante toda a prova. Isso, aliado ao trabalho eficiente da equipe de box, é que vai possibilitar um bom resultado final.” Além de participar com carros preparados no Brasil, todos os 15 integrantes da Dener Motorsport são brasileiros.

A programação da 24 Horas de Daytona é esta (com horários do Brasil, três horas à frente do horário do estado da Flórida):

Quinta-feira, 24 de janeiro
16:15 às 16:45 – Treino livre (categorias GT e Protótipo)
18:40 às 18:55 – Treino Classificatório (Protótipo)
19:10 às 19:25 – Treino Classificatório (GT)
21:00 às 23:00 – Treino livre (GT e Protótipo)

Sexta-feira, 25 de janeiro
13:30 às 14:30 – Treino livre

Sábado, 26 de janeiro
18:30 – Largada, 51ª edição da 24 Horas de Daytona

Domingo, 27 de janeiro
18:30 – Chegada, 24 Horas de Daytona

PARCEIROS