trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Porsche GT3 Cup 2011: novas categorias e caráter internacional

Com a realização de dois dias de testes em Interlagos, nesta quinta e sexta-feira (3 e 4 de fevereiro), o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil dá a largada para a temporada de 2011. Além da realização de duas provas no exterior, com a etapa de abertura sendo realizada em Estoril, Portugal, e a segunda em Buenos Aires, na Argentina, a categoria passará a contar com a segunda geração do Porsche 911 GT3 Cup “997”, ainda mais velozes e evoluídos.

A chegada dos novos carros motivou uma mudança na nomenclatura das duas divisões do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Os “997 II”, equipados com motor de 3,8 litros e 450 cv de potência, competirão na “Porsche Cup”. Os 997 equipados com motor de 3,6 litros e 420 cv passam a competir na “Porsche Challenge”, substituta da categoria Light, que usava os Porsche 911 GT3 Cup “996” com motor de 3,6 litros e 400 cv.

A primeira unidade do “997 II” chegou ao Brasil no ano passado. Durante os treinos para os 500 Quilômetros de Interlagos, em novembro, o carro foi levado à pista para que o piloto consultor do Porsche GT3 Cup, Max Wilson, completasse cerca de 10 voltas em ritmo moderado para amaciar o conjunto, fazer um shakedown e coletar dados. Na última volta, Max recebeu orientação de Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, para andar mais rápido e estabelecer um parâmetro de desempenho. Sem explorar o limite do carro, Max fez o tempo de 1:39.202, superando o atual recorde da categoria (1:39.838, estabelecido em agosto por Alex Barros) em mais de meio segundo. Com a chegada do “997 II”, o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil entrará em sua terceira evolução técnica, mantendo-se a par com os carros utilizados no Porsche Supercup, o campeonato que acompanha os GPs de F1 realizados na Europa e Oriente Médio.

Todas essas novidades criam expectativas muito positivas para o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Considerado um dos melhores campeonatos de automobilismo do Brasil pela mídia especializada, ele teve em 2010 um número recorde de participantes (38 pilotos na categoria 997 e 25 na Light) e um prêmio inédito no automobilismo brasileiro (um carro clássico, Porsche 356B ano 1962) sorteado entre um de seus pilotos. “A temporada de 2010 foi excelente para o Porsche GT3 Cup. Mas automobilismo é sinônimo de evolução e não podemos ficar parados. Tenho certeza de que em 2011 o campeonato vai crescer ainda mais”, confia Dener.

Os testes de pré-temporada em Interlagos acontecerão somente para os pilotos da Porsche Challenge, já que os carros da Porsche Cup serão enviados diretamente da fábrica da Porsche Motorsport, em Stuttgart, para Estoril. Nesta quinta-feira (03/02), os carros vão para a pista das 14:00 às 17:30, em duas sessões de uma hora cada. Na sexta (04/02), os testes acontecerão das 9:30 às 13:00, também divididos em duas sessões de uma hora.

PARCEIROS