trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Uma nova sinfonia na Carrera Cup em 2023

A temporada 2023 da Porsche Carrera Cup começou com uma novidade sonora em Interlagos. A nova geração dos carros de competição mais produzidos do planeta, que desembarcou no Brasil no ano passado, trouxe como sua grande mudança para a temporada 2023 o sistema de escapamento.

A categoria adotou nos 29 bólidos da geração 992 o mesmo sistema de escape utilizado na Porsche Mobil 1 Supercup, o campeonato mundial da Porsche.

E a mudança veio de última hora, mas a equipe da Porsche Cup Brasil conseguiu, em apenas três dias, entregar um novo ronco para todos os carros da Carrera Cup.

“Foi uma missão de última hora, mas conseguimos fazer tudo isso em apenas três dias! Fomos pegos um pouco de surpresa, mas a equipe estava preparada e entregou tudo em perfeitas condições para a primeira atividade de pista. O novo ronco dos motores traz ainda mais emoção para os fãs da categoria que tem esse elemento extra para acompanhar.” Disse Zé, responsável por motores e câmbios da categoria.

A novidade foi bem aceita pelos pilotos também. Marçal Muller, primeiro vencedor do 992 no Brasil comentou:

“O ronco está mais encorpado! Muito mais gostoso para o público poder curtir as corridas! Para nós pilotos também é uma nova sensação do carro que deixa ainda mais legal nossa pilotagem.”

Já Georgios Frangulis, que por duas oportunidades acelerou na Supercup, onde o mesmo sistema de escapamento é utilizado, pontuou sobre a chegada do sistema no Brasil.

“Me surpreendi muito, na Supercup você sente dentro do carro uma vibração diferente por conta do sistema de escape. Apesar de estarmos na mesma velocidade, temos uma sensação muito diferente, de mais emoção e velocidade! É perceptível que o som é mais forte, robusto e de que algo está acontecendo debaixo do capô do carro. É uma iniciativa que é sucesso na Supercup e trazer para cá é muito bom, tem todo meu apoio!”

Piloto da classe Rookie, Gustavo Farah também aprovou as mudanças feitas no sistema de escapamento do carro. O piloto do #44 disse que os pilotos ganham mais resposta e velocidade no fim da reta, mesmo tendo comprometido um pouco na saída de curva.

“É uma conexão muito mais intensa com o carro, você consegue entender melhor onde está a rotação do motor pelo som que ele está te passando. No ano passado ele estava em restrição máxima, hoje o sistema utilizado passa mais a sensação de estar mais perto do motor do carro e não causa mais poluição do que o anterior.”

As novidades acústicas da temporada 2023 da Porsche Cup podem ser conferidas ao vivo em Interlagos na primeira etapa do ano, As corridas acontecem no sábado e no domingo no palco que mais vezes recebeu a categoria em sua história.

PARCEIROS