Temporada 2013: Um ano de muitas emoções!
A temporada de 2013 do Porsche GT3 Cup Challenge começou com enorme sucesso. Os circuitos de Algarve e Barcelona, que marcaram a “fase europeia” do campeonato, tiveram corridas de altíssimo nível, que ofereceram grandes emoções e ratificaram a categoria como uma emocionante série internacional chancelada pela FIA, autoridade máxima do automobilismo mundial.
Em Barcelona, três ex-pilotos de Fórmula 1 estiveram no cockpit dos Porsches: Ricardo Rosset (participante habitual da Porsche Cup), Roberto Moreno e Jochen Mass, que fizeram testes com os modelos das categorias Cup e Challenge, respectivamente. Moreno e Mass elogiaram muito o sistema de disputa da categoria, em que todos os carros são entregues aos pilotos em igualdade de condições. A participação em Barcelona teve ainda o atrativo extra de integrar o Espíritu de Montjuïc, que apesar de recente (esta foi a quarta edição) já é um dos mais importantes eventos de carros de corrida históricos da Europa.
Na fase brasileira do campeonato, o Porsche GT3 Cup Challenge terá mais sete etapas. Como em 2012, três delas integrarão eventos de grande porte: a 6 Horas de São Paulo (etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance-WEC), em setembro; o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em novembro; e a etapa final da Stock Car, a Corrida do Milhão, em dezembro. Todas estas corridas acontecerão em Interlagos.
Na pista, a novidade é a criação da Porsche Cup Master, aberta somente a pilotos da Porsche Cup que tiverem pelo menos 50 anos (ou que completarem essa idade no ano da temporada em curso). Em cada prova da Porsche Cup, os pilotos inscritos na Master terão um pódio exclusivo e marcarão pontos em uma tabela em separado, sem prejuízo para as colocações obtidas na classificação geral. O sistema de pontuação e os descartes são idênticos aos da Porsche Cup. É mais uma iniciativa da categoria para criar uma competição equilibrada e em igualdade de condições.
Outro grande passo do Porsche GT3 Cup Challenge em 2013 foi o acordo com o portal Terra, que transmitirá todas as etapas ao vivo. O programa Auto Mais, da Band, também passa a dedicar um espaço privilegiado à categoria. Esses dois canais de divulgação se somam às transmissões em VT do canal aberto Bandeirantes e do canal por assinatura SporTV.
Novas emoções já são aguardadas para 2014. Em Barcelona, os pilotos tiveram o primeiro contato com o novo Porsche 911 GT3 Cup, com motor de 460 cv. Este carro passou a ser usado em 2013 no Porsche Supercup (o campeonato que acompanha o calendário da Fórmula 1 na Europa e Ásia) e estará disponível para os demais campeonatos monomarca da Porsche a partir do ano que vem. O Porsche GT3 Cup Challenge é um deles. Aguardem!