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Resumo do Quali: Endurance Challenge

Os 72 pilotos inscritos na prova de abertura do Endurance Challenge foram para a pista em oito grupos separados, cada um com 8 minutos de pista liberada. Os 26 carros da Carrera Cup tiveram sessões exclusivas para cada subcampeonato, enquanto os dez carros da Challenge correram todos juntos.

Os primeiros a acelerar foram os titulares da divisão Rookie da Carrera Cup. A batalha ficou entre os carros #15, #25 e #0, respectivamente com Leo Sanchez, Paulo Sousa e Sylvio de Barros. Eles estavam ordenados na sessão nesta ordem, separados por apenas 0.117s. Eis que De Barros cravou uma volta voadora registrando 1:37.228. Assim livrou expressivos 0.816s sobre Sanchez.

A seguir vieram para a pista os 13 titulares da Carrera Sport. Georgios Frangulis foi o primeiro a andar rápido, desbancando a marca de De Barros do topo da tela de cronometragem. Depois Lucas Salles, Lineu Pires, Francisco Horta e Peter Ferter o superaram.

Pires abriu a volta final na liderança, com 0.346s de vantagem sobre Salles. Sua marca de 1:36.176 liderou a sessão. Salles foi o segundo mais veloz, com margem mínima de 0.005s sobre Frangulis. Este tinha 0.014s sobre Horta. Franco Giaffone fechou o top5, a 0.563s do melhor tempo.

Por último vieram os seis carros enquadrados na Carrera geral. Rodrigo Mello foi o primeiro a registrar uma volta competitiva, mas logo foi superado por Fefo Barrichello. Então Werner Neugebauer assumiu a vice-liderança geral, faltando 1:30 para o acionamento da quadriculada.

Marçal Müller cravou 1:35.515, até então a melhor volta do fim de semana -e mais rápido que a marca da pole de Nicolas Costa na abertura do campeonato de sprint quando nenhum carro levava lastro. Werner veio logo a seguir, a 0.163s.

Ao término da sessão dos titulares da Carrera Cup, os sete primeiros vinham separados por apenas 1s e os 15 primeiros por 1.326.

Então vieram os convidados da Carrera Rookie. A bordo do carro #0, Caio Collet tinha uma boa margem para administrar sobre a concorrência, favorecido pelo trabalho de De Barros mais cedo.

Mas o titular da FIA Fórmula 3 não quis saber de poupar. Tratou de cravar 1:34.895, o melhor tempo do carro da geração 992 na história, um centésimo mais lento que o recorde da categoria em Interlagos, estabelecido por Rodrigo Baptista em 2018. Ele ainda tinha os dois primeiros trechos roxos na volta seguinte, mas recolheu para box.

Átila Abreu foi o segundo mais veloz do grupo, a 0.468s. Galid Osman veio logo a seguir, 0.023s do carro #15.

Quando os convidados da Carrera Sport passaram a marcar suas voltas competitivas, Rubens Barrichello foi o mais veloz. Depois acabou superado por Nicolas Costa, Nelson Piquet Jr, Luiz Razia e Cesar Ramos.

Na bandeirada do grupo, liderança para Costa, com 1:34.983. Piquet foi segundo, com Rubinho em terceiro. Mas a pole na classe ficou com o #888, de Beto Gresse e Lineu Pires, catapultado pela marca deste na primeira parte do treino.

A fase final do quali da Carrera Cup, para os convidados da geral, teve Gui Salas começando o trabalho na frente com o carro #1. Mas Enzo Elias logo cravou 1:35.161, garantindo a pole para o carro #544. Ricardo Zonta terminou em quinto no grupo e o Porsche #8 vai largar por fora na primeira fila.

Na segunda fila parte o #1, de Alceu Feldmann e Gui Salas, à frente do #888, de Pires e Gresse (poles na Sport). O #111, dos irmãos Dudu e Fefo Barrichello completa o top5.

A seguir foram para a pista os carros da classe Challenge, com os titulares. Quem fechou a sessão na frente foi o #5, do líder do campeonato de sprint Marcelo Tomasoni, o único carro do grid enquadrado na classe Challenge geral. A seguir veio Israel Salmen, a 0.822s, liderando nas classes Rookie e Sport.

Na fase para os convidados, Rafa Martins cravou a melhor volta dos carros da geração 991.2, com 1:37.596. Rendeu à dupla do #133 o segundo lugar no geral e pole nas classes Sport e Rookie. Mas a posição de honra ficou com o #5, de Marcelo Tomasoni e Gerson Campos.

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