trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Porsche Império Carrera Cup 3.8: em Curitiba, Felipe Baptista é o mais jovem pole position da história da categoria

A Porsche Império Carrera Cup consagrou nos qualificatórios de Curitiba dois pole-positions que não têm carteira de motorista para dirigir na rua. Ambos consagrados com bolsas do Porsche Junior Program.

Pela 3.8 a posição de honra ficou com Felipe Baptista, 16. Representante da Academia Shell Racing, ele se consagrou em Interlagos como o mais jovem vencedor de uma corrida de Porsche em todos os tempos (na ocasião, tinha 15 anos 312 dias de idade).

Como em Interlagos na abertura da temporada, as tomadas de tempo mostraram fortes disputas do início ao fim. E, como em Interlagos, pilotos da GT3 Cup avançaram à fase final.

No Q1, tanto na 4.0 quanto na 3.8, a disputa pelo décimo tempo foi nos centésimos de segundo: 11º colocado na sessão, Carlos Ambrósio ficou a apenas 0s036 de Eloi Khouri, enquanto na 3.8 a diferença entre o 11º, Cesar Urnhani, e o décimo, Marco Billi, foi de 0s174.

Nas fases decisivas dos treinos não foi diferente, com os poles adolescentes abrindo pouca vantagem sobre a concorrência.

Na 3.8, Felipe Baptista vai dividir a primeira fila com Matheus Iorio, outro competidor egresso do Porsche Junior Program. Atual campeão da Stock Car Light, o estreante Raphael Reis larga em terceiro. Enzo Elias parte em quarto e o também estreante Gustavo Kiryla é o quinto no grid. Chico Horta, em sexto, é o melhor representante da classe GT3 Cup.

Na etapa de Curitiba, em virtude dos grids cheios, a Porsche Império Carrera Cup volta a realizar quatro largadas. A classe 4.0 abre a programação às 11h25, com a primeira prova da 3.8 às 12h09. As provas com inversão de grid acontecem à tarde: a 4.0 larga às 14h20, e, a 3.8, às 15h04. Todas as corridas têm previsão de 25 minutos mais uma volta.

A jornada é exibida pelos canais Sportv e pelos canais oficiais da Porsche Império Carrera Cup no Facebook e Youtube, além do portal Grande Prêmio.

Pela primeira vez nos 15 anos de história da categoria, haverá operação de arquibancadas em Curitiba. Os ingressos estão à venda por R$ 30 na bilheteria do autódromo.

Os treinos

3.8

O treino da 3.8 começou com Gustavo Kiryla fazendo 1m22s950, ficando à frente de Felipe Baptista e Enzo Elias. Logo depois, Elias melhorou para 1m21s581, enquanto Kiryla baixou para 1m21s963 – os dois foram os primeiros a baixar da casa de 1m22.

Faltando nove minutos para o fim, Nelsinho Marc deu uma escapada no fim da reta oposta e ficou preso na caixa de brita, o que causou uma bandeira vermelha e a consequente interrupção do treino para a retirada do Porsche.

Na retomada da sessão, Matheus Iorio entrou na briga e fez 1m21s753, pulando para segundo Logo depois, Iorio melhorou para 1m21s493 e tomou a liderança, enquanto Raphael Reis subiu para terceiro, com 1m21s898.

A dois minutos da bandeira quadriculada, Ayman Darwich rodou na entrada da reta dos boxes mas conseguiu evitar a batida e voltou ao traçado sem ser atingido por nenhum adversário que vinha atrás, sobretudo Cesar Urnhani.

Além de Iorio, Elias e Reis, garantiram vaga no Q2 Gustavo Kiryla, Felipe Baptista, Marcelo Tomasoni, Fran Lara, Chico Horta, Nelson Monteiro e Maurizio Billi – os quatro últimos da classe GT3.

No Q2, Enzo Elias começou fazendo 1m22s249, seguido de perto por Raphael Reis, com 1m22s312, enquanto Matheus Iorio ficou na terceira colocação, com 1m22s638. No entanto, os tempos rapidamente cairiam.

Iorio assumiu a primeira colocação a cinco minutos do fim, com 1m21s387. Elias melhorou apenas para 1m21s509, e Chico Horta chegou a estar em terceiro, com um ótimo tempo de 1m21s593.

A menos de quatro minutos do fim, Iorio melhorou ainda mais, para 1m21s044, mas Felipe Baptista veio para a briga direta pela pole position ao cravar 1m21s163, com Raphael Reis logo atrás (1m21s240).

Na volta seguinte, Baptista garantiu sua primeira pole position na Porsche Carrera Cup 3.8 ao conseguir o que se chama de temporal: 1m20s963. Iorio ainda tentou um último esforço, mas a traseira escapou na chicane, e ele não melhorou o tempo.

No fim, Baptista, Iorio e Reis confirmaram as três primeiras colocações, seguidos por Enzo Elias, Gustavo Kiryla, Chico Horta (pole da classe GT3), Fran Lara, Maurizio Billi, Nelson Monteiro e Marcelo Tomasoni.

O que eles disseram:

“Eu não esperava a pole, achei que ficaria em os três primeiros. Foi uma volta absurda, tentei fazer uma parecida depois, mas acabei errando. Estou muito feliz com a Pole, é uma sensação incrível. O Fabio e o Vitor estão me ajudando bastante, a equipe está sendo sensacional. Meu irmão e eu treinamos muito no simulador, nós até brigamos pra ver quem ficar mais. Ele tem me ajudado muito na pista, estou muito feliz. Vamos com tudo na corrida amanhã.”

Felipe Baptista, pole na Carrera Cup 3.8

“O qualifying foi muito bom, porque consegui melhorar o tempo a cada treino. Desde quinta, para sexta, com pneu novo melhorei bastante, então fiquei contente com o meu tempo, independentemente de sair na pole. Corrida é corrida, e treino é treino. Em Interlagos, eu fiz a pole, foi muito bom, mas a corrida foi ruim. A perspectiva amanhã é de fazer uma tranquila, boa, aproveitando sair na frente para fazer uma corrida rápida e constante.”

Chico Horta, pole na GT3 Cup 3.8

O grid

3.8

  1. Felipe Baptista 1:20.963
  2. Matheus Iorio 1:21.044
  3. Raphael Reis 1:21.240
  4. Enzo Elias 1:21.428
  5. Gustavo Kiryla 1:21.477
  6. Chico Horta * 1:21.953
  7. Fran Lara * 1:21.734
  8. Marco Billi * 1:22.176
  9. Nelson Monteiro * 1:22.652
  10. Marcelo Tomasoni 1:22.678
  11. Cesar Urnhani * 1:22.959
  12. Urubatan Junior * 1:22.991
  13. Paulo Totaro * 1:23.041
  14. Ramon Alcaraz * 1:23.409
  15. Andre Gaidzinski * 1:23.526
  16. Ayman Darwich * 1:23.944
  17. SangHo Kim * 1:24.085
  18. Eduardo Menossi * 1:24.171
  19. Nelsinho Marc * 1:24.452
  20. Leonardo Sanchez * 1:24.745

* GT3 Cup

PARCEIROS