Garanta Seu Ingresso

Perfil do Piloto – Enzo Elias: o mais jovem campeão de Porsche no mundo

Enzo Weisheimer Elias, ou apenas Enzo Elias para os fãs e amigos da Porsche Cup Brasil. O carismático e bem-humorado piloto do carro #73 é mais uma das figurinhas carimbadas do nosso grid.

Nascido em 2002, isso mesmo, em 2002! Enzo já acelerava muito dentro dos 911 GT3 Cup desde seus 16 anos de idade, quando foi um dos destaques do Porsche Junior Program.

Muito antes de acelerar os carros de competição mais fabricados do planeta, Enzo já se destacava em outras categorias pelo Brasil. Começou no kartismo aos 11 anos de idade e ali já decidiu que o automobilismo seria não só um hobby, mas sua profissão para o resto da vida.

Enzo desde então foi um garoto prodígio nas pistas, acumulando vitórias e marcas importantes em outras categorias do automobilismo nacional.

Testou em carros de fórmula depois de seu bom desempenho no kart. Mas, foi no Junior Program da Porsche Cup onde ele se encontrou de fato. Finalista das duas edições do programa de jovens talentos da categoria, Enzo já estreou entre os principais pilotos do grid naquele mesmo ano. Sua estreia foi nos carros 3.8, se tornando um dos mais jovens pilotos da história da Porsche Cup Brasil.

Sua ascensão foi meteórica dentro da Cup, em 2019 venceu quatro corridas e cravou cinco pole-position em sua primeira temporada completa. Ao final da temporada se sagrou campeão da classe 3.8. Enzo Elias é o campeão mais jovem de qualquer campeonato da Porsche no mundo, feito que não é para poucos.

“No começo do ano, sabíamos que a gente tinha um bom ritmo e a capacidade para se sagrar campeão em 2019. Ser o mais jovem campeão de Porsche no mundo é um marco muito gratificante para mim. Isso só mostra que a preparação foi bem-feita e entregamos todo o potencial que a gente sabia que tinha. Olhar pro ano de 2019 e ver o prêmio de campeão e esse título de mais jovem campeão foi sensacional.” Disse Enzo Elias sobre uma marca que representa muito para o jovem piloto.

Em 2020 ele subiu para a Carrera Cup e começou a acelerar os 4.0 da Porsche Cup e vem mantendo a boa fase.

No certame da Carrera, Enzo já largou da posição de honra em duas oportunidades e subiu ao lugar mais alto do pódio uma vez também.

Ao todo, o piloto já largou em 41 provas diferentes pela Porsche Cup, sendo elas 34 pela Sprint Series (24 na GT3 e 10 na Carrera Cup) e sete pela Endurance Series.

Quando não está de macacão e capacete, o piloto do carro #73 é estudante universitário de Publicidade e Propaganda. Nas horas vagas, Enzo gosta de tocar violão, jogar futebol e tênis, saltar de paraquedas e, claro, fazer um bom churrasco com os amigos e a família.

Uma outra curiosidade sobre o jovem piloto é o fato de apenas em 2020 ele ter tirado sua carteira de habilitação. Sua permissão para dirigir fora dos autódromos saiu recentemente, no final do mês de outubro. Enzo completou 18 anos de idade em fevereiro deste ano. Mesmo ainda não podendo dirigir veículos motorizados nas ruas brasileiras, desde 2018 Enzo Elias já acelerava os incríveis bólidos da Porsche Cup nos autódromos do Brasil e do mundo e já se sagrou campeão antes mesmo de encarar o trânsito da vida real.

“É engraçado pensar que eu piloto um dos carros de turismo mais potentes do planeta e mais complexos de guiar e não posso pegar o carro fora do autódromo para buscar pão na padaria. Nós brincávamos muito com essa situação inusitada. E mesmo com a experiência na pista, tive que fazer todo o processo que quem está tirando carta tem que passar. Os instrutores foram muito legais comigo nesse processo todo.” Lembrou Elias com bom humor sobre a situação.

Ainda teremos muitas emoções com Enzo Elias acelerando na categoria, o piloto que tem um futuro brilhante pela frente ainda tem muita história para viver dentro dos 911 GT3 Cup.

Um cara que vive o automobilismo e tem gasolina correndo em suas veias. Ele se dedica todos os dias para melhorar dentro e fora das pistas e pretende estar dentro dos traçados até seus últimos dias. Com sonhos de desbravar as pistas mundo afora, Enzo espera poder trazer novamente ao público a emoção de acelerar um carro de corrida e dos torcedores de vibrarem por um piloto brasileiro que com certeza acelera muito.

PARCEIROS