trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Perfil do piloto: Lineu Pires

Você pode não estar muito familiarizado com a figura de Lineu Pires na Porsche Cup, mas é bom começar a se acostumar, pois o jovem piloto promete brigar por um lugar de destaque entre os carros de competição mais produzidos do planeta.

Em seu segundo ano de competição no automobilismo e na categoria, Lineu já virou figurinha carimbada nos pódios e corridas da Porsche Cup.

2020 foi o divisor de águas para o jovem piloto. Fanático por carros desde que nasceu, herdou do pai a paixão pelas quatro rodas. Porém o automobilismo não era sua grande paixão e sim os carros de rua.

A pandemia trouxe uma pausa na vida de todos e na de Lineu Pires a grande mudança de rumos das suas paixões.

As restrições tomavam conta do Brasil e Lineu, que havia começado a treinar com um carro alugado no ECPA, pista em Piracicaba. Ele visava a entrada na Copa HB20, categoria nacional com os carros da montadora Coreana. Alugando a pista pelo menos uma vez por semana, Lineu começou a perceber rápida evolução na condução dos carros manuais e passou a se aventurar em outro tipo de carro, um preparado para pista, que compete nos tradicionais campeonatos de Marcas e Pilotos.

“Fiz diversos treinos no ECPA com um Gol alugado, quando comecei a perceber que levava jeito para a coisa, passei para um Corsa de corrida, do ‘Marquinhas’. Ali era minha entrada no automobilismo, tenho muito contato com o organizador da Copa HB20 e estava mirando começar a correr por lá.”
Foi quando o amigo e colega de trabalho, Bruno Campos, piloto regular do grid da Porsche Cup sugeriu o contato com os carros de competição mais produzidos do planeta.

E assim, Lineu entrou em contato com Dener Pires e marcou um treino para o Velocitta, ainda no ano de 2020. Junto com Betinho Gresse, seu primeiro professor dentro da categoria, que depois viria a ser seu coach e companheiro de Endurance Series, Lineu mostrou intimidade com o bólido e já nas primeiras voltas cravou tempos competitivos entre os competidores da antiga GT3 Cup Trophy.

Em paralelo aos treinos na Cup, Lineu também se juntou a Gresse nos track days, coletando ainda mais experiência nas pistas visando a temporada de 2021. Passou também pelos Mitsubishi Lancer do Velocitta além do seu carro de rua nos track days. A dedicação aos carros da Porsche seguia com o Junior Program, então o piloto já estava familiarizado com o carro antes mesmo de sua estreia.

Em 2021 enfim a primeira corrida da vida e na Porsche Cup e já bem cotado, estreando direto na classe Sport e cravando top5 geral no seu primeiro treino.

A temporada foi de altos e baixos, Lineu destacou a falta de experiência em suas primeiras corridas de Sprint como um fator determinante em sua jornada inaugural na categoria, mas com bom desempenho quando andando junto com Betinho na Endurance, classe que se sagraram campeões em 2021.

“A falta de experiência no começo foi um problema, conseguia ser muito rápido nas voltas lançadas e na Endurance Series, por estar andando mais sozinho na pista. Na Sprint eu me perdia um pouco quando entrava em disputas com outros pilotos ou ficava preso no meio do pelotão e acabava cometendo alguns erros por nunca ter vivenciado aquilo na vida.”

Em 2022 vida nova e carro novo. A categoria trouxe da Alemanha a nova geração do 911 GT3 Cup, a geração 992 e Lineu acatou o desafio de pular não uma como duas categorias de uma vez e já encarar a Carrera Cup em seu segundo ano na categoria.

E o pulo parece ter sido certeiro. Líder da classe Rookie, competindo com pilotos que ele via como exemplo na temporada passada, Lineu já projeta uma disputa interessante com Nelson Monteiro pelo título entre os novatos na Carrera Cup. Na atual temporada, Pires tem 4 das 6 vitórias possíveis na atual temporada.

O jovem piloto projeta futuro longo na Porsche Cup.

“Claro que todo o piloto de GT sonha em correr as 24H de Le Mans e outras provas de Endurance ao redor do mundo e comigo não é diferente! Mas, penso em focar muito aqui na Porsche Cup, conseguir vencer a Rookie esse ano, disputar e vencer por uns 2 anos a Sport e depois entrar na briga pela geral! Quero construir ainda mais minha história nessa categoria antes de pensar em qualquer outro passo dentro ou fora do país.”

Potencial e talento Lineu Pires já mostrou que tem para disputar com os grandes nomes da categoria, agora resta ao jovem piloto seguir escrevendo sua história nos carros de competição mais produzidos do planeta.

PARCEIROS