trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Perfil do Piloto: Conheça um pouco mais sobre JP Mauro e sua história no automobilismo

Piloto busca seu primeiro campeonato na temporada de 2020 pela Carrera Cup

A história de João Paulo Mauro no automobilismo começou no início dos anos 2000. JP como é conhecido no meio teve seus primeiros contatos com o kart e com o motocross no início no novo milênio. No ano de 2005 o pai de JP vetou a ideia de competir no motocross, mas deu a permissão para que ele começasse a fazer aulas de kart, que eram mais seguras que a moto.

Em 2006, já treinando no kart, vieram as primeiras competições de automobilismo para ele, e já no primeiro ano os bons resultados vieram: 4º lugar no Campeonato Paulista de Kart na categoria de novatos. Entretanto, o Kart era apenas um hobbie na época, por ser filho único, a família queria que ele priorizasse os estudos para poder cuidar dos negócios que a família tinha.

No ano seguinte, os resultados positivos continuaram aparecendo. Vice-campeão brasileiro na categoria dos novatos. A carreira no kart continuou até a ida para os carros de monoposto.

Já nos carros de fórmula, JP fez treinos e participou da seletiva para o Junior Program da BMW, por uma posição ele não conseguiu a vaga no programa. Ainda em território europeu, outra tentativa nas competições de fórmula, dessa vez na Fórmula Renaut inglesa, onde participou de toda a pré-temporada da categoria.

Buscando sua sequência na carreira de piloto, voltou ao Brasil para correr na Stock Car Light, em 2010 na Copa Montana. A temporada de 2011 seria na Stock Light também, mas por conta do acidente que vitimou seu amigo Gustavo Sondermann. Em decisão com a sua família ele deixaria de correr a categoria.

Ainda no ano de 2011, mesmo depois de passar o ano inteiro parado, JP foi convidado para participar de algumas corridas da Rolex Sports Car Series, nos Estados Unidos. Correndo pela categoria de entrada, a Continental Series, pilotando um Mustang, ele teve destaque classificando na chuva para largar na primeira fila de um total de 54 carros no Grid na prova em Road America.

Depois de cerca de 3 anos fora das pistas, no final do ano de 2014 JP conheceu Dener Pires, o organizador da Porsche Cup Brasil. Na época a categoria Challange permitia corridas em dupla, então, junto com seu tio que também compete na Porsche Cup, Márcio Mauro, resolveram participar. Na primeira corrida, após praticamente 3 anos sem dirigir, JP classificou com a pole position na prova de reestreia.

2015 fazendo a temporada completa da Challenge se consagrou campeão com incríveis 7 vitórias em 15 corridas. 2016 não foi um ano tão próspero em questão de vitórias na Challenge, assim como 2017 e 2018 também não. Segundo ele, faltou sorte em alguns momentos.

2018 um sonho pessoal foi concretizado. Jõao Paulo competiu na GT Cup Open na Europa, correndo com uma Lamborghini. O resultado desse tour europeu não poderia ter sido melhor, vitória no tradicional circuito de Paul Ricard, na França. Conseguindo outras duas vitórias na categoria AM na pista de Monza, na Italia e uma vitória na categoria principal também.

Por questões profissionais e logísticas se tornou inviável competir 8 vezes por ano na Europa, então JP Mauro resolveu voltar a competir em categorias nacionais do automobilismo em 2019, agora pela Carrera Cup 4.0.

“A Cup sempre me surpreendeu e continua me surpreendendo desde o primeiro dia. Entre todas as categorias que eu competi mundo a fora é a mais organizada delas. Além do nível competitivo ser superelevado.”

Animado para continuar a temporada 2020 e ansioso para voltar a acelerar o carro de competição mais produzido do planeta, JP espera que a temporada seja de sucesso e vitórias para ele.

PARCEIROS