trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Nelson Marcondes: Da incerteza para a história da Porsche Cup

Piloto confirmou a participação na temporada na semana da primeira corrida e terminou o ano sendo o primeiro a vencer tanto a Sport quanto a Geral na Porsche Cup

Nelson Marcondes e o #199 viveram em 2020 um conto de fadas que o piloto nunca irá esquecer. Nas suas próprias palavras, “Se me falassem que seria campeão nas duas categorias, eu diria que era impossível.”

A participação de Marcondes na Porsche Cup começou apenas três dias antes da temporada começar, quando o piloto firmou o contrato para participar do ano de 2020 na categoria.

Piloto da classe Sport, Nelson acreditava que poderia vencer a classe, mas não sonhava com o desempenho que teve na geral, por enfrentar pilotos mais experientes com o carro.

A temporada começou com dois pódios em Interlagos, chegando em segundo e em primeiro na classe Sport. A segunda bateria daquela etapa marcou também a primeira vitória de Marcondes na geral. Com isso o piloto saiu de Interlagos para a paralização como líder nas duas categorias.

Após longos meses sem poder acelerar o carro #199, Marcondes se reencontrou com sua máquina em agosto. E a volta foi do mesmo jeito que ele havia deixado a competição em março, subindo ao lugar mais alto do pódio nas duas categorias. E por muito pouco não saiu vitorioso na segunda bateria daquela etapa. Uma punição por queimar a largada custou pontos importantes para Nelsinho.

A Cup voltou a Interlagos para sua primeira rodada tripla da temporada. Marcondes não venceu na geral, apenas na Sport, mas conseguiu pontuar bem na etapa e subir ao pódio em duas das três corridas daquele final de semana.

O sonho de vencer a categoria se tornava cada vez mais palpável para ele. A consistência apresentada até aquele momento o colocou em patamar de brigar não só pela Sport como pela geral.

Voamos para Goiânia e a fase iluminada seguiu junto com o #199. Marcondes gabaritou a Sport no Autódromo Internacional Ayrton Senna, acumulando também um terceiro e dois segundos lugares na GT3 Cup.

Com sete vitórias em 10 corridas até então, Marcondes não podia mais ser alcançado na pontuação da GT3 Sport. Portanto, ele chegou em Interlagos com todas as atenções voltadas para o seu “sonho impossível”.

A corrida de sexta garantiu de forma antecipada o título da Sport e, para ele, bastava pontuar para unificar as duas conquistas e escrever seu nome na história da categoria.

Ao largar na primeira bateria do sábado, Marcondes se viu de frente para o pelotão na segunda perna do S do Senna, o que parecia ser um momento confortável acabou se tornando mais emocionante do que o script.

“Foi muito difícil. Tive um problema de manhã, era para ter sido mais fácil, não porque foi fácil, mas pelo tanto que trabalhei o ano todo para chegar de uma forma mais confortável. Mas não poderia ter sido diferente, foi com emoção”.

Depois de abandonar a primeira corrida, Marcondes largaria a bateria decisiva da temporada da última fila, com seus principais concorrentes largando das primeiras posições.

“Larguei em 21º e cheguei em sétimo, foram 14 ultrapassagens. Mesmo não chegando entre os cinco primeiros na geral, foi uma atuação para coroar pelo menos para mim, pessoalmente. Foi uma atuação que me deixou muito orgulhoso, da corrida de hoje, e do ano todo, que foi muito constante.”

Marcondes parecia incrédulo ainda com o título. No começo da temporada aquilo não aconteceria nem em seus melhores sonhos.

“Eu estou muito orgulhoso. Se no começo do ano alguém me contasse que eu levaria os dois títulos, teria tantas vitórias na Sport, duas na principal, subiria ao pódio em quase todas, diria que seria impossível”

Mesmo depois das duas conquistas, a temporada ainda não acabou para ele. No próximo dia 6 de dezembro, Marcondes se junta com seu xará por mais uma oportunidade para disputarem o título da GT3 Trophy pela Endurance Series. O campeão pode terminar a temporada com múltiplos títulos na Porsche Cup: GT3 Cup e GT3 Sport pela Sprint Series, já conquistados, o Titulo Overall da GT3 Cup, e o título da GT3 Trophy nas corridas de longa duração, podendo também ganhar nas categorias Sport e Geral da categoria, dependendo dos resultados.

PARCEIROS