trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Por um ponto: Miguel Paludo e Alan Hellmeister reagem no fim e levam título da Carrera na Endurance Challenge

A disputa da Carrera Cup dentro do Porsche Endurance Challenge, o campeonato de corridas longas da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, teve um daqueles finais dignos de roteiro de cinema. Um campeonato decidido por apenas um ponto e nos últimos minutos da última prova, a mais importante delas, os 500 km de Interlagos. Para completar, conquistado por uma dupla que já parecia não ter mais chances. Miguel Paludo e Alan Hellmeister subverteram a lógica da matemática com um desempenho extremamente consistente na corrida final e levaram o título com justiça.

De quebra, a conquista ainda serviu para marcar a história, mais uma vez, de Miguel Paludo na Porsche Cup C6 Bank Mastercard. O gaúcho de Nova Prata, de 40 anos de idade, já era o maior campeão da história da categoria. E conseguiu ampliar ainda mais seus números. Com o título do Endurance Challenge e do Overall, que reúne as provas de Sprint e de Endurance, chegou ao nono título da categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta. Miguel Paludo agora é eneacampeão.

Tudo isso começou ainda em maio, com a primeira etapa do Endurance Challenge, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. A prova de 300 quilômetros abriu o campeonato e teve vitória da dupla formada por Werner Neugebauer e Ricardo Zonta, no Porsche #8. Miguel Paludo e Alan Hellmeister, no #7, ficaram com a terceira posição, atrás também de Marçal Müller e Enzo Elias, que dividiram o carro #544. Esta, aliás, seria a grande disputa do campeonato, como veríamos na etapa seguinte.

O segundo capítulo da disputa foi realizado no moderno Autódromo de Termas de Río Hondo, na província de Santiago del Estero, na Argentina, também em uma prova de 300 quilômetros. A etapa internacional da categoria marcou a pole position justamente de Miguel Paludo e Alan Hellmeister. A dupla do carro #7, inclusive, dominou o primeiro segmento da corrida e conseguiu os pontos totais neste trecho. Mas na parte final, Miguel Paludo acabou tocando em Marçal Müller em uma disputa de posição. O piloto do carro #7 abandonou, abrindo caminho para Müller e Enzo Elias vencerem a corrida, com os irmãos Fefo e Dudu Barrichello na segunda posição.

A decisão foi novamente no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, mas em uma prova de 500 quilômetros. Miguel Paludo e Alan Hellmeister assumiram a liderança logo depois da primeira rodada de pit stops para não mais largar. Venceram o primeiro segmento e a corrida. Mas para levarem o título, dependiam de um resultado ruim de Marçal Müller e Enzo Elias. Foi quando, na parte final da prova, Enzo fez contato com Marcio Mauro na Curva do Lago. Enzo conseguiu retornar em quinto lugar, mas teve de pagar um drive through. No fim, a dupla do carro #544 chegou na sexta posição, uma abaixo do necessário para conquistar o título do Endurance Challenge.

Em questão de minutos, Miguel Paludo e Alan Hellmeister foram da condição de azarões a campeões das provas de longa duração do Porsche Endurance Challenge. Mais um marco nas carreiras de dois pilotos tão laureados dentro da categoria.

PARCEIROS