trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Marcelo Tomasoni crava a pole na Challenge em Interlagos

Marcelo Tomasoni foi o nome do quali da classe Challenge em Interlagos. O piloto do carro #5 tirou o máximo de seu carro em um momento em que a pista estava escorregadia, para conquistar a terceira pole de sua carreira. Urubatan Junior parte em segundo. Cristian Mohr e Miguel Mariotti dividem a segunda fila. Junior Dinardi, em quinto, é o pole entre os carros da classe Sport. Israel Salmen é o melhor Rookie do grid.

A primeira tomada de tempo da categoria Challenge em 2023 foi aberta com os cinco carros da classe Rookie. Israel Salmen foi o destaque no início, estabelecendo 1:42.399. Célio Brasil ficou a 0.1s. Mas Salmen logo encaixou outra volta competitiva, abrindo mais de 1.5s. Brasil conseguiu descontar dois décimos na volta da bandeirada, quando Luiz Souza e Eric Santos disputavam a terceira posição na classe, com vantagem de 0.258 para o competidor do carro #38.

A quatro minutos da bandeirada na sessão reservada aos pilotos da classe Sport, Antonio Junqueira cravou a melhor volta, com 0.342 de vantagem sobre Andre Gaidzinski. As marcas seguiam caindo, com outros cinco pilotos registrando tempos melhores que os de Salmen na sessão anterior. No minuto final, Junqueira sustentava a liderança, já na casa de 1:39. Gustavo Zanon assumiu o segundo posto, 0.071 atrás do #16. Na volta da bandeirada Sadak Leite cravou 1:39.813 e ficou com o melhor tempo da sessão. Junqueira, Junior Dinardi, Zanon e Sebá Malucelli completaram o top5. Malucelli ficou a frente de Artur Ramos por apenas 0.001s.

Como na Carrera Cup, na Challenge o Q1 dos competidores categorizados apenas na categoria geral teve seis carros na pista. Marcelo Tomasoni logo foi para o topo da folha de tempos, seguido por Cristian Mohr. Urubatan Junior também rapidamente tratou de registrar uma marca suficiente para avançar ao Q2. Miguel Mariotti também entrou no top10, enquanto Antonella Bassani lutou até a volta final, mas ficou a uma posição do grupo credenciado para batalhar pela pole.

As nuvens ficaram mais carregadas no momento de abertura de box para o Top10, quando chegou a garoa a Interlagos. Os carros então rapidamente se posicionaram na saída de box, para abertura dos pits. Havia pressa para marcar logo uma volta, antes de eventualmente molhar a pista, inviabilizando voltas competitivas com pneus slick.

Sadak Leite foi o primeiro a abrir volta, trazendo Gustavo Zanon em sua referência. Mas foi Cristian Mohr o primeiro a liderar a sessão, com 1:40.753. Tomasoni, Urubatan, Dinardi e Junqueira vinham a seguir.

Na segunda tentativa de cada um, os tempos baixaram. Mohr entrou na casa de 1:39, mas Tomasoni, catapultado pelo melhor segundo trecho do treino, ficou 0.007s à sua frente. Na passagem seguinte, Urubatan chegou a assumir a liderança por instantes, antes de Tomasoni baixar mais um pouco e retomar a ponta.

Nos minutos finais a pista foi ficando mais desafiadora, com alguns carros atravessando as freadas na busca pelo limite. Assim, não houve evoluções na volta da bandeirada. Pole para Tomasoni, com Urubatan em segundo e Mohr em terceiro. Em quinto, Junior Dinardi fez a pole na Sport.

 

O que eles disseram:

 

“Que classificação! Chovia mais aqui no S que lá embaixo e aqui a gente precisa ir testando o limite. No Q2 passou um pouco do ponto em relação ao Q1, foi muito desafiador. Todo meu time trabalhou forte desde os treinos e conseguimos um bom resultado aqui no quali. Estou animado para a corrida, seja no seco ou na chuva. Se tiver que molhar, que venha a água de vez”

Marcelo Tomasoni

 

“Estou muito feliz. É meu primeiro ano na Sport e fazer a pole na classe em minha primeira corrida é muito bom. É o resultado de muito trabalho, não só meu, mas da equipe toda que acredita em mim. Ninguém ganha sozinho e isso é fruto de um esforço conjunto de várias pessoas”

Junior Dinardi

 

“Estou muito feliz, e aliviado também, porque falta um pouco de confiança no início. Estou realizado pelo resultado entre os Rookies. Foi uma boa recuperação porque bati o carro no treino na quinta e a confiança foi lá embaixo. Mas conseguimos reconstruir e ir avançando sessão a sessão para chegar a este resultado agora”

Israel Salmen

 

 

PARCEIROS