trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Porsche Cup C6 Bank Mastercard tem Nicolas Costa e Eduardo Taurisano na liderança em Interlagos

Pilotos da Carrera Cup e da Sprint Challenge aproveitam único treino livre da etapa para adaptação aos carros sem lastro e a borracha da F1 na pista

Uma sexta-feira de adaptação.

Assim os competidores da Porsche Cup C6 Bank Mastercard definiram a participação nos treinos livres desta sexta-feira em Interlagos, para a etapa que definirá os campeões de sprint em 2023.

Mais uma vez no evento-suporte da F1, os carros de competição mais produzidos no planeta aceleram nesta etapa sem o lastro de sucesso que acompanha os líderes do campeonato desde a etapa 2. Outra novidade é a pista muito emborrachada pelos pneus da F1, o que muda referências como os pontos de frenagem e permite aos carros carregar mais velocidade nas curvas.

Com apenas meia hora de treino para tirar o máximo dessa nova condição, os pilotos permaneceram na pista o máximo tempo possível. No fim do dia, liderança para Nicolas Costa na Carrera Cup e Eduardo Taurisano na Sprint Challenge.

Neste sábado o desafio segue respeitável. Os competidores vão para a pista pela manhã, diretamente para o treino classificatório. Novamente serão 30 minutos para cada classe, com os pilotos destinados a cravar ao menos duas voltas rápidas: o melhor tempo de cada um no quali define os grids de domingo, com a segunda volta mais veloz orientando a formação do grid para as corridas da tarde de sábado.

As quatro provas do fim de semana têm transmissão ao vivo pela Band e canais Sportv.

O que eles disseram:

“Foi um ótimo início. A pista está muito diferente do que encontramos durante todo o ano na Porsche Cup. A borracha que a Fórmula 1 deixa na pista muda muito o comportamento do carro e também o padrão de desgaste dos pneus. Vamos fazer uma boa estratégia para o quali e veremos o que pode acontecer. O lastro de sucesso não é benéfico durante o ano todo, exceto em situações de grandes descidas, ele não ajuda em absolutamente nada, sobrecarrega os componentes do carro e estar sem ele é importante.” Nicolas Costa

“Treino é treino e o que vai definir as posições de largada é o sábado. Isso mostra que estamos indo bem e estamos confiantes em repetir o feito da última etapa aqui em Interlagos.” Eduardo Taurisano

“Foi um início positivo para o final de semana. Recebemos a bandeira vermelha com um dos setores roxos. Todos iriam passar pneu na sequência, mas decidimos fazer isso logo e não correr nenhum risco. Tivemos uma volta boa, mas um pequeno erro no setor 1 atrapalhou um pouco. Queria dar apenas uma volta com esse pneu, então nem tentei a segunda. Foi um tempo satisfatório, vamos tentar melhorar para amanhã e conseguir sair na frente. Vamos torcer também para conseguir disputar o título, que é muito difícil, mas brigar pelo vice-campeonato.” Marçal Muller

“Eu adoro a etapa da Fórmula 1 por poder andar sem o lastro extra. Nós andamos a temporada toda com o peso adicional no carro e subir a reta sem o peso extra é ótimo. O comportamento do carro foi o que esperávamos, um pouco dianteiro e infelizmente não consegui fechar uma boa volta com pneu zero. Ainda temos coisas para trabalhar, mas o balanço do carro está muito bom. Vamos fazer os ajustes necessários para duas voltas no classificatório amanhã.” Miguel Paludo

“Consegui ler bem a pista, na Fórmula 1 o traçado fica muito diferente pelas reformas e pela borracha. Precisamos nos readaptar ao traçado e o segredo é conseguir interpretar a pista e essa foi a chave do sucesso na última volta.” Francisco Horta

“A sexta-feira começou complicada, mas terminou muito bem para nós e ainda tem muito tempo pela frente. Não consegui encaixar a volta perfeita e acho que ainda da para melhorar. A pista tem muito grip por causa da Fórmula 1, o ponto de frenagem está uns 20 metros mais para frente. Se tivesse encaixado minha volta, conseguiria entrar na casa dos 01:37.” Paulo Sousa

“Consegui chegar aqui muito confiante para essa etapa aqui em Interlagos. Sabia que era veloz desde a última etapa em Termas de Río Hondo e estou confiante na disputa do campeonato. Meu principal concorrente ficou atrás de mim hoje, e isso é um sinal de que começamos com o pé direito. Vamos ver se conseguimos melhorar mais algumas coisas no carro e na pilotagem pensando no quali. Tenho uma vantagem que consigo virar voltas muito parecidas e isso vai ser importante para mim e espero que dê tudo certo.” Antonella Bassani

“A pista está muito diferente. Com os meses de autódromo fechado para a preparação para a Fórmula 1, a situação mudou muito. Tivemos que achar o equilíbrio ao longo do treino e ir ajustando o que fosse preciso. Alguns setores estavam emborrachados e outros sem grip nenhum. Conseguimos testar três ajustes diferentes. Vamos com tudo para encaixar amanhã que é onde precisamos encaixar.” Marcelo Tomasoni

PARCEIROS