trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

A volta de Paulo Totaro

A abertura da Porsche Endurance Challenge em Interlagos, com as arquibancadas tomadas por fãs da categoria, foi o cenário perfeito para o retorno de uma das figuras mais carismáticas do grid. Paulo Totaro, que sofreu um acidente durante a pré-temporada em 2022 e faz o seu retorno oficial na prova deste fim de semana.

“Eu chorei ao saber que poderia voltar a pilotar, é uma superação, porque levou muito tempo. No acidente eu sofri uma concussão e apaguei. Fui levado para o hospital e tive alta no dia seguinte, mas não lembro da batida e nem do que aconteceu no hospital”, revelou Paulo. 

A recuperação foi longa. Totaro passou por diversos médicos e teve que fazer acompanhamento semanal, porque ficou com a visão duplicada e mesmo depois de ter alta do neurologista, o problema de visão persistiu. Após um ano de acompanhamento, teve um ultimato, seria necessário passar por uma cirurgia. 

“Me disseram que a minha recuperação era mínima e me foi recomendado um cirurgia, que foi o que acabou resolvendo para mim”, disse. 

A vontade de retornar às pistas era tanta que ainda no começo do seu processo de recuperação, Totaro voltou a Porsche, mas em um papel diferente, virou chefe de equipe da Equívoco Racing, dando suporte para os pilotos Marçal Müller e Marcio Mauro na temporada de 2022. 

Para fazer o seu retorno em 2023, Totaro passou por avaliações médicas e assim que recebeu alta fez um teste no carro com o coach Fábio Carbone. Após algumas voltas na pista, ele foi liberado para finalmente poder voltar a acelerar.

“Eu sei das minhas limitações físicas. Corro mais com a cabeça do que com o corpo. Eu estou aqui pela paixão que eu tenho pelo automobilismo desde criança, pelo ambiente e por todas as amizades que eu tenho aqui”, contou.

Na prova de Endurance da Porsche Cup, Paulo dividiu o carro 45 com Matheus Roque, piloto da Sprint Trophy que vem se destacando nesse começo de temporada.

Roque foi uma das pessoas que prestou os primeiros socorros a Paulo quando ele sofreu o acidente no ano passado, a partir disso, os dois desenvolveram uma amizade que é notada por qualquer um que passe pelos boxes da equipe.

A dupla encarou junta a jornada de 300km e terminou a corrida na oitava posição entre os carros da Challenge.

PARCEIROS