trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

F1: por apenas 0s037, Ricardo Baptista faz o melhor tempo no treino livre da Porsche Cup

Trinta e sete milésimos de segundo. Essa foi a diferença que significou a Ricardo Baptista a primeira posição no treino livre para a prova da Porsche Cup preliminar do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Líder do campeonato e com chances de conquistar o título por antecipação, Baptista ficou à frente de seu maior adversário, Clemente Lunardi. Marcel Visconde terminou o treino a apenas 191 milésimos de Lunardi, enquanto Fábio Viscardi, terceiro postulante à taça de campeão, fez o quarto tempo.

O forte calor e as condições da pista representaram grandes desafios para os 18 pilotos que marcaram tempo no treino. “A borracha deixada pelos pneus da Fórmula 1 deixa o carro muito escorregadio”, explicava Baptista. “Tentamos mexer no acerto, mas a pista estava muito inconstante. Muito óleo foi derramado nela, e isso dificultou nosso entendimento do comportamento do carro. Foi um treino confuso quanto ao acerto, mas produtivo”, prosseguiu. “O carro ficava ora dianteiro, ora traseiro de uma vez. Na curva do Café, por exemplo, havia muita sujeira no nosso traçado.”

Clemente Lunardi, segundo colocado, ficou no topo da folha de tempos durante a primeira parte do treino. E concordou com Baptista a respeito das condições do asfalto. “Está difícil lutar contra a sujeira e o óleo. Mas temos de nos adaptar, pois isso é igual para todos. Este evento é único: a vibração da torcida é muito grande, e também há o desafio imposto pelas condições da pista”, diz.

Marcel Visconde aponta outro efeito direto do forte calor: “O carro perde rendimento, do ponto de vista da aderência, sistematicamente, a cada volta. Atribuo as dificuldades muito mais ao calor do que à pista em si. A situação de calor é tão crítica que você não consegue abusar para saber se os pneus entregam melhores tempos ou não”.

Entre as novidades desta etapa estão as voltas de Tom Valle, vencedor da terceira prova de 2012, realizada no autódromo do Algarve, em Portugal, e de Cristiano Piquet, que correu nas categorias Cup e Challenge em 2011. Valle esteve afastado das corridas desde junho por motivos particulares e terminou em oitavo lugar. Piquet, por sua vez, deixou de treinar na segunda metade do treino para que fosse feito um reparo em uma mangueira de seu carro.

Resultado do treino livre da Porsche Cup:

1) 27-Ricardo Baptista, 1:40.029, média de 155,079 km/h
2) 7-Clemente Lunardi, 1:40.066
3) 55-Marcel Visconde, 1:40.257
4) 81-Fábio Viscardi, 1:41.053
5) 53-Ronaldo Kastropil, 1:41.057
6) 70-Marcelo Franco, 1:41.086
7) 52-Roberto Posses, 1:41.106
8) 99-Tom Valle, 1:41.297
9) 89-Daniel Paludo, 1:41.317
10) 40-Maurizio Billi, 1:41.420
11) 51-Otávio Mesquita, 1:41.455
12) 13-Pedro Queirolo, 1:41.558
13) 75-Henrique Assunção, 1:41.719
14) 36-Charles Reed, 1:41.817
15) 63-Sérgio Ribas, 1:41.994
16) 18-Zeca Feffer, 1:42.334
17) 11-Omilton Visconde Júnior, 1:42.403
18) 8-Cristiano Piquet, 1:42.820
19) 10-Adalberto Baptista, sem tempo

A programação é a seguinte:

Sábado, 24 de novembro
11:00 – 12:00 Treino Livre F1
12:30 – 13:30 VIP Charity Drive
14:00 – 15:00 Treino classificatório F1
15:25 – 16:00 Treino classificatório Porsche Cup
16:25 – 17:00 Treino classificatório Porsche Challenge

Domingo, 25 de novembro de 2012
09:30 – 10:05 Porsche Challenge, prova 10 (25 minutos mais uma volta)
10:35 – 11:10 Porsche Cup, prova 15 (25 minutos mais uma volta)
13:30 Formação do Grid de Largada F1
14:00 41º Grande Prêmio do Brasil, 71 voltas

PARCEIROS