trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Enzo Elias vence a preliminar do GP Brasil de F1 e conquista o campeonato pela Carrera Cup 3.8

O domingo de preliminar do GP Brasil de F1 foi um dia de conquistas inéditas na categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta. O mais jovem campeão da história da categoria sequer possui habilitação para dirigir nas ruas. Enzo Elias, 17, venceu a corrida com Felipe Baptista, 16, em segundo lugar. O competidor de Brasília terminou o campeonato à frente do paulista por quatro pontos.

Na véspera, Fran Lara já havia assegurado o título na classe GT3 Cup 3.8. Mas correu no domingo com a mesma garra e venceu mais uma em 2019.
A Porsche Cup Império retorna a Interlagos em duas semanas. O encerramento da Endurance Series acontece no dia 30 no marco do Sportscar Together Day, reunião de carros de corrida, de rua e modelos históricos da Porsche.

A corrida

Partindo da primeira posição após inversão de seis posições no grid, Marco Billi manteve a liderança na primeira volta e trouxe com ele Fran Lara e Enzo Elias. Na tentativa de ganhar posições, Matheus Iorio teve contato com um adversário e caiu para último lugar. Felipe Baptista ganhou duas posições e aparecia em quarto.
Na segunda passagem, Enzo já era o primeiro colocado e iniciava o domínio da corrida, Felipe já figurava em segundo lugar e buscava se aproximar do líder, enquanto Iorio fazia uma prova de recuperação e aparecia em 16º lugar.

Na quinta volta, Billi acabou rodando e perdeu a primeira posição na classe GT3. Lara assumia a liderança trazendo com ele Urubatan, Ayman Darwich e Lucas Salles. Lá na frente, Enzo aumentava volta após volta a diferença e acumulava mais de seis segundos de vantagem para Felipe.

Com 12 minutos de prova, Elias continuava absoluto na liderança com quase sete segundo de vantagem para Felipe. Iorio continuava a sua recuperação e já era o 10º colocado. Pela GT3, Lara liderava a corrida com Urubatan em segundo e Salles em terceiro. Darwich e Feffer protagonizavam o duelo da corrida, batalhando pela quinta colocação.

Após grande disputa, Feffer colocou por dentro, entrada no “s” do Senna e fez a ultrapassagem em cima do carro #555 para assumir a sexta posição no geral da prova. Comandando o pelotão, Enzo já tinha mais de 10 segundos de vantagem para Felipe e caminhava para confirmar o título na classe Carrera Cup 3.8, com Matehus Iorio em sétimo.

Soberano na prova, Enzo finalizou a corrida com estilo e confirmou o seu primeiro título na categoria. Felipe Baptista foi o segundo colocado. Na GT3, Lara foi o vencedor, Salles terminou em segundo e Urubatan, Feffer e Darwich completaram o top 5.

O que eles disseram

“Eu inverti a estratégia que o Felipe adotou ontem. Usamos o trunfo do pneu novo e deu certo. Nossa expectativa era abrir no começo e manter até o final. Deu mais certo do que eu esperava e abri uma vantagem maior do que o que pensamos. Tudo se deve ao trabalho que tivemos e a calma na hora da largada. Consegui fazer 100% do que queríamos e estou bem feliz. Quero agradecer a todos da equipe pelo ótimo trabalho”.
Enzo Elias

“Consegui fazer uma temporada muito boa. Terminei só uma prova abaixo do terceiro colocado, quando levei um toque e acabei em quinto. Consegui um desempenho bom durante toda a temporada, com uma ótima adaptação ao carro. Na somatória geral dos pontos, fui o primeiro colocado na tabela com 26 pontos na frente, mas com os descartes fico quatro pontos atrás. São as regras do campeonato, estou bem feliz com a minha campanha. Mostrei muita velocidade no meu primeiro ano com os carros e é isso. É seguir a carreira e ver o que vai acontecer daqui para frente. ”
Felipe Baptista

“Não poderia ter um fim de semana melhor. Estou muito satisfeito em terminar em terceiro lugar no geral, competir com os caras da Carrera Cup não é fácil. Estou muito feliz”.
Fran Lara

Resultados

1. Enzo Elias, 16 voltas em 26:45.093
2. Felipe Baptista, a 10.899
3. Fran Lara*, a 18.461
4. Lucas Salles*, a 31.016
5. Matheus Iorio, a 31.548
6. Urubatan Jr.*, a 32.016
7. Zeca Feffer*, a 35.634
8. Ayman Darwich**, a 37.712
9. Marco Billi*, a 39.454
10. Nelsinho Marcondes**, a 43.456
11. Cesar Urnhani*, a 50.687
12. Léo Sanchez**, a 53.824
13. Nelson Monteiro*, a 59.708
14. Ramon Alcaraz*, a 1:13.577
15. Eduardo Menossi**, a 1:17.675
16. Paulo Totaro**, a 1:18.571
17. André Gaidzinski**, a 1:21.343
18. Georgios Frangulis**, a 1:31.123
19. Sang Ho Kim**, a 1 volta
20. Francisco Horta*, a 13 voltas

* GT3 Cup 3.8
** Sport 3.8

PARCEIROS