trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Do kart à Porsche TAG Heuer Esports Supercup: conheça a história de Jeff Giassi

Piloto que correrá na Porsche TAG Heuer Esports Supercup representando as cores do Brasil conta sobre sua preparação diária no simulador, seu começo no automobilismo e também como foi a etapa de teste para o campeonato.

Jeff Giassi começou cedo no automobilismo. Com apenas 4 anos de idade já estava correndo em seu kart no kartódromo de Aldeia da Serra – SP. Competir em modalidades de automobilismo não é barato, Giassi competiu com menos treino que seus adversários até os 11 anos de idade, quando ele descobriu o simulador de corridas. “Por mais que não era perfeiro na época, mas dava para aprender o posicionamento de pista, disputa com outros pilotos e constância. Mesmo sendo um simulador robusto na época, me ajudava a aplicar aquilo nas pistas reais”.

O simulador serviu como treino para ele até 2013. Quando, aos 15 anos, disputou seu primeiro campeonato virtual. Este que terminou com título para ele. Neste mesmo ano Jeff chegou ao simulador oficial da Porsche TAG Heuer Esports Supercup, o iRacing. As duas horas diárias de treino no simulador foram aumentando. No primeiro ano tentando a carteira profissional do simulador, o Setup era de fórmula 1 e a qualificação não veio. No ano seguinte a Porsche entrou na vida dele. Foram 6 horas diárias de simulador dedicadas a entender o carro e suas peculiaridades, um ano inteiro de treinos para poder ter a vaga na classificatória. Esforço esse que foi recompensado. Das 20 vagas do quali, ele ficou com a primeira.

O piloto que representa a Porsche Brasil e a Porsche Carrera Cup Brasil estava classificado para o mundial. As horas de simulador foram crescendo para conseguir tirar o máximo de desempenho pessoal e do carro nas pistas virtuais. “No mundial eu percebi que 15 horas semanais de telemetria não eram o suficiente. Você tem que estar andando no limite do limite. Agora estou fazendo cerca de 30 horas de telemetria por etapa”.

E por falar no Campeonato Mundial de automobilismo virtual, Giassi participou do Media Day e corrida de exibição da Porsche TAG Heuer Esports Supercup. A etapa não valeu pontos para o campeonato, mas valeu pontos para a carteira dos pilotos no iRacing.

A etapa de exibição aconteceu em Barcelona e reuniu todo o grid que correrá a Supercup essa temporada. Jeff Giassi conseguiu um ótimo tempo no qualifying, largando em P3, apenas 0s026 do pole position. Por conta de regulamento o grid é invertido, então Jeff saiu da sexta posição. Mesma posição em que recebeu a bandeirada final. Já a segunda bateria teve uma disputa especial. Giassi disputou posição durante parte da prova com o piloto da Fórmula 1 Max Verstappen. Os dois brigaram pela quarta posição durante a prova.

Somando os resultados obtidos no final de semana, Jeff Giassi ficou com a quarta posição geral, a pontuação engloba tanto o quali quanto as duas baterias, resultado expressivo para o brasileiro em seu ano de estreia na Porsche TAG Heuer Esports SuperCup.

PARCEIROS