trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

40 anos da 1ª vitória de Nelson Piquet na F1: conheça alguns dos melhores momentos dele e da família Piquet na Porsche Cup

30 de março de 1980.

É uma data histórica para o automobilismo brasileiro: data da primeira das 23 vitórias do tricampeão Nelson Piquet na F1.

Piquet venceu nas ruas de Long Beach em grande estilo há 40 anos. Pole com quase um segundo de vantagem para o segundo colocado no grid, liderança de ponta a ponta e melhor volta da prova.

A Porsche Cup se orgulha dos ídolos do esporte a motor no Brasil e tem uma formidável história com o tricampeão e seus filhos. Nada menos que seis membros da família Piquet já pilotaram os carros de competição mais produzidos no planeta.

O primeiro capítulo desta história foi escrito em Curitiba, em setembro de 2014.

Na época com 16 anos de idade e despontando para seu primeiro campeonato na F3, Pedro Piquet foi convidado para experimentar um Porsche de competição. Foi preparado um carro da então classe Challenge para o piloto brasiliense, que confirmara a presença do pai na pista dias antes.

De surpresa, o time da Porsche Cup preparou um segundo carro, este da classe Cup. Com as mesmas cores e padrão visual do Brabham vencedor em Long Beach há 40 anos.

Foi uma tarde de velocidade entre pai e filho. Os dois desfrutaram dos Porsche de corrida e da hospitalidade do evento. E voltaram muitas outras vezes.

Pedro ganhou a preliminar da F1 naquele mesmo ano e virou o mais jovem vencedor da categoria -marca posteriormente batida por Felipe Baptista.

No ano seguinte ele voltou a acelerar de Porsche. Assim como Geraldo, seu irmão mais velho, que havia deixados as corridas de caminhão e fez uma prova no Velo Città.

A Porsche Cup então lançou o Time Attack, programa de treinamento de pilotagem que teve Laszlo Piquet como participante especial. Vindo das motos, ele mostrou adaptação e versatilidade da família e disputou a etapa final de Endurance naquele ano.

Com o início das corridas de Endurance, Nelsinho virou figura constante na pista com o Porsche. Ele foi decisivo para o primeiro título do campeonato de longa duração de Alan Hellmeister, com quem dividiu o carro nos 500 km de Interlagos.

Mais recentemente, na pré-temporada de 2019, foi a vez de Julia Piquet ter sua experiência com os carros da categoria em Interlagos. Foram dois dias de treino e boa quilometragem acumulada tanto com o GT4 quanto com o GT3.

Mas a imagem mais marcante do tricampeão na Porsche Cup é ao volante do 908/02 em Interlagos no fim do campeonato de 2016.

É a história do esporte a motor brasileiro em estado puro.

PARCEIROS