Garanta Seu Ingresso

Vindos da Challenge, Sylvio de Barros e Gui Affonso estreiam na categoria Cup em 2013

A temporada de 2013 da Porsche Cup terá dois pilotos egressos da Challenge. Sylvio de Barros, bicampeão da categoria, e Gui Affonso, quarto colocado em 2012, farão no Algarve suas estreias nos Porsche 911 GT3 Cup com 450 cv de potência. A etapa portuguesa terá também a presença de Carlos Falletti, por enquanto confirmado apenas para as corridas do Algarve.

Sylvio chega à Porsche Cup depois de vencer cinco corridas na Challenge e conquistar os títulos de 2011 e 2012. “Pensei muito antes de decidir mudar de categoria. A ideia de lutar pelo tricampeonato da Challenge era muito tentadora, mas concluí que seria bom estrear agora”, conta o piloto. “Mas concluí que seria bom mudar agora. Eu já tinha planos de mudar para um Porsche com paddle shift (borboletas no volante para mudança de marchas) em 2014. Correr na Cup vai me dar mais horas de pista com esse carro”, prossegue. Após as duas sessões de treinos livres desta quinta-feira, Sylvio já tinha uma opinião formada: “Achei este carro mais ‘na mão’ que o da Challenge. Me senti completamente ‘em casa’ nele”.

Opinião semelhante tinha Gui Affonso, igualmente fazendo seu primeiro contato com o 911 GT3 Cup com 450 cv. “O carro é ótimo de guiar. Achei mais fácil do que o da Challenge”, elogiou. “Sem contar que é uma honra dividir a pista com pilotos como o Ricardo Rosset e o Constantino Júnior, que têm grande experiência internacional, e o Ricardo Baptista, bicampeão da categoria.” Para as provas do Algarve e de Barcelona, Gui afirma que ficará contente se conseguir subir uma vez no pódio. “Até o ano passado, eu não tinha intenção de mudar para a Cup. Mas resolvi encarar um desafio maior. Além disso, a Cup tem rodadas duplas e isso representa mais tempo pilotando o carro.”

Carlos Falletti disputará as provas do Algarve substituindo Eduardo de Souza Ramos, que voltará ao cockpit de seu Porsche na etapa de Barcelona. Ele está voltando a correr neste ano, depois de onze temporadas afastado das pistas. Seu currículo como piloto inclui o título paulista de Marcas e Pilotos de 1993, pilotando um Ford Escort em dupla com Roberto Manzini, e cinco pódios na Stock Car, com uma vitória na última etapa da temporada de 2000, em Interlagos. Nos treinos livres, realizados com pista molhada, Falletti precisou conhecer o carro e o traçado do circuito, extremamente exigente. “Estou aprendendo o máximo possível. As condições de hoje não foram as ideais, mas estou gostando muito do carro e da categoria. Se conseguir viabilizar, farei outras corridas”, afirma.

A programação das provas de abertura do Porsche GT3 Cup Challenge é a seguinte (horários de Portugal, quatro horas a mais que o horário de Brasília):

Sexta-feira, 5 de abril
09:30 às 10:15 – treino oficial 1, Porsche Challenge
10:45 às 11:30 – treino oficial 1, Porsche Cup
13:45 às 14:30 – treino oficial 2, Porsche Challenge
15:00 às 15:45 – treino oficial 2, Porsche Cup
16:15 às 16:50 – treino classificatório, Porsche Challenge
17:20 às 17:55 – Treino Classificatório, Porsche Cup

Sábado, 6 de abril
10:15 – largada Porsche Challenge, Prova 1
11:45 – largada Porsche Cup, Prova 1
14:15 – largada Porsche Challenge, Prova 2
15:45 – largada Porsche Cup, Prova 2

PARCEIROS