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Lico Kaesemodel vence com propriedade primeira prova em Termas de Río Hondo e é novo líder na Cup

Mesmo sem o recorde histórico de velocidade máxima (faltaram meros 3 km/h na classificação da Cup), não faltou emoção na abertura da rodada. Quem sorriu mais foi Lico Kaesemodel, o primeiro vencedor da categoria Cup na pista argentina.

Além da vitória praticamente de ponta a ponta –Kaesemodel assumiu a dianteira na volta 2–, o carro #63 é o novo líder do campeonato, com 52 pontos. A Cup Master também registrou um novo vencedor e um novo líder: Guilherme Figueirôa encabeça a divisão para pilotos acima de 50 anos de idade.

Só na Cup Sport que deu mais do mesmo, com Marcio Basso novamente no posto mais alto do pódio, ampliando sua dianteira no campeonato da classe de entrada para 7 pontos sobre Carlos Ambrósio.

Já o bicampeão da Cup, Miguel, oitavo na corrida 1, ganhou a posição de honra “de presente” de Kaesemodel –o paranaense, como vencedor da bateria, sorteou o número de posições a serem invertidas no grid de amanhã e tirou o número 8.

A prova da Cup será exibida ao vivo pelo Canal 13 em TV aberta na Argentina e TyC no cabo. No Brasil, a programação completa da segunda etapa vai ao ar no próximo dia 1º de maio, às 13h na Band e às 19h30 no Sportv3.

A CORRIDA

Na largada, o pole Pedro Queirolo foi tocado por Adalberto Baptista, que vinha em terceiro, e rodou. Segundo no grid, Daniel Schneider tirou o pé e jogou o carro #77 fora da tangência. Em quarto, Gini precisou jogar para a área de escape para evitar o choque. Miguel Paludo saiu de quinto para a liderança, seguido de Lico Kaesemodel.

Com confusão também na parte de trás do pelotão, o safety-car foi acionado.

Depois de liderar uma volta, sob bandeira amarela, Paludo precisou entrar no box para trocar pneu.

Após a saída do safety-car, na quinta volta, os cinco primeiros eram: Kaesemodel, Marcelo Hahn (liderando na Sport), Marcel Visconde, Ricardo Baptista e Marcio Basso. Guilherme Figueirôa era o sexto, liderando na Master.

No giro seguinte, Basso perdeu posições para Figueirôa e Gini, que vinham em duro duelo entre si. Até que o argentino passou para ser quinto.

Lá na frente, Marcelo Hahn apertava muito Kaesemodel, especialmente no trecho de velocidade mais alta da pista.

A sétima volta marcou mais uma posição conquistada por Gini, desta vez se aproveitando de ataque mal-sucedido de Ricardo Baptista sobre Marcel Visconde. Depois o argentino avançou para terceiro, passando o recordista em participações da Porsche GT3 Cup por fora.

Na volta de número 9, Ricardo Baptista retardou a freada até o limite para passar Visconde. Mas levou o “xis” e ainda perdeu a posição para Daniel Schneider, que se recuperava rápido das posições perdidas na largada. Mais à frente, Gini emparelhou com Hahn antes da última curva. Os carros se tocaram, e o brasileiro levou a pior, quase decolando.

Na conclusão da décima volta os cinco primeiros eram: Kaesemodel, Gini, Visconde, Schneider e Ricardo Baptista. Em sexto, Figueirôa liderava a Master e Basso, em oitavo, era o melhor Cup Sport.

No giro seguinte o Porsche #77 avançou para terceiro e passou a enquadrar Gini, faltando três minutos para o final.

Ao término da 14º volta, Kaesemodel festejou sua segunda vitória na categoria (a primeira em 2016), Figueirôa, em sexto, confirmou o triunfo na Master, enquanto Marcio Basso ganhou pela segunda vez consecutiva na classe de entrada com o nono lugar no geral.

DECLARAÇÕES DOS PILOTOS

Foi ótimo! Minha largada não foi tão boa, mas no final das contas acabou me ajudando. Minha largada foi mais ou menos, mas teve aqueles toques todos lá e saí inteiro. Depois não sei o que aconteceu com o Paludo, acho que foi pneu furado. Aí o Hahn estava bem rápido, mas só foquei na frente e foi isso aí até o fim. Graças a Deus sou líder do campeonato e estou muito feliz
LICO KAESEMODEL

O começou foi muito complicado. Acho que Baptista e o “poleman” se tocaram na primeira curva e os dois carros espalharam para o meu lado. Cheguei a ter contato com eles, mas tirei para a área de escape e caí para nono. Daí com ritmo muito bom consegui avançar e terminar em segundo lugar
ESTEBAN GINI

A largada foi meio conturbada. Aconteceu alguma coisa por dentro, que eu não vi direito. E, para não repetir Curitiba, tirei o carro da pista, caí praticamente para último. Mas eu tinha o carro bom e vim recuperando, com um ritmo forte. No final foi um bom resultado. Claro que poderia ter sido melhor largando em segundo e com um bom ritmo, mas diante das circunstâncias foi positivo. E tem mais uma amanhã!
DANIEL SCHNEIDER

A pista é realmente fantástica, muito desafiadora e demanda um pouco mais de coragem para ser rápido. Costumo demorar um pouco mais que a média para pegar a mão da pista nova, mas a corrida me deu essa oportunidade de aprender bastante. Tive um bom ritmo, andando na mesma batida dos ponteiros. Terminei em quarto. A briga com o Ricardo Baptista foi na primeira fase das disputas, depois tive com o Schneider umas trocas de ‘xis’ no fim da reta. Foi muito legal para quem acompanhou, sem dúvida
MARCEL VISCONDE

Foi muito boa a corrida, o sol na altura dos olhos atrapalhou um pouquinho e a pista estava muito suja também mais pro final. Mas foi bom, a prova foi boa e consegui acompanhar o ‘trem da frente’, então foi legal. Graças a Deus não bateu, então foi bom
GUILHERME FIGUEIRÔA

Na largada o Adalberto acabou tendo contato com Queirolo e espalhou pro meio da pista. Isso abriu espaço pra mim e acabei colocando por dentro, mas então ele voltou pra zebra e acabamos batendo roda com roda. Naquele momento, pela força da batida, vi que era sério. Na reta pedi pelo rádio para meu mecânico vir olhar se tinha algo danificado, aí na reta oposta da segunda volta com safety senti o pneu perder pressão e estourou na entrada do box. Eles trocaram o pneu muito rápido, mas não consegui chegar no pelotão porque o safety anda rápido também. Mas depois deu pra recuperar, então daqueles dias em que tudo pode dar errado acabou sendo positivo conseguir marcar pontos e amanhã largar em primeiro
MIGUEL PALUDO

Estou muito feliz. Vim focado muito focado. Desde Curitiba tenho treinado praticamente todos os dias. É muito cedo ainda e talvez não esteja preparado ainda para liderar um campeonato. Mas estou desfrutando muito. Essa sensação de vencer corridas é incrível
MARCIO BASSO

RESULTADO

1. Lico Kaesemodel 27min08s682
2. Esteban Gini, a 2s599
3. Daniel Schneider, a 3s661
4. Marcel Visconde, a 7s752
5. Ricardo Baptista, a 8s023
6. Guilherme Figueirôa (M), a 9s979
7. JP Mauro, a 15s327
8. Miguel Paludo, a 21s591
9. Marcio Basso (S), a 22s030
10. Maurizio Billi (M), a 23s701
11. Carlos Ambrósio (S), a 29s315
12. Marcelo Hahn (S), a 33s978
13. Pedro Queirolo, a 50s196
14. Paulo Pomelli, a 1min25s346
15. Adalberto Baptista* -4 voltas
* Punido com perda de 5 posições no grid na próxima etapa

CLASSIFICAÇÕES

Cup
1. Lico Kaesemodel, 52 pontos
2. Miguel Paludo, 45
3. Ricardo Baptista, 44
4. Daniel Schneider, 40
5. JP Mauro, 33
6. Edu Azevedo, 30
7. Tom Valle, 26
Guilherme Figueirôa, 26
9. Esteban Gini, 20
Maurizio Billi, 20
11. Carlos Ambrósio, 18
12. Marcel Visconde, 16
Pedro Queirolo, 16
14. Marcio Basso, 15
15. Adalberto Baptista, 10
16. Marcelo Stallone, 8
17. Fabio Alves, 7
18. Cláudio Dahruj, 6
19. Gil Farah, 5
Marcelo Hahn, 5
21. Paulo Pomelli, 3

Cup Master
1. Guilherme Figueirôa, 28
2. Maurizio Billi, 26
3. Tom Valle, 22
4. Paulo Pomelli, 12
5. Marcelo Stallone, 11
6. Fabio Alves, 10
7. Cláudio Dahruj, 9

Cup Sport
1. Marcio Basso, 29
2. Carlos Ambrósio, 22
3. Adalberto Baptista, 10
4. Gil Farah, 8
Marcelo Hahn, 8

PARCEIROS