trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Vitória de Eduardo Azevedo, título para Sylvio “Mach 5”

Encerrado o treino classificatório de sábado para a prova 10 da Porsche Challenge, o paulista Eduardo Azevedo comemorava o terceiro lugar no grid e afirmava: “Tudo ótimo. Já está na hora de eu ganhar uma corrida”. Parecia apenas uma vontade, mas o fato é que Azevedo conseguiu seu intento e venceu pela primeira vez na temporada. Sylvio de Barros, o pole position, teve uma corrida tensa, terminou em quarto lugar, mas conseguiu seu objetivo maior: conquistar o título da temporada com seu Porsche decorado como o “Mach 5” do personagem Speed Racer.

Azevedo chegou à vitória depois de fazer uma boa largada (de terceiro no grid para segundo na primeira volta) e de se beneficiar do incidente entre Fernando Barci, que assumiu a liderança na largada, e Sylvio. Ambos disputavam a liderança quando Barci rodou e Sylvio teve que sair da pista para evitar uma colisão. Sylvio caiu para quarto, atrás de Azevedo, Rodolfo Ometto Rolim e Gilberto Farah. Os dois últimos protagonizaram um dos melhores duelos da corrida, disputando com garra o quarto lugar – que virou segundo com o abandono de Barci e o atraso de Sylvio. Barci, por sua vez, lamentava a falta de sorte: “A rodada foi causada por erro meu. O inacreditável é que o motor apagou. Eu tentava fazê-lo funcionar para voltar à corrida e nada acontecia. Depois que soltei o cinto, fiz mais uma tentativa e ele funcionou…”. A emoção final da corrida foi acompanhar a briga pelo terceiro lugar, entre Farah e Sylvio. Já com o título assegurado, Sylvio atacou nas voltas finais e recebeu a bandeirada a menos de 0s2 do adversário.

Sem ser ameaçado, Azevedo recebeu a bandeirada de sua segunda vitória na Porsche Challenge – a primeira aconteceu em Buenos Aires, em 2010. “Foi muito emocionante ganhar pela primeira vez no ano, e mais ainda por ser na preliminar da F1”, afirmava Azevedo após a corrida. “Depois de assumir a liderança, procurei ficar concentrado. Eu pensava: ‘Isto é um treino, mantenha o ritmo.’” Para Sylvio, a bandeirada de chegada proporcionou a alegria pelo título e também um enorme alívio: “Parecia que a corrida não ia terminar nunca”, dizia o campeão antecipado após a corrida. Ao sair do box para alinhar no grid, Sylvio teve dificuldades para sair, devido a um pequeno problema na embreagem. “Isso me desconcentrou e larguei mal”, admitiu.

A temporada 2011 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil terminará no dia 10 de dezembro em Interlagos.

Resultado final da prova 10 do Porsche Challenge
1) 88-Eduardo Azevedo, 16 voltas em 27:42.343, média de 149,241 km/h
2) 8-Rodolfo Ometto Rolim, a 2.668
3) 81-Gilberto Farah, a 3.598
4) 5-Sylvio de Barros, a 3.815
5) 69-Sérgio Maggi, a 10.016
6) 27-Amilcar Collares, a 12.832
7) 11-Johnny Freire, a 17.168
8) 25-Guilherme Ribas, a 19.488
9) 4-Gui Affonso, a 30.143
10) 21-Armando Marracini, a 32.790
11) 15-Ricardo Cosac, a 33.291
12) 7-Tommy Soubihe, a 34.166
13) 45-Omar Camargo Neto, a 34.710
14) 17-Marcelo Stallone, a 39.713
15) 57-Jorge Borelli, a 41.383
16) 16-Ludovico Pezzangora, a 59.051
17) 12-Marcello Sarcinella, a 59.932
18) 55-Xarlis Mud, a 1 volta
19) 99-Alan Turres, a 1 volta
20) 33-Flávio Rietmann, a 1 volta (saída de pista)
21) 46-Fernando Barci, a 9 voltas (saída de pista/motor apagou)
22) 9-Edu Guedes, a 12 voltas (acidente)
23) 18-Carlos Ambrósio, a 12 voltas (acidente/desclassificado)
24) 10-Carlos Silveira, a 12 voltas (acidente)
25) 19-Ricardo Ricca, a 16 voltas (acidente)
26) 77-Daniel Schneider, não largou
Volta mais rápida: Sylvio de Barros, 1:42.100, média de 151,933 km/h

PARCEIROS