Garanta Seu Ingresso

Porsche GT3 Cup Challenge chega a Curitiba com campeonato apertado nas quatro categorias

Duas categorias, quatro corridas e oito troféus de vencedor estarão em disputa na quarta etapa da temporada 2013 do Porsche GT3 Cup Challenge. As provas acontecerão no dia 10 de agosto (sábado) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR) e as atividades de pista começarão no dia 8 (quinta) com a realização de treinos livres.

A rigor, pode-se dizer que não há favoritos destacados, tamanho o equilíbrio demonstrado nas três primeiras etapas do campeonato, realizadas em Algarve (Portugal), Barcelona (Espanha) e Interlagos. A categoria Cup teve cinco vencedores diferentes em seis provas: Ricardo Baptista (líder do campeonato), Ricardo Rosset (único a vencer duas vezes), Fábio Viscardi, Tom Valle e Pedro Queirolo. No campeonato, Baptista tem dez pontos a mais que Rosset – quase nada, já que tal vantagem equivale à pontuação de um sétimo lugar na primeira corrida do final de semana.

Dentro da categoria Cup, há a classe Master, aberta somente a pilotos com no mínimo 50 anos completados no ano da temporada em curso. Nela, a luta pela liderança é ainda mais acirrada: Maurizio Billi é líder com apenas quatro pontos de vantagem sobre Guilherme Figueiroa. Ambos ocupam essas colocações sem terem subido ao degrau mais alto do pódio nas seis provas anteriores. Por enquanto, ambos têm na regularidade o maior trunfo para ficar à frente de pilotos como Tom Valle (vencedor das quatro primeiras provas na classe, em Algarve e Barcelona), Sérgio Ribas e Clemente Lunardi (ganhadores da Master em Interlagos).

A Porsche Challenge é até o momento a mais indefinida de todas e também tem um líder sem vitórias, ao menos por enquanto. Rodolfo Ometto tem três pontos de vantagem sobre Daniel Schneider, vencedor das duas provas realizadas em Interlagos. Carlos Ambrósio e Gilberto Farah aparecem a seguir. Farah venceu uma das provas do Algarve, enquanto Ambrósio é outro que se beneficia da constância para se manter entre os seis primeiros. Ipe Ferraiolo, vencedor de três provas, aparece em quinto lugar na pontuação.

Equilíbrio também é visto na categoria Light, disputada a partir da terceira etapa do ano na categoria Challenge. Seus pilotos pontuam normalmente na Challenge e possuem uma classificação em separado, assim como acontece com a Master em relação à Cup. A diferença é que, na Light, cada carro é partilhado por dois pilotos. Cada um disputa uma corrida e marca pontos separadamente, não havendo competição por duplas. A liderança do campeonato é dividida por Tom Filho e Tiozinho Marangoni, cada um tendo vencido uma corrida da Light em Interlagos. Também empatados, aparecem R. Mello e P. Ficker (terceiros colocados), Joca Silveira e Rick Lisboa (quintos). A corrida da Light marcou ainda a estreia de Mayara Bianchi, a primeira mulher a disputar uma prova do Porsche GT3 Cup Challenge. Mayara foi envolvida em um acidente na largada da primeira corrida e participou da segunda com um carro reserva.

Os seis primeiros colocados de cada categoria após a terceira etapa:

Porsche Cup: 1) Ricardo Baptista, 90 pontos; 2) Ricardo Rosset, 80; 3) Fábio Viscardi, 76; 4) Tom Valle, 66; 5) Daniel Paludo, 66; 6) Marcelo Franco, 56.

Porsche Challenge: 1) Rodolfo Ometto, 76 pontos; 2) Daniel Schneider, 73; 3) Carlos Ambrósio, 56; 4) Gilberto Farah, 48; 5) Ipe Ferraiolo, 44; 6) Marcelo Stallone, 40.

Porsche Cup Master: 1) Maurizio Billi, 92 pontos; 2) Guilherme Figueirôa, 88; 3) Tom Valle, 84; 4) Gui Affonso, 58; 5) Charles Reed, 54; 6) Sérgio Ribas, 34.

Porsche Light: 1) Tom Filho e Tiozinho Marangoni, 10 pontos; 3) R. Mello e P. Ficker, 8; 5) Joca Silveira e Rick Lisboa, 6.

PARCEIROS