trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Porsche GT3 Cup apresenta em Interlagos seu carro para 2014, o novo 911 GT3 Cup “991”

O Porsche GT3 Cup Challenge apresentará em Interlagos a primeira unidade do novo 911 GT3 Cup “991” a chegar ao País. Aproveitando a realização da etapa de encerramento da temporada 2013, dias 06, 07 e 08 de dezembro, o modelo que será utilizado a partir de 2014 na categoria Cup estará exposto durante todo o final de semana de atividades. Pilotos, jornalistas e público interessado poderá conhecer em detalhes o carro que equipará a categoria Cup na próxima temporada.

Totalmente renovado, o Porsche 911 GT3 Cup da geração “991” tem várias evoluções em relação ao “997” utilizado atualmente (os números referem-se ao código interno utilizado pela fábrica para designar as diferentes gerações do Porsche 911). Além de ser mais potente, o carro novo tem mudanças significativas que o tornam ainda mais prazeroso de pilotar, estável e seguro. “Nenhum parafuso do modelo atual vai servir no 911 Cup de 2014”, resume Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge. O motor de 6 cilindros opostos com 3,8 litros passa a desenvolver 460 cv, dez a mais que o anterior.

Entre as novidades, Dener destaca o câmbio paddle shift de seis marchas (com borboletas localizadas na coluna de direção, atrás do aro do volante), rodas e pneus mais largos (medidas 280/650-18 na frente e 330/710-18 atrás; antes, respectivamente, 250/650-18 e 300/680-18); freios redimensionados; aerodinâmica mais eficiente, proporcionando mais downforce; sistema de aquisição e análise de dados com mais recursos, desenvolvido pela Cosworth PI; e maior segurança, com banco e estrutura de proteção redesenhados e reforçados.

Nonô Figueiredo, piloto consultor do Porsche GT3 Cup Challenge, participou da etapa da Porsche Supercup realizada em Monza, como preliminar do GP da Itália de F1, e teve a oportunidade de conhecer bem o carro. “Para o piloto, a maior alteração é o câmbio com paddleshift”, analisa. “O carro é mais equilibrado que o anterior, graças à evolução de todo o conjunto”, prossegue. “O painel fornece informações mais completas para os pilotos. Isso é bastante útil em treinos, pois ajuda a entender o que acontece com o carro e, consequentemente, a chegar ao limite.”

Outro fator destacado por Nonô no Porsche 911 GT3 Cup “991” é a segurança. O novo banco envolve mais o piloto, garantindo maior proteção e mais conforto. A visibilidade a partir do cockpit também melhorou significativamente. Até mesmo questões relativas a resgate e atendimento médico foram evoluídas. O novo 911 GT3 Cup tem uma espécie de claraboia na capota, permitindo maior mobilidade dos médicos e equipes de resgate nas situações de atendimento.

A equipe técnica do Porsche GT3 Cup Challenge fez um curso na Alemanha para conhecer as técnicas e ferramentas de reparação do novo 911 GT3 Cup “991”. A rapidez desse trabalho é um dos aspectos mais elogiados do Porsche GT3 Cup Challenge e faz com que dificilmente um piloto fique fora de uma corrida por avarias causadas por acidentes ou falhas mecânicas.

Em 2013, o 911 GT3 Cup “991” só foi utilizado no Porsche Supercup, o principal campeonato monomarca da Porsche, cujas provas são preliminares dos GPs de Fórmula 1 realizados na Europa e em alguns países do Oriente Médio. Para 2014, a Porsche disponibilizou o 911 GT3 Cup “991” apenas para algumas de suas séries. “Para nós, é muito importante saber que a Porsche Motorsport coloca nosso campeonato no mesmo nível de importância do Carrera Cup alemão e de outros similares existentes na Europa”, afirma Dener. Além do carro exposto em Interlagos, as outras unidades do grid da categoria Cup estrearão na primeira etapa da temporada 2014.

A programação do final de semana (sujeita a alterações) é a seguinte:

Sexta-feira – 06 de dezembro
09:15 – 10:00 (45’) Treino Opcional 1 PORSCHE GT3 CUP
10:05 – 10:28 (23’) Treino Opcional 1 – Parte A PORSCHE GT3 CHALLENGE + LIGHT
10:38 – 11:01 (23’) Treino Opcional 1 – Parte B PORSCHE GT3 CHALLENGE + LIGHT
11:35 – 12:20 (45’) Treino Opcional 2 PORSCHE GT3 CUP
12:25 – 12:48 (23’) Treino Opcional 2 – Parte A PORSCHE GT3 CHALLENGE + LIGHT
12:58 – 13:21 (23’) Treino Opcional 2 – Parte B PORSCHE GT3 CHALLENGE + LIGHT
13:55 – 14:40 (45’) Treino Livre 1 PORSCHE GT3 CUP
14:45 – 15:08 (23’) Treino Livre 1 – Parte A PORSCHE GT3 CHALLENGE + LIGHT
15:18 – 15:41 (23’) Treino Livre 1 – Parte B PORSCHE GT3 CHALLENGE + LIGHT
16:15 – 17:00 (45’) Treino Livre 2 PORSCHE GT3 CUP
17:05 – 17:28 (23’) Treino Livre 2 – Parte A PORSCHE GT3 CHALLENGE + LIGHT
17:38 – 18:01 (23’) Treino Livre 2 – Parte B PORSCHE GT3 CHALLENGE + LIGHT

Sábado – 07 de dezembro
10:15 – 10:45 (30’) Briefing TODOS OS COMPETIDORES
11:00 – 11:20 (20’) Treino Classificatório – C1 PORSCHE GT3 CUP
11:25 – 11:35 (10’) Treino Classificatório – C2 PORSCHE GT3 CUP
11:40 – 11:50 (10’) Treino Classificatório 1 PORSCHE GT3 CHALLENGE
11:55 – 12:05 (10’) Treino Classificatório 1 – Grupo A PORSCHE GT3 LIGHT
12:10 – 12:20 (10’) Treino Classificatório 2 PORSCHE GT3 CHALLENGE
12:25 – 12:35 (10’) Treino Classificatório 2 – Grupo B PORSCHE GT3 LIGHT
14:15 – 15:00 (45’) Corrida 1 PORSCHE GT3 CUP
15:15 – 16:00 (45’) Corrida 1 – Grupo B PORSCHE GT3 CHALLENGE + LIGHT

Domingo – 08 de dezembro
10:30 – 11:15 (45’) Corrida 2 PORSCHE GT3 CUP
11:30 – 12:15 (45’) Corrida 2 – Grupo A PORSCHE GT3 CHALLENGE + LIGHT

Obs.: Toda programação está sujeita a modificações sem aviso prévio.
This timetable is subject to changes without prior notice.

PARCEIROS