trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

GT3 Cup Challenge pronta

As sétima e oitava etapas do Porsche 911 GT3 Cup Challenge, marcadas para este sábado (10 de junho) em Curitiba, terão um sabor diferente para pilotos e técnicos. Acostumados com as características de Interlagos, eles fazem uma trabalho ligeiramente diferente no circuito paranaense, o que pode provocar surpresas no resultado final. As largadas acontecerão às 11h00 e às 15h45, e ambas as corridas têm duração de 25 minutos mais uma volta.

Para os pilotos, Curitiba representa uma oportunidade de levar os Porsche 911 GT3 Cup ao limite em curvas de alta velocidade, inexistentes em Interlagos. Nas provas extracampeonato realizadas em Curitiba em agosto do ano passado, Tom Valle foi o piloto que melhor tirou proveito disso: ele fez a pole position, venceu a primeira corrida do dia e terminou em segundo lugar na outra, atrás de Otávio Mesquita. “Eu gosto de curvas de alta e me dei muito bem com este traçado”, declarou Valle na época. A Yokohama, fornecedora dos pneus usados no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, também trabalha com outros parâmetros técnicos. As características do asfalto de Curitiba e a temperatura ambiente mais baixa que em São Paulo permitem o uso de pneus mais aderentes sem que haja correspondente diminuição da durabilidade.

Dos 21 pilotos que correrão neste sábado, apenas um, Sérgio Ribas, é paranaense. Ribas fez sua estréia no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil exatamente em Curitiba, por ocasião das provas extracampeonato realizadas no ano passado. Em 2006, Ribas venceu a Mil Milhas na categoria P2, pilotando um protótipo Aldee. No Porsche GT3 Cup, ele conseguiu na quinta etapa desta temporada o sexto lugar, seu melhor resultado até o momento.

As provas de Curitiba marcam ainda a volta às pistas de Walter Salles, bicampeão carioca de kart na década de 1970 e vencedor da Mil Milhas Brasileiras em 1996. Salles correrá como piloto convidado, sem marcar pontos. Em março, ele participou dos testes de pré-temporada e ficou com o 12º tempo entre os 22 pilotos que treinaram. Recentemente, decidiu voltar a correr, depois de dez anos afastado das pistas. Sua última corrida foi exatamente a Mil Milhas de 1996, em que fez parceria com André Lara, Roberto Aranha e Roberto Keller. Na ocasião, o quarteto dividiu a condução de um Porsche 911T Turbo preparado pela equipe dos irmãos Dener e Douglas Pires. Desse grupo, apenas Lara não estará em Curitiba neste final de semana. Keller e os irmãos Pires atuam na organização do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, enquanto Aranha acompanhará a corrida nos boxes.

Classificação do campeonato após seis etapas:

1) Otávio Mesquita, 84 pontos; 2) Xandy Negrão, 80; 3) Beto Posses, 72; 4) Tom Valle, 70; 5) Luís Zattar, 61; 6) Ricardo Baptista, 52; 7) Maurizio Billi, 51; 8) Eduardo de Souza Ramos, 40; 9) Marcel Visconde, 34; 10) Haroldo Pinto, 30; 11) Marcelo Ometto, 30; 12) Totó Porto, 29; 13) Guilherme Figueiroa, 29; 14) Roberto Samed, 27; 15) Sérgio Ribas, 26; 16) Marcos Barros, 21; 17) Clemente Lunardi, 18; 18) Omilton Visconde Jr., 18; 19) Charles Reed, 15; 20) Valter Rossete, 10; 21) Antônio Hermann, 8; 22) Henry Visconde, 5 pontos.

Todos os pilotos correm com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama. O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem patrocínios da Stuttgart Sportcar, Yokohama, Beta, Mobil e Hara.

PARCEIROS